Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Daniela Giffoni aposta no design paramétrico em projeto de lounge

O primeiro projeto destacado por Daniela Giffoni está exposto na 1ª Mostra Elite Design, evento que acontece em comemoração ao 12º aniversário do Anuário Elite Design. Os visitantes poderão prestigiar o sinuoso Lounge do Espumante, com destaque para um design paramétrico, até o dia 30 de novembro, no Clube de Regatas GPA - Guaíba Porto Alegre. É um trabalho bem autoral, em que ela pode explorar toda a sua criatividade.

lounge-espumante-daniela-giffoni
Projeto Lounge Espumante assinado por Daniela Giffoni (Foto: arquivo pessoal)

Para concretizar esse ambiente, ela buscou inspiração no minimalismo e na funcionalidade do design escandinavo, mas também apostou na criação de uma atmosfera intimista e aconchegante para os apreciadores de um bom espumante. No teto e parede, revestimentos de ripas de madeiras sinuosas que dão movimento cheio de personalidade ao espaço. Para o piso, a arquiteta escolheu o porcelanato concreto linha Brasília, na cor grafite, tamanho 60x180cm.

design paramétrico
Design paramétrico em lounge assinado por Daniela Giffoni

Ela conta que o primeiro desafio para ambientar o lounge foi resolver uma circulação cruzada com 4 portas de acesso, sem comprometer a unidade visual do projeto. "Outro desafio foi colocar a ideia do design paramétrico em execução, desde o momento da criação das curvas para tornar o desenho final harmonioso, passando pelo corte das ripas de madeira, até sua montagem no local - um trabalho praticamente artesanal - sem esquecer da funcionalidade: um painel que funciona como mesa e também como banco", destaca.

design paramétrico
Projeto Lounge Espumante assinado por Daniela Giffoni, ao fundo o design paramétrico (Foto: arquivo pessoal)



Para deixar seus projetos deslumbrantes e conceituais, Daniela se inspira nos grandes nomes da arquitetura mundial e brasileira como Zaha Rhadid, Isay Weinfeld, Herzog & De Meuron.  A arquiteta também explora o estilo minimalista nos ambientes com aconchego e modernidade, "sem modismos", como faz questão de ressaltar. "São trabalhos com conceitos e criatividade. Gosto de ambientes inspiradores e funcionais. Para isso, utilizo materiais naturais como madeira, pedras, plantas, para tentar uma constante integração com a natureza", completa.

Outro destaque de projeto vai para a área social do apartamento de um jovem casal em Porto Alegre. Para ela, foi um trabalho bem interessante e prazeroso de fazer. Os clientes queriam um lar que expressasse quem eles são e fosse funcional e prático, sem perder o espaço aberto da sacada. Queriam ainda um espaço aberto, mas também uma sala ampla. Para atender a esses desejos, Daniela e sua equipe de arquitetas apostaram na integração total do estar com a sacada. E a escolha de uma paleta de cores neutra, em tons de branco, preto e cinza, deram um aspecto atemporal ao ambiente - característica recorrente de seus projetos.

"Após a retirada de paredes e nivelamento do piso, o local recebeu porcelanato Portobello - City off-white - devido à resistência à chuva e esquadrias que permitem 100% de abertura, estabelecendo o maior contato possível com o exterior, o que tornou o apartamento único e bem personalizado".

apartamento vai para a parede verde natural-daniela-giffoni
Apartamento projetado por Daniela Giffoni (Foto: arquivo pessoal)

O destaque do apartamento vai para a parede verde natural, que traz o charme de um espaço aberto para dentro da residência e para a lareira ecológica revestida em reprodução de mármore Nero Marquina, formando um painel na parede do estar. Outra alteração na planta original que deixou o apartamento customizado foi a demolição do dormitório auxiliar, deixando parte do espaço integrado ao living, possibilitando a criação do bar e parte integrado à lavanderia, criando espaço para armários.

design paramétrico
Espaço integrado ao living (Foto: arquivo pessoal)

A arquiteta possui em seu perfil no Archtrends Portobello fotografias de mais projetos que levam a sua assinatura. Um deles é uma sala reformulada com a utilização do piso Gea Precious 80x80 polido. "Retiramos muitas paredes, abrimos a cozinha, integramos a sacada, transformamos o dormitório auxiliar em gabinete junto ao living - tudo para atender o pedido dos proprietários de ter amplitude e fluidez entre os ambientes." Ficou curioso em conhecer? Confira o perfil da arquiteta e acompanhe seus projetos!

equipe de arquitetas daniela giffoni
Equipe de arquitetas parceiras de Daniela Giffoni (Foto: arquivo pessoal)
Sair da versão mobile