Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Decoração de quarto de visita: como deixar seus convidados confortáveis

quarto com mesa de trabalho, em tons neutros, de madeira, e vista para a rua arborizada

O quarto de visita pode se tornar um espaço multifuncional, como o da foto acima, com estação de trabalho (Projeto: Milcent Arquitetura)

Se você costuma receber gente em casa, ter um quarto de visitas é uma excelente opção para oferecer conforto e privacidade. Porém, para garantir que esse espaço seja acolhedor e funcional, é preciso investir em uma decoração adequada. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a transformar o quarto de hóspedes em um espaço aconchegante e convidativo para seus amigos e familiares. Ele ainda pode servir de apoio para diversas atividades do dia a dia. 

Confira mais detalhes a seguir:

Funcionalidade do quarto de visita

Antes de começar a decorar o seu quarto de visita, é importante pensar em como você quer que ele se adapte às necessidades da casa e dos hóspedes. 

Por exemplo, se você tem costume de receber idosos, é importante ter uma cama com altura adequada e boa iluminação. Em alguns casos, pode ser necessária a instalação de barras de apoio. 

Já no caso de quem costuma receber famílias com filhos pequenos, pode ser interessante investir em uma bicama e/ou colchonetes para as crianças. 

quarto pequeno, com cama de casal, pufe estofado em linho claro
Quarto foi decorado com paleta de cores neutras e poucos móveis (Projeto: Eliane Ventura)

A decoração de quarto de visita pode ser definida a partir de alguns elementos e itens essenciais, destacando a praticidade e deixando decorações mais elaboradas para ambientes sociais.

Mobiliando o quarto de visita

A escolha dos móveis para o quarto sempre começa com uma análise da metragem disponível e, em seguida, a definição da cama, o maior móvel do ambiente. Se você tem um quarto de visita pequeno, pode optar por escolher um sofá-cama, por exemplo, para ganhar espaço. 

Lembre-se também de adquirir um armário, mesa de cabeceira ou cômoda, para que seus convidados possam guardar seus pertences durante a estadia. Em alguns casos, ganchos e cabideiros na parede podem resolver. 

Outro ponto fundamental é a organização. Um quarto de visita arrumado é essencial para que seus convidados se sintam confortáveis. Nesses casos, conte com a ajuda de organizadores, que podem abrigar itens pessoais. 

sofá cama para escritório pequeno, com almofadas
A escolha dos móveis é essencial para um quarto de visita aconchegante (Projeto: Andrea Carminate)

Se possível, insira uma pequena escrivaninha, com poltrona ou cadeira ergonômica, caso o seu convidado precise de um ambiente para trabalhar. 

Criando aconchego no quarto de visita

quarto com cama de casal com pufe de palha e cortina de gaze de linho
Decoração clean, com cores suaves, ajudam em momentos de relaxamento (Projeto: Cassio Olivato)

Aposte em roupas de cama confortáveis, como lençóis de algodão, cobertores e travesseiros macios, e opte por cores neutras e claras para criar uma atmosfera tranquila e relaxante. 

Falando em cores no quarto de visita, a escolha por uma paleta é fundamental para criar um ambiente acolhedor e aconchegante. As cores claras e neutras, como bege, cinza e branco, são ótimas opções para transmitir uma sensação de tranquilidade. 

Para que a iluminação seja agradável, é recomendado investir em luminárias de mesa ou abajures com lâmpadas de tons amarelados, que relaxam a vista. Invista ainda em cortinas que controlem a luminosidade e garantem privacidade do quarto. 

Decorando o quarto de visita

Inserir elementos decorativos pode fazer toda a diferença na transformação do ambiente. Nesse caso, escolha objetos que reflitam a personalidade do anfitrião, mas se assegure que esses não deixem o hóspede desconfortável. Por exemplo, itens decorativos temáticos de time de futebol ou religiosos não são indicados.

quarto com detalhes em madeira, palha e roupa de cama cor de rosa
Aposte em objetos decorativos para deixar o quarto de visita charmoso (Projeto: Amanda Miranda)

Quadros na parede e vasos de plantas podem levar um pouco mais de vida para o quarto. Coloque um tapete macio no chão. As almofadas e as cortinas são ótimas opções para adicionar cor e textura. 

Quarto de visita pequeno 

Pensando no quarto de visita pequeno, algumas dicas podem ajudar a otimizar o espaço. Como falamos anteriormente, os móveis precisam ser funcionais e no quarto com pouco espaço é necessário entender as necessidades. 

Escolha móveis que tenham mais de uma função, como uma cama que pode ser dobrada durante o dia ou uma escrivaninha que também funciona como armário. 

quarto de apartamento pequeno, com sofá cama com armário na parte inferior e luz neon na parede
Quarto tem exemplo de cama perfeito para ambientes pequenos, com espaços para armazenamento, além de armário aéreo (Projeto: Fractal Interiores)

Outra dica é escolher cores claras nos móveis e nas paredes, isso ajuda a criar a sensação de um espaço mais amplo e arejado. Para manter a organização, é importante evitar objetos desnecessários no quarto.

Quarto de visita + home office

É possível que o escritório e quarto de visita dividam o ambiente. Com o crescimento do home office, algumas pessoas tiveram que criar um espaço de trabalho dentro de casa. Nesses casos, transformar o quarto de visita em escritório é uma solução prática. 

escritório em casa com sofá cama simples, em tons acinzentados
O quarto de visita também pode ser um espaço para o home office (Projeto: Gabriella Gochinski)

O primeiro passo para transformar um quarto de visita em escritório é escolher móveis funcionais. Opte por uma mesa de trabalho espaçosa, uma cadeira confortável e uma estante ou prateleiras aéreas para guardar livros. Se assegure que eles não ocupem tanto espaço no ambiente a ponto de deixar o quarto de visita desconfortável. 

quarto amplo com cama de casal e mesa longa de trabalho
Quarto conta com mesa ampla, prateleiras, cadeira e nichos para armazenamento (Projeto: Martins Lucena Arquitetos)

Por fim, com essas dicas é possível otimizar o espaço e criar um ambiente produtivo, funcional e acolhedor, caprichando na decoração de quarto de visitas.

Sair da versão mobile