06.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O cinza é uma cor versátil. Quando apresentado em texturas, ganha profundidade e dá dinamismo para projetos contemporâneos (Projeto: Thabata von Söhsten / Foto: Carolina Mossin)

8 dicas para ter uma decoração cinza para lá de charmosa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.10.2023
Reunimos dicas para deixar a sua decoração cinza mais interessante e dinâmica com sobreposições, texturas, cores, materiais e mais
minutos de leitura

A decoração cinza é uma tendência duradoura. Afinal, essa cor oferece inúmeras possibilidades de combinação, o que estimula a criatividade durante a elaboração dos projetos.

Por ser neutro e curinga, o cinza se apresenta como o plano de fundo ideal para a mistura de cores, estampas, texturas e materiais diversos. O resultado tende a ser arrojado.

Neste artigo, reunimos algumas ideias de combinações para você que busca inspirações para ter uma decoração cinza.

Vamos mostrar todo o dinamismo que a cor cinza pode oferecer. Continue a leitura e confira!

O que o cinza significa e transmite?

Sala cinza minimalista com piso de madeira, sofá cinza com mesa de apoio, painel de TV marmorizado e tapete
Nesta sala minimalista e sofisticada, o cinza aparece em diferentes tons, materiais e texturas, compondo bem com o piso de madeira e com os elementos em branco (Projeto: Cibelli Karolline de Medeiros / Foto: Isa Rolim)

O cinza é uma cor intermediária entre o branco e o preto. Por isso, conta com várias tonalidades, que podem ser exploradas nas mais diversas composições.

Neutro, não é particularmente estimulante ou tranquilizante. Essa falta de “carga emocional” faz com que muitas pessoas o achem monótono.

No entanto, o cinza transmite elegância, equilíbrio e solidez. É considerado a cor da maturidade e da responsabilidade.

Também pode ser lido como conservador ou descolado, dependendo do modo como é usado, mas sempre com um leve toque de mistério.

Com quais outras cores ele combina?

Sala ampla com piso cinza e vista para a natureza
O cinza emoldurando a natureza. Ele harmoniza muito bem com o verde, como neste projeto, que combina diferente materiais, estampas e texturas (Projeto: Portobello)

Como mencionamos, a cor cinza conta com diversas tonalidades e, por isso, oferece uma vasta gama de possibilidades de misturas.

Ela combina com nuances de amarelo, azul, vermelho, verde e rosa. Fica muito bem com cores cítricas, das suaves ao neon. Também harmoniza com os tons terrosos.

Basicamente, funciona como uma espécie de base para as outras cores, realçando-as, mas sem perder a sua intensidade e personalidade.

A cor cinza pode ainda combinar com ela mesma. Uma composição em tom sobre tom tende a ser bastante interessante.

Como ter uma decoração cinza?

Na decoração, o cinza pode aparecer nos revestimentos, na pintura, no mobiliário ou nos objetos. Apresentamos formas criativas e funcionais de fazer composições que valorizem a cor cinza. A seguir, separamos 8 dicas para incrementar a sua decoração cinza.

1. Utilize pontos de cor

Espaço integrado, sala de estar e sala de jantar com móveis coloridos e elementos em madeira
Neste projeto, as cores aparecem, predominantemente, nos estofados, em bordô e tangerina, que dialogam com o cinza e com os tons de madeira (Projeto: Bruno Brandini Arquitetos)

O uso de pontos de cor sobre uma base cinza oferece possibilidades diversas. Sem dúvida, esta é a estratégia perfeita para imprimir personalidade e ousadia no seu projeto.

Móveis e objetos coloridos são os elementos ideais para dar vitalidade ao seu ambiente, tornando a decoração cinza mais acolhedora.

No projeto acima, os estofados em marsala e mostarda ficaram responsáveis por trazer alegria à sala de estar, além do tapete e da marcenaria em tons terrosos.

2. Aplique texturas

Quarto monocromático em cinza, armário com espelho, lençóis, cortinas e cabeceira cinza
A sofisticação deste quarto vem do mix de texturas proposto e da sobreposição de materiais em cinza (Projeto: Thayane Santana)

Outra forma muito interessante de dar um toque de personalidade aos seus projetos é utilizando as texturas.

Elas oferecem profundidade e dinamismo para as superfícies, abrindo um leque de possibilidades para a decoração cinza.

A iluminação pode transformar completamente a percepção das superfícies, criando jogos de luz e sombras e alterando as cores.

As texturas tendem a aparecer em cortinas, tapetes, estofados, revestimentos, pinturas, forros, painéis ou estruturas aparentes, entre outros.

Escolhas corretas garantirão que o seu projeto se torne ainda mais interessante, possibilitando, por exemplo, elaborar em um percurso sinestésico que envolva diversos elementos texturizados.

Outro aspecto das texturas é que elas podem cumprir um papel funcional, como os forros e os painéis acústicos e antichamas.

3. Combine o cinza com a madeira

Ampla sala de estar com elementos em madeira e muito cinza-claro
Cinza com madeira é o tipo de combinação que dificilmente dá errado. A madeira se faz presente neste projeto no painel, na mesa lateral e nas poltronas (Projeto: Leandra de Conto)

Pensando especificamente em texturas naturais, não podemos deixar de citar a clássica combinação do cinza com a madeira.

A mistura é, para além de certeira, muito impactante e versátil, podendo gerar ambientes que facilmente transitam entre o clássico e o contemporâneo.

Basicamente, é a escolha das tonalidades de cinza e das aplicações da madeira que vão ditar a atmosfera da sua composição.

Peças de mobiliário rústicas e tons de cinza escuros podem trazer aquele clima acolhedor típico de casa de campo.

Já madeiras e cinzas claros, aliados a móveis retos, compõem um ambiente sofisticado e contemporâneo. A combinação é perfeita para áreas íntimas e sociais, como quartos e salas de estar.

4. Sobreponha tons e texturas na decoração cinza

Sala de TV com tons claros de cinza no sofá, tapete e ripado de madeira, ambiente com muita luz natural
Os tons e texturas de cinza brincam neste projeto. A mistura de painel ripado, tapete e cortinas são exemplo de uma correta curadoria (Projeto: Karen Felix e Maira Rossi)

Com uma adequada curadoria de tons e texturas, é possível utilizar apenas a cor cinza em suas diversas possibilidades. Inclusive, a monocromia é uma tendência.

A correta mistura de tonalidades cria uma atmosfera atemporal e limpa. O segredo, nesse caso, é criar contrastes.

Uma dica fundamental é eleger um ponto central, que pode ser um móvel, um objeto ou outro elemento que se destaque no ambiente monocromático.

Aliás, esse ponto central também pode ser uma janela ou uma varanda com uma bela vista para a cidade ou de um jardim.

Leia também:

5. Ganhe luminosidade com os filetes metálicos

Escada cinza com iluminação em filete de luz, revestimento que remete ao concreto
Os filetes metálicos emolduram e adornam com sofisticação os mais diversos revestimentos (Projeto: Portobello)

Um toque ousado que traz elegância para o seu projeto!

Os filetes metálicos iluminam a sua decoração cinza e chamam a atenção para os detalhes do ambiente. A alternativa reúne personalidade e modernidade.

Essa solução acaba com a sensação de superfície plana, dando profundidade aos revestimentos e tornando muito mais interessantes as superfícies onde ela é aplicada.

Os filetes metálicos podem ser instalados em pisos, paredes e até no teto.

A retroiluminação é uma opção incrível quando se fala das possibilidades desses perfis, empregando a tecnologia para apresentar uma solução luminotécnica.

Ou seja, os filetes metálicos oferecem uma variedade ímpar de aplicações que, com certeza, vão destacar o seu projeto e afastar o medo da monotonia do cinza.

6. Crie um efeito caixa

Banheiro cinza intimista com elementos naturais e entrada de luz do sol
O efeito caixa abraça e traz muita personalidade. O jogo de texturas e luzes deste projeto destaca o caráter acolhedor da proposta (Projeto: Doma Arquitetura)

Com clara referência às galerias e instalações de arte, o efeito caixa consiste em utilizar o mesmo revestimento no piso, nas paredes e no teto.

Definitivamente, essa alternativa é o toque de ousadia que você precisava para tornar a sua decoração cinza única e acolhedora!

A ideia de cobrir todas as superfícies com o mesmo revestimento garante um efeito super contemporâneo para o seu projeto e uma impressão de continuidade.

Você se sentirá abraçado pelo espaço. E essa sensação pode ser fortalecida com a escolha do mesmo tom para móveis, tecidos e objetos, criando um ambiente monocromático de bem-estar e calmaria.

7. Aposte no mármore

Ambiente amplo de estar com revestimento cinza e cobertura em madeira
A prova de que mármore e cinza nasceram para caminhar juntos. A combinação é certeira e cria ambientes maravilhosos (Projeto: Portobello)

Assim como a madeira, o mármore harmoniza com o cinza e garante ainda o toque de sofisticação que só as pedras naturais conseguem proporcionar.

O seu uso não precisa se limitar aos revestimentos, embora essa seja uma ótima alternativa para pisos e paredes.

Ele também pode ser usado para produzir móveis, bancadas e acessórios, emprestando a sua elegância à decoração cinza.

Os porcelanatos que reproduzem mármores casam perfeitamente com os diversos tons de cinza e são mais sustentáveis que a matéria-prima natural. Portanto, é uma combinação que merece ser aplicada nos espaços.

8. Ouse nas estampas e nas obras de arte

Ambiente mesclando cinza e madeira, com obras de arte nas paredes e elemento escultural em madeira
O cinza é ideal para destacar formas e estampas, transformando a sua casa em uma galeria de arte (Projeto: Lívia Eiras)

Como você já deve ter percebido, o cinza pode ser considerado uma verdadeira tela em branco. A sua neutralidade e versatilidade permitem ousar nos projetos sem medo de errar.

Por isso, utilize estampas variadas — geométricas ou orgânicas — em revestimentos, tecidos, quadros ou esculturas. Todas essas opções funcionam muito bem.

Obras de arte, inclusive as que contam com muitas cores, se integram facilmente à decoração cinza. Aliás, essa cor é mais interessante que o conhecido fundo branco de galeria.

Neste artigo, reunimos as melhores ideias para tornar o seu ambiente cinza mais charmoso, mas as possibilidades com essa cor são inúmeras!


O cinza nos convida a experimentar. E nós convidamos você a ler o nosso conteúdo que ensina a criar projetos atemporais.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

8 dicas para ter uma decoração cinza para l...

8 dicas para ter uma decoração cinza para lá de charmosa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies