24.07.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Com design ou apenas funcionais, os espelhos transformam qualquer ambiente (Projeto: FV Arquitetos)

Decoração com espelhos: inspirações para usar na casa toda

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.07.2017
Quer uma dica para ampliar pequenos espaços? Decoração com espelhos na parede da sala e em ambientes pequenos. 15 modelos para se inspirar!
minutos de leitura

zA decoração com espelhos sempre esteve presente na maioria das moradias ao longo dos anos. Hoje, os espelhos ganham cada vez mais protagonismo nos ambientes devido aos seus novos acabamentos e formatos.

Mas ele vai muito além da parte estética. Além de deixar seu espaço mais charmoso, ele também traz a ilusão de espaço mais amplo. Por isso, é uma ótima escolha para apartamentos pequenos, por exemplo.

Apesar de usar o espelho para ampliar ambientes não ser um truque novo, é preciso aplicá-lo da maneira correta.

Neste post, você vai ver novas possibilidades de tamanhos, formatos, molduras e posicionamentos. Confira!

sala com espelho em forma de arco
Espelhos grandes, em forma de arco, encostados na parede, é tendência na decoração (Projeto: Amanda Miranda)

Decoração com espelhos: quais tipos usar?

Existem basicamente dois tipos de espelho que você pode usar para decorar sua casa: os funcionais e os decorativos. A principal diferença entre os dois não está no tamanho ou no tipo de moldura, e sim na visibilidade que cada um proporciona.

O espelho funcional tem como objetivo permitir que você se olhe para fazer qualquer atividade que necessite do reflexo — como observar a roupa que está vestindo, maquiar-se ou ajeitar as sobrancelhas.

Já o decorativo, como o nome já diz, têm a função de decorar, mas não deixam de ter seu lado funcional. Os espelhos decorativos ganham cada vez mais formatos bem elaborados, feitos por profissionais de design.

Pensar na função de cada um deles vai te ajudar bastante na hora de fazer sua decoração com espelhos.

Leia também:

Como fazer uma decoração com espelhos em diferentes ambientes?

decoração com espelhos no banheiro
Espelho com moldura artesanal é opção para personalizar ambientes (Projeto: Robert Robl)

Antes de considerar as especificidades do ambiente, é importante pensar onde o espelho deve ser posicionar.

Atenção: ao escolher o lugar em que deseja colocar um espelho, repare também na parede oposta. Isso porque ele vai dobrar visualmente o tamanho do espaço e dar bastante destaque a ele.

Por isso, é de grande importância que o que esteja a sua frente seja tão charmoso quanto o próprio espelho.

Comece pela sala

A sala é o cartão de visitas de uma casa, pois costuma ser o primeiro ambiente que se visita ao entrar em uma residência. Portanto, é também um ótimo espaço para começar sua decoração com espelhos.

Se você tem uma parede disponível para colocar um espelho inteiro, ganhará praticamente um segundo espaço, visualmente falando. Procure instalá-lo em um ângulo de 90º com o chão em uma parede que possibilite refletir a sala inteira.

Mas se não há paredes disponíveis, você pode colocar espelhos em alguns móveis ou posicioná-los atrás da TV ou do aparador.

Outra dica é colocar o espelho decorativo pendurado na parede, mas acima de algum móvel. Ainda que não reflita uma área tão extensa, ele vai destacar os objetos apoiados.

Você pode posicioná-lo de diversas maneiras. A mais tradicional é a centralizada, mas o posicionamento lateral (assimétrico) é mais moderno.

Aqui, o ideal é que ele não ultrapasse os limites do móvel para não dar uma sensação de desequilíbrio.

Faça composições

sala decorada com espelhos
Molduras minimalistas facilitam a composição (Projeto: Trevi Arquitetura e Engenharia)

Um espelho decorativo não precisa estar sozinho. Se ele for menor, o ideal é que ele faça composições com outros objetos, como quadros, fotos e pratos.

Melhor ainda: que tal fazer uma decoração com espelhos diferentes na parede? Você pode, por exemplo, colocar diferentes modelos geométricos.

O ideal é que ele esteja próximo a alguma coisa, porque o nosso olhar entende melhor a decoração quando os objetos estão agrupados. Peças soltas dão a impressão de que estão “perdidas” na composição.

Saiba combinar as molduras

A moldura é o grande charme da decoração com espelhos. Por mais minimalista que seja, ela é responsável por permitir que haja destaque ou harmonia na composição.

Algumas dicas para deixar a decoração mais harmônica:

  • Ar aconchegante pede por molduras de madeira;
  • Para ambientes mais maximalistas e coloridos, que tal optar por molduras com cores e formas mais discretas;
  • Em uma decoração mais sóbria, espelhos com tons e formatos mais chamativos dão o contraste;
  • Para ambientes rústicos e acolhedores, há as molduras artesanais, com palha seca ou bambu;
  • Já nas casas modernas e elegantes, as molduras de metal estão em alta;
  • Para soluções mais versáteis, opte pelas molduras de plástico;
  • E para decorar cantinhos esquecidos da casa, como aparadores, opte pelas rebuscadas, de ferro ou madeira.

Decore com espelhos redondos

parede decorada com espelho redondo
Por mais discreto que seja, o espelho redondo não passa despercebido (Projeto: TAU Arquitetos)

Quem está mais interessado na parte estética do que na funcionalidade pode apostar nos espelhos redondos.

Com molduras mais inovadoras, eles são mais modernos e podem ser encontrados em diferentes tamanhos. Aqui, é possível ter tanto os mais minimalistas quanto os maximalistas. Você pode optar pelo estilo que tem mais a ver com sua decoração ou misturar os dois.

Espelhos redondos com molduras mais chamativas, estilo mandala, ficam melhor quando usados como destaque, sem outros enfeites ou decorações muito chamativas.

Outro modelo interessante é o espelho adnet ou estilo nórdico, que é pendurado por uma alça. Ele também fica melhor quando é o destaque na parede.

No quarto, use nas portas do guarda-roupa

quarto decorado com espelho
Espelho longo multiplica visualmente o tamanho do cômodo (Projeto: Idea Arquitetura)

É comum que apartamentos mais novos tenham quartos menores. Uma decoração com espelhos ajuda nessa sensação de amplitude. Para isso, eles devem ocupar os espaços maiores do cômodo, como as portas do guarda-roupa e a parede atrás da cama.

Essa também é uma solução conveniente para quartos onde não há espaço para colocar um espelho de corpo inteiro. Basta revestir uma das portas do armário, que pode ser de abrir ou de correr.

Uma dica importante para a decoração com espelhos em quartos é não posicioná-los em frente à cama, pois isso pode gerar desconforto para quem dorme ali.

Ainda é possível explorar diferentes formatos e estilos para o espelho, o que agrega beleza e sofisticação ao cômodo, especialmente quartos de casal.

Para os mais contemporâneos, os espelhos orgânicos

espelho com formas orgânicas
Formas orgânicas deixam ambiente mais moderno (Projeto: Incomum Arquitetura Singular)

Um formato essencial numa decoração com espelhos é o orgânico, ou seja, sem forma definida. Ele é interessante porque não precisa de uma moldura chamativa para roubar a atenção em uma parede.

Além disso, combina tanto com ambientes elegantes quanto mais despojados, mas é importante saber que ele vai trazer um ar mais contemporâneo à casa.

Aqui, dá para fazer uma combinação com mais espelhos. Para que fique harmônico, o ideal é que todos tenham formatos diferentes, mas o mesmo tipo de moldura e que ela seja mais minimalista.

banheiro decorado com espelho
Os espelhos com formatos geométricos também são opções de decoração contemporânea (Projeto: Beatriz Vonsovicz Zeglin)

Para os mais tradicionais, os retangulares

O formato retangular é o mais tradicional para a decoração com espelhos. Além de tradicional entre os funcionais, ele também é fácil de compor porque lembra um quadro na parede.

Caso você queira usá-lo acima de um móvel, dê preferência a deixá-lo na horizontal — e sempre respeite os limites do móvel para deixar o visual proporcional.

espelho retangular alongado
Há diversos tipos de espelhos retangulares, os mais alongados são tendência nos lavabos (Projeto: Jessica Gnoatto / Foto: Fabio Severo)

Não abra mão dos funcionais

Mesmo que a intenção da decoração dos espelhos seja, claro, decorar, é fundamental separar alguns modelos mais funcionais.

Afinal de contas, vai chegar um momento em que você vai pensar que há muitos espelhos na casa, mas não consegue usar nenhum deles para sua função principal.

Um espelho grande, de corpo inteiro, ajuda a ampliar visualmente o ambiente e, de quebra, permite que você se olhe por completo. Aqui, o mais importante é ter acesso fácil a ele, ou seja, é preciso que não haja móveis ou objetos no meio do caminho.

Use espelhos para alongar o banheiro

espelho com led no banheiro
A funcionalidade do espelho também pode ser planejada para um efeito estético, a exemplo do uso de leds (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

Assim como o quarto, a tendência é que o banheiro moderno seja cada vez menor e mais funcional. Normalmente, esse ambiente é estreito como um corredor. Mas a decoração com espelhos ajuda a alongá-lo visualmente de diferentes maneiras.

Usar um modelo funcional em um dos lados do banheiro já garante a ampliação do espaço, mas também dá para aplicá-lo em diferentes ângulos, dobrando a metragem. Até mesmo a porta pode ser revestida por um espelho de corpo.

Para sair do convencional, que limita sua aplicação ao término da bancada da pia e a determinada altura, você pode prolongar essas demarcações de duas maneiras.

Uma delas é subir o espelho até o teto e a outra é ultrapassar a extensão horizontal da pia de modo a estender o espelho pela parede do banheiro. Além disso, também dá para unir essas duas alternativas, dando um toque moderno ao espaço.

Se a pia estiver disposta em uma área com formato de “U”, aplique o espelho nas três paredes. Isso vale para todas as paredes em esquina nas quais a instalação de um espelho é viável.

Viu como é possível criar uma decoração com espelhos para transformar o ambiente? O mais interessante é que o recurso pode ser usado em toda a casa, trazendo aquela sensação de ambiente maior e, ao mesmo tempo, de um ambiente lúdico, quase imaginativo.

Para continuar no tema decoração, confira agora como usar a transparência para mudar a cara do seu lar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração com espelhos: inspirações para ...

Decoração com espelhos: inspirações para usar na casa toda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adorei essa matéria, para quem gosta de quadros abstrato indico visitar este site:

    quadro abstrato decorativo para sala, sala de estar, quarto e hall. Britto Abstrato Espontâneo trazendo alegria, charme e design para seu lar.

  2. adorei tudo ,vou reformar meu apartamento e nao quero errar , PORTOBELLO esta de parabens. obrigada

  3. oi ,poderia me informar se vcs tem para vender aqueles cinco espelhos com moldura de madeira,que esta acima nas fotos na sala de jantar , pra vender ,e quanto custa?obrigada

  4. Oi,
    Adorei aqueles espelhos redondos com moldura. Qual é o material da moldura? Vocês têm idéia de onde eu posso mandar fazer algo parecido na região da Grande Florianópolis?

    Abraços,
    Fabíola

  5. preciso de ajuda sobre piso para sala que faz integracao com a cozinha e termina na area de serviço,

    obrigada

  6. Olá Monica
    Para lhe oferecer idéias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande Abraço
    Equipe Portobello

  7. Olá Fabíola
    Este é apenas um post sugestivo para dar idéias do que você pode fazer em sua casa. Infelizmente não sabemos indicar onde pode ser feito.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  8. Olá, Marlene.
    Muito obrigado pelo contato.
    Essas são imagens de inspirações e não comercializamos estes produtos infelizmente.
    Um grande abraço,
    Equipe Portobello

  9. Obrigado, Adilene!
    Ficamos muito felizes com seu comentário!
    Um grande abraço!
    Equipe Portobello

  10. Olá, Meri!
    Esse post são dicas e inspirações, infelizmente não comercializamos os espelhos!
    Adoramos que você curtiu.
    Grande abraço!
    Equipe PB

  11. Olá Lucia, tudo bem?

    Como podemos lhe ajudar? Está na procura por porcelanatos para revestir o banheiro?

    Aguardamos seu retorno.

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello S.A

  12. Olá, tudo bem?

    Obrigada pela sugestão.
    Podemos produzir uma pauta em conjunto e citá-los como fonte. Para isso, pedimos que nos passe o endereço de e-mail para que a equipe de conteúdo possa entrar em contato.

    – Equipe Archtrends Portobello

  13. Olá Daiane!

    Tudo bem?

    Os espelhos da matéria fazem parte de imagens de banco de imagem, infelizmente não temos a informação sobre para lhe passar.

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies