Cores para sala: saiba como escolher a melhor paleta
A escolha das cores para sala merece atenção, especialmente porque é um espaço que recebe família e amigos. Por isso, é necessário considerar fatores técnicos e pessoais para fazer as escolhas certas. Considere a personalidade dos moradores, estilo do projeto e o tamanho do ambiente, entre outros critérios.
Além de seguir o estilo de decoração do local, a combinação de cores para sala deve levar em conta também a funcionalidade, garantindo a iluminação do espaço e a sensação de amplitude principalmente se a residência não tiver tantos metros quadrados disponíveis.
Para te ajudar no momento da escolha, o Archtrends Portobello separou uma lista com os tons mais utilizados e recomendados para esse ambiente, com ideias de projetos que levam essa cor em sua decoração para te inspirar. E não deixe de aprender sobre os melhores revestimentos para uma sala aconchegante, para acertar em suas escolhas tanto no tom quanto no material!
Cores para a sala: as 8 mais utilizadas
Mesmo que não haja uma regra que proíba certas cores serem aplicadas nas salas, é fato que existem algumas mais populares dependendo do estilo adotado para o projeto.
Veja a lista com os tons que são os favoritos para esse tipo de ambiente:
1. Branco
A mais básica e versátil das cores para parede ou piso da sala é o branco. Esse tom pode ser combinado com todas as outras cores e permite que diversos elementos sejam incrementados ao ambiente sem que essa mistura fique visualmente carregada.
Assim, você poderá executar desde projetos minimalistas com poucos tons em um mesmo espaço, até as ideias mais divertidas e coloridas que fazem um mix do branco com tons vibrantes.
Um dos pontos fortes dessa escolha é a luminosidade que o branco traz para o ambiente, pois reflete a luz e permite que uma maior área fique iluminada mesmo com menos pontos de luz. Outro destaque para essa ser a escolha para sua sala é que locais com o branco como a cor predominante aparentam serem maiores, e essa sensação de amplitude é uma grande vantagem para quem possui uma sala pequena.
2. Bege ou Off White
Seguindo a proposta de cores claras e que favorecem a percepção de um ambiente espaçoso, o bege ou off white também estão entre os tons mais utilizados, seja nas paredes ou nos revestimentos para pisos de salas.
Essa opção pode ser um bom substituto para o branco, seja por destacar menos a sujeira ou ainda por trazer um toque um pouco mais quente ao espaço, o que deixa o local ainda mais aconchegante.
Além disso, o off white está entre as grandes tendências dos últimos anos. Utilizando-o, você terá um local cativante e ao mesmo tempo moderno para passar seus momentos de descanso ou para aproveitar com as pessoas que gosta. Esses tons combinam muito bem com uma decoração mais sofisticada e minimalista que também está em alta.
3. Azul
O azul é uma das cores para pintar a sala caso você deseje trazer um sentimento de calmaria e tranquilidade para o ambiente. Ele pode aparecer nos mais diferentes tons, desde peças vibrantes para projetos com uma proposta mais divertida e jovem, até em um mobiliário mais opaco.
Ele fica muito bem quando combinado com branco, vermelho e até preto dependendo de quão forte é o tom escolhido para a maior parte do ambiente. É claro que não podemos deixar de citar as misturas do azul com seus tons complementares: o amarelo e laranja – opções não tão óbvias para um mix com essa tonalidade, mas que criam um contraste lindo.
4. Verde
Entre as ideias de cores para sala não poderia faltar o verde, um tom que, segundo a psicologia das cores, remete à harmonia e esperança. Ele aparece em projetos nas mais diferentes tonalidades e pode ser combinado com uma série de outras cores como o laranja, azul, branco etc.
E claro, não há como falar do verde sem citar que ele traz um toque de natureza para a área em que é aplicado, por isso uma ótima alternativa é combiná-lo com elementos marrons, móveis de madeira e decorações mais naturais. Para arrematar o visual, não deixe de incluir algumas plantas na decoração.
Para entender mais como montar uma sala colorida sem errar, é só conferir nosso conteúdo sobre o assunto!
5. Rosa
A cor rosa é ligada a afetividade, carinho e proteção, por isso, quando é aplicada nas paredes da sala, ela transmite essas sensações aos usuários. Normalmente, as tonalidades mais fortes dessa cor são aplicadas em projetos com uma estética moderna e descontraída, no entanto, se utilizar o rosa pastel é possível criar composições requintadas sem abrir mão desse toque colorido.
Você pode combinar o rosa com diversas outras tonalidades, desde o clássico preto e branco, quanto tons como azul, violeta ou amarelo. O vermelho e laranja também são uma opção para esse mix, a proposta de utilizar cores análogas funciona muito bem para quem deseja uma decoração com personalidade.
6. Cinza
Voltando para os tons mais neutros, o cinza é um dos tons mais utilizados em sala. Essa cor faz a cabeça dos arquitetos e pode ser incluída em projetos de diferentes estilos, desde os mais minimalistas e clássicos, até ideias super modernas e nada comuns. Essa alternativa é versátil, por isso, será uma boa opção para escolher caso goste de mudar sempre os elementos decorativos do ambiente.
O cinza vai bem com quase todas as cores, podendo ser combinado com preto, vermelho, azul, amarelo etc. Um destaque vai para a composição entre cinza-chumbo e verde água que dá um resultado moderno, sofisticado e lindo.
7. Preto
Básico e imponente: essa é uma boa definição da cor preta na decoração, seja na sala, quarto, cozinha ou em outros ambientes. Esse tom remete a força, luxo e classe, e pode ser combinado com uma enorme variedade de paletas. Você pode aplicar peças nessa tonalidade na parede, piso, móveis e até nos eletrônicos.
Se você quiser uma sala no estilo industrial, misture o preto com elementos de madeira, tijolo exposto e metais. Já para um estilo minimalista, aposte no preto e branco para trazer o essencial tanto nos objetos quanto nas cores para sua sala. E os amantes de salas coloridas podem ainda compor esse tom com diversos itens coloridos dando um visual divertido ao local.
Os revestimentos de mármore preto são os melhores para salas no estilo clássico com um toque de luxo. Para arrematar o visual elegante, aposte em complementos e peças douradas.
8. Marrom
O último tom da lista de cores mais usadas na sala é o marrom, uma cor neutra mas que não perde seu charme. Ele está presente em grande parte dos projetos e pode ser usado com muita versatilidade: desde projetos rústicos com peças em madeira, até propostas industriais e urbanas em que o marrom se contrapõe ao cinza e preto.
Essa cor combinada com o verde acaba trazendo um ar de natureza para dentro de casa e, se essa for a proposta de seu projeto, não deixe de adicionar itens mais orgânicos à decoração, investir em peças de fibra e apostar nas plantas dentro da sala.
Quais as melhores cores para sala pequena?
Mesmo que sua sala seja compacta, você pode escolher diferentes cores para decorá-la sem esquecer da dica que já citamos: opte por cores claras, que, ao refletirem a luz, também trazem a sensação de um espaço mais amplo. Aqui vai uma lista de cores que podem entrar na suas opções:
- branco;
- bege;
- off white;
- amarelo;
- cinza claro;
- azul claro.
Ao escolher as cores para sala pequena, considere tons marcantes para uma ou mais paredes. Uma parede com tom mais escuro confere profundidade e pode ser utilizada sem receio, desde que buscando equilíbrio e harmonia com os outros elementos do ambiente.
E aí vai uma dica extra: espelhos também dão a sensação de que um ambiente é maior, então considere adicionar um em seu projeto de sala pequena.
Como combinar cores na decoração?
Já falamos sobre algumas possíveis combinações de cores na decoração, mas esse é um campo em que não há uma regra específica: tudo depende da proposta que deseja para sua sala. O que não se pode perder de vista é a busca pela harmonia no ambiente e dar seu toque de personalidade ali.
O segredo para acertar na hora de combinar as cores é utilizar o círculo cromático que ajuda você a encontrar a paleta ideal para a sala. No círculo, as tonalidades complementares ficam no lado oposto à cor escolhida e as cores análogas ficam ao lado.
Para garantir uma paleta de cores harmônicas no seu espaço, basta escolher uma cor principal e algumas cores complementares ou análogas, que podem estar nos porcelanatos, móveis, tintas de parede, acessórios e objetos decorativos. Você pode ver muitas outras dicas em nosso conteúdo sobre paleta de cores.
Vale destacar ainda a importância do tipo de luz do cômodo, que pode ser branca, amarela ou natural, e influencia diretamente a percepção sobre a cor escolhida.
Aproveite todas essas dicas sobre a escolha de cores para sala para conseguir montar essa parte de sua casa do jeito que quer sem se preocupar. Aqui no Archtrends Portobello você pode encontrar muitos outros conteúdos para conhecer mais sobre o mundo da arquitetura e te ajudar com o planejamento de seu projeto.
Para finalizar esse ambiente de sua casa com chave de ouro, confira nosso post "Como decorar a sala: truques e dicas para para renovar a sua!".
Comprei móveis da cor areia (sofá
e mesa de jantar) e o resto é tudo off white.
Gostaria de saber qual a melhor cor para pintar a sala com essa cores de móveis? Cinza claro ou bege?
Olá, Janicássia,
A escolha vai depender de alguns fatores, como gosto pessoal, o tamanho do ambiente, quais outras cores entram em cena...
O ideal mesmo é falar com um profissional para que junto a você faça uma composição mais harmônica e esteticamente bonita.
Aqui no Archtrends é possível encontrar profissionais de arquitetura e design de interiores de todo o Brasil.
Conheça!
Grande abraço,
Equipe Archtrends