Conifera foi uma das instalações arquitetônicas que ganharam destaque em abril na cidade de Milão. Uma parceria entre a marca de moda COS com o estúdio de arquitetura Mamou-Mani. Foi exibida dentro do Palazzo Isimbardi, edifício histórico construído no século 15, localizado na Corso Monforte, em Milão.
A instalação era composta por 700 elementos piramidais, cada um deles combinando múltiplas pequenas estruturas impressas em 3D. O material base da impressão é um bioplástico feito a partir de amido e vinagre. Foi considerada a maior estrutura impressa em bioplástico do mundo, com 25 metros lineares do material, que começam desde o portão do Palazzo, passando pelo pátio interno até o jardim exterior.
O resultado dessa impressão 3D é um composto incrivelmente leve, porém surpreendentemente firme e estável, podendo suportar cerca de 2 toneladas. Além desses elementos serem funcionais e estruturais, suas proporções e simetria mesclam com a beleza da arquitetura antiga do edifício, criando uma atmosfera harmoniosa. Possuindo duas cores diferentes: a branca, que ao lado exterior mescla-se com as nuvens do céu; e a marrom, combinando com o tom da pedra da obra.
A associação dessas pirâmides se entrelaçam e absorvem a luz natural posando sobre o entorno desse palácio da arquitetura renascentista. É o admirável contraste entre as nossas heranças arquitetônicas e o futuro da tecnologia e construção.
O estúdio de arquitetura Mamou-Mani possui sua sede em Londres. Além de criar a parte conceitual e arquitetônica de seus projetos, também encarrega-se da sua fabricação. Para essa proposta em parceria com a COS, a intenção não era apenas criar uma só peça central como instalação do projeto, mas sim elaborar uma forma contínua passando pelo corredor do Palazzo Isimbardi até o jardim exterior mesclando-se com a vegetação natural, onde os visitantes podem percorrer e sentir-se parte dessa experiência.
Utilizou-se softwares paramétricos para analisar o espaço e a arquitetura do edifício, com intuito de criar algo efetivo e, ao mesmo tempo, impactante, utilizando o mínimo possível da matéria-prima. Foram vários meses de tentativas, erros e acertos para explorar as propriedades desse material biodegradável, até achar a fórmula perfeita, ajustando a malha dos elementos.
Conifera é o tipo de projeto experimental que incentiva o debate e ajuda a indústria a pensar e criar soluções mais leves e sustentáveis para o mercado. Sua instalação possui o approach de controlar o consumo exagerado do mundo atual. Após o término do Milan Design Week, algumas peças foram levadas e expostas na loja-galeria da COS em Londres e o restante foi compostado a 60ºC em Milão, deixando de existir completamente.
Gostou do projeto? Conheça mais sobre essa incrível instalação clicando aqui!