23.09.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Crédito: Suvinil

A cor de 2023 para os ambientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.09.2022
O colunista André Carvalhal escreve sobre a tendência dos tons alaranjados na decoração
minutos de leitura

Você já está de olho nas tendências para 2023? Anualmente, as principais agências e consultorias de previsão de tendências se debruçam sobre o comportamento das pessoas para entender como os movimentos do mundo irão impactar nas áreas do mercado, do design à tecnologia. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

E no meio de tantas descobertas que saem daí, que apontam para coisas intangíveis ou não, as cores sempre têm um poder importante de traduzir em algo visual os sentimentos e desejos em voga. Aqui no Brasil, uma pesquisa anual de tendências publicada pela Suvinil busca desvendar as cores que falam sobre os aspectos comportamentais da nossa sociedade que irão se refletir dentro dos ambientes. 

O estudo O Poder das Cores destaca para 2023 a cor Calcita Alaranjada, um tom de laranja terroso inspirado no mineral de mesmo nome. O tom que lembra a argila fresca transparece a simplicidade dos cheiros, gostos e texturas naturais. E a vontade de se conectar com a terra não está apenas na tonalidade, mas também no modo de produção, já que a calcita alaranjada leva argila na composição e dispensa o uso de corantes sintéticos – um exemplo de como o uso de matérias-primas naturais pode estar mais inserida nos ambientes. 

tons alaranjados suvinil
Crédito: Suvinil

A forma como analisamos tendências e identificamos seus impactos nos espaços presentes sempre carrega um pouco do passado e um pouco da visão coletiva de futuro – e o laranja é uma cor que transita bem entre esses dois universos. Pensando em passado, a cor remete às pinturas rupestres e à relação ancestral com a terra. 

pinturas rupestres
Crédito: Galileu

Já falando em futuro, os tons alaranjados também sempre passearam pela estética futurista – sobretudo quando olhamos para a arte retrofuturista dos anos 70, que sempre carregava a energia e efervescência do laranja em suas representações de futuro. A nova era da exploração espacial e colonização de Marte te dizem alguma coisa? O laranja está em todo lugar. 

Além da Calcita Alaranjada, cinco paletas de cores foram lançadas representando cinco dos sentimentos mapeados para 2023: otimismo, cansaço, empolgação, conexão e euforia tecnológica. Batizadas de Exausta, Otimista, Empolgada, Conectada e Cibernética, as paletas podem ser utilizadas para criar ambientes mais favoráveis às emoções, facilitar o bem-estar e a conexão com o interior. 

paleta de cores suvinil 2023
Crédito: Suvinil
  • Exausta

São tons suaves de beges e alaranjados, inspirados na textura das areias e minerais, que exalam a necessidade de descanso e reequilíbrio das emoções. 

tons suaves de beges e alaranjados
Crédito: Suvinil
  • Otimista

A paleta de cores revigorantes é formada por tons quentes, conhecidos pelo seu poder estimulante, e conversa com os sentimentos de regeneração interna e externa após dois anos de isolamento. 

tons quentes nos ambientes
Crédito: Suvinil
  • Empolgada

No pós-pandemia, a exuberância tomou conta de tudo, como numa tentativa das pessoas de viver tudo que não foi vivido nos últimos dois anos. Pensando nisso, uma paleta de tons multicoloridos conecta-se com a vontade de expressar essa felicidade radical nos ambientes. 

paleta de tons multicoloridos
Crédito: Suvinil
  • Conectada

Os lares se modernizaram, as assistentes virtuais fazem cada dia mais parte dos ambientes e a fusão entre a tecnologia e a natureza já é uma realidade dentro de casa. A paleta conectada traduz essa mistura holística de referências, com tons de azul e roxo que passeiam bem entre o natural e o tecnológico. 

Crédito: Suvinil
  • Cibernética 

Toda a discussão atual sobre metaverso nos mostra que a separação entre o universo físico e o digital estão se transpondo, à medida que o digital alcança experiências cada vez mais imersivas. Essa euforia tecnológica inspira a paleta com tons fluidos, modernos e contrastantes. 

Crédito: Suvinil

Sentiu a energia? As cores são capazes de exalar sentimentos vigentes no espírito coletivo – suas preferências ao longo do tempo não são apenas uma questão de gosto, mas principalmente experiências sociais, históricas e psicológicas que vão ganhando peso na linguagem coletiva e se fixam no sentimento humano e, por isso, ganham o poder de criar ambientes favoráveis às emoções. Saber como usá-las é uma ferramenta maravilhosa. 

Quer saber mais sobre cores? Falei aqui sobre as tendências previstas pela WGSN para os próximos três anos. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A cor de 2023 para os ambientes...

A cor de 2023 para os ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amoooooo Cores, Arte, Design, Arquitetura, amoooo olhar, sentir, interpretar, perceber e criar, como diz em Gestalt.
    E a SUVINIL… tem essa sensibilidade de extrair do sentimento essa poética pictórica, oS nomes das tintas é outra poesia!!!! Ficou maravilhoso, ilustrou, norteou e exemplificou!!!! Parabéns!!!!!

André Carvalhal
Colunista
Colunista

Escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade. Autor dos best-sellers "Como salvar o...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies