31.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
parede vermelha na sala de santar
As cores internas das casas devem ser escolhidas conforme o gosto pessoal e estilo de decoração (Projeto: Portobello)

Cores de casas modernas: saiba como escolher e veja inspirações

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.10.2022
Escolher as cores de casas modernas pode ser um desafio, mas te ajudamos com dicas práticas. Entenda como escolher a cor para sua casa e descubra cores que são tendência
minutos de leitura

Escolher quais cores farão parte da decoração pode ser um desafio. Afinal, é a partir delas que, na maioria das vezes, todo o resto se desenrola, desde os móveis aos objetos de decoração. Antes de escolher qual será a cor da sua casa, estude qual estilo de decoração e mensagem você quer transmitir com o conjunto. 

As cores do exterior da casa são essenciais para ressaltar a arquitetura. E as cores do interior ajudam a criar ambientes mais agradáveis e harmônicos com todos os elementos de decoração. Além de influenciarem a iluminação. 

 cores de casas modernas na fachada
As cores da fachada definem a arquitetura do projeto (Projeto: Portobello)

Por isso, preparamos dicas para te ajudar a entender os detalhes na hora de escolher cores de casas modernas.

Cores para fachada de casas: como definir a ideal

A cor da área externa é superimportante para a casa como um todo. Pense em escolher cores para fachada de casas que sejam coerentes com o estilo arquitetônico e que valorizem isso. O ideal é que as cores não sejam cansativas visualmente. 

cores de casas modernas na parede de área externa
As cores de casas modernas trazem personalidade (Projeto: Portobello)

Alguns dos pontos que devem ser analisados na hora de escolher cores de casas modernas são:

  • Conceito e estilo da arquitetura: as cores de casa são ricas em significados e sensações. Por isso, no momento da escolha é importante entender quais são as ideias serão transmitidas. O estilo de decoração também é importante, para cores de casas modernas os tons neutros, terrosos e frios são os ideais;
  • Durabilidade do material: as fachadas de casas modernas estão expostas a condições do tempo, como chuva, poluição e luz do sol. Desse modo, são necessários materiais específicos para esse uso, como porcelanato;
  • Orçamento: no momento de escolher a cor da fachada da sua casa, tudo depende do quanto você está disposto a investir. O tamanho da casa e a qualidade do material são fatores que influenciam no preço, mas é possível ter ideias mais incrementadas e sofisticadas sem gastar fortunas;
  • Combine com outros elementos: no estilo de decoração moderno, é comum combinar as cores para fachada com outros elementos. O vidro e metais combinam muito com as cores de casas modernas e complementam a arquitetura.
Tons de verde e terrosos são tendência de decoração de casa moderna (Projeto: Portobello)

Como escolher cores internas de casas modernas?

As cores internas são um pouco mais complexas no momento da decisão, isso porque cada ambiente pede uma opção ideal. Entendendo as necessidades de cada casa ou espaço, você poderá escolher uma paleta de cores para a casa harmônica. 

É importante que as cores internas combinem com as escolhidas para a fachada. 

Estilo de decoração

Assim como nas cores externas de casas modernas, a paleta de cores internas deve ser pensada combinando com o estilo e mensagem que você quer transmitir em cada ambiente. Então, pense em uma paleta de cores para casa que realce os móveis que você quer colocar no ambiente e que traga uma sensação de aconchego. 

parede azul na sala
As cores de casas modernas com tons neutros são supersofisticadas e fáceis de combinar (Projeto: Portobello)

É possível criar diferentes paredes, unindo cores que se complementam ou que até mesmo são análogas. E lembre-se de combinar seus móveis com a ideia que você quer passar com o seu ambiente. Para as cores de casas modernas, unir os tons neutros nos ambientes dá um charme ao décor.

Ainda não sabe qual é o seu estilo de decoração. Faça o quiz para descobrir!

Composição do ambiente

Como dissemos sobre estilo, pensar em como será a composição do ambiente é importante para entender como usar cores para casa internamente. Por exemplo, uma meia parede em uma cor mais forte e o restante em azulejos na cozinha, é supercharmoso.

Ou então, fazer uma única parede diferente das cores internas de casas. Esse tipo de pintura combina com quartos e salas de estar, na parede do sofá.

Iluminação do ambiente

A escolha das cores para casa influencia muito em como a iluminação interna será refletida. Por exemplo, cores escuras exigem um jogo de luzes melhor, enquanto as cores claras refletem as luzes de maneira mais fácil.

mármore verde na parede da sala
A cor branca traz muita luz ao ambiente e favorece os pontos de cor, como o mármore verde na parede e poltronas em caramelo (Projeto: FGMF)

Pense em usar cores mais fechadas em ambientes como quarto e os tons mais abertos onde há uma reunião maior de pessoas. 

Tendências de cores de casas modernas

Está na dúvida de quais são as cores de casas modernas perfeitas para o seu projeto? Não se preocupe, separamos as cores para casa que combinam muito com o estilo moderno e trazem sofisticação.

Cor de casa cinza

A cor de casa cinza é uma das mais democráticas, pois é fácil de combinar e traz uma sofisticação na medida certa. Essa cor pode ser usada tanto na parte externa quanto interna da casa, até mesmo criando uma casa monocromática. Outra vantagem, é que é uma tonalidade que não suja muito no dia-a-dia. 

Para trazer pontos de cor à sua casa, os objetos de decoração podem ser em rosé gold ou cores quentes. Eles podem estar nos móveis, ou tapetes e até mesmo em pequenos quadros decorativos.

sala de estar cinza com móveis de madeira
Combinar outros elementos e cores com a cor de casa cinza é uma aposta certeira (Projeto: Portobello)

Cor de casa preta

O preto é uma das cores para casas modernas mais ousadas e cheias de personalidade. Essa é uma cor que precisa ser usada com equilíbrio, principalmente quando falamos de ambientes menores. Como cores para fachada de casas, o preto é perfeito. 

No entanto, dentro de casa, o ideal é usá-lo combinado a objetos brancos e cinzas. Lembre-se de investir em um bom projeto de iluminação da casa.

Cor de casa branca

A cor branca é muito versátil, assim como a cinza. Seja no exterior ou interior, o branco é sempre charmoso e sofisticado. Além disso, é uma cor fácil de combinar com outras cores neutras e até explorar texturas como o mármore. 

Outra vantagem da cor branca é que ela ajuda na iluminação do ambiente, mas, assim como o preto, deve ser usada com equilíbrio. E para decorar, itens coloridos para complementar o ambiente.

Casa em tons frios

Os tons frios também são perfeitos, principalmente, os azuis e verdes escuros. Cores internas de casas em tons frios combinam muito com sala de estar e quarto, pois são cores que proporcionam uma sensação de frescor e tranquilidade. 

Tons terrosos

Os tons terrosos são cores de casas modernas que trazem muita ousadia e sofisticação. São cores que são charmosas, aconchegantes e trazem uma ligação com a natureza. E uma vantagem é que é possível combiná-los com tons neutros. 

tons terrosos na fachada da casa
Os tons terrosos ficam perfeitos como cores para fachada de casas (Projeto: Portobello)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cores de casas modernas: saiba como escolher ...

Cores de casas modernas: saiba como escolher e veja inspirações

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies