Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Coox - Acessibilidade na cozinha

Cortar alimentos, cozinhar, arrumar a mesa, lavar a louça e guardar tudo depois, são tarefas que executamos todos os dias com facilidade. Às vezes o design e a altura das bancadas deixa esses afazeres um pouco mais complicados e cansativos. Mas você já parou para pensar como os cadeirantes fazem tudo isso? Em uma cozinha tradicional é quase impossível conseguir usar o fogão, por exemplo, de uma maneira confortável e segura.

Foi pensando nisso que o designer turco Faith Can Sariöz desenvolveu a Coox Kitchen . Uma cozinha feita para pessoas que dependem dos outros para realizar atividades básicas, como cozinhar.

A Coox está divida em duas seções: uma de serviço (preparar, cozinhar e lavar) e outra para as refeições. Muito parecido com o conceito das cozinhas ilha.

A parte de serviço possui gavetas para arrumação, uma geladeira, um microondas, um lavatório, um fogão elétrico que pode ser deslocado em até 120 graus sobre a superfície para facilitar sua limpeza junto ao lavatório e um suporte para pratos. A outra área oferece mais locais de arrumação e uma bancada para refeições adequada para uma pequena família.

Os espaços de arrumação estão divididos por área, ficando panelas e utensílios na zona destinada a cozinhar e talheres perto da zona de refeições.

Além de muito prática e higiênica, ela é compacta, eliminando a necessidade de ter, no mesmo ambiente, outros móveis. Sua forma é excelente para facilitar a locomoção de quem está em uma cadeira de rodas, que geralmente encontra dificuldades pra manobrar em espaços apertados e mal planejados.  A Coox pode ser confortavelmente usada por pessoas com movimentos limitados e também por aqueles que os rodeiam, e cabe perfeitamente em qualquer casa ou apartamento.

Sair da versão mobile