A Livraria Lello é o lugar onde a autora J.K. Rowling se inspirou para criar a famosa série do Harry Potter. Série essa que se tornou um dos maiores best-seller da história, traduzida em 73 idiomas e milhões de cópias vendidas.
A livraria situa-se no centro da cidade do Porto, em Portugal. É de uma beleza de detalhes tão incríveis, que foi reconhecida como uma das livrarias mais belas do mundo, por seu valor historico e artístico.
Projetada pelo engenheiro Xavier Esteves, a livraria é um edifício neogótico, onde o material destaque é a madeira. Todo o conjunto de sua arquitetura e decoração traduz esse estilo dominante do início do século XX. A fachada possui um grande arco como marco de entrada e a decoração se dá através de detalhes geométricos misturados com orgânicos, esculpidos na madeira.
Um grande vitral no teto faz parte dos belos detalhes do edifício e ao mesmo tempo funciona como abertura zenital para iluminar o ambiente naturalmente. Esse detalhe foi projetado por um arquiteto holandês chamado Gerardus Samuel van Krieken. É composto por 55 painéis de vidro, ocupando um vão total de 28 metros quadrados e também fazendo a forma do monograma da livraria. Além do vitral, o teto também é composto por formas esculpidas em madeira.
Seu interior é composto por vários arcos góticos pontiagudos que formam as prateleiras de exposição dos livros. Mas o elemento que ganha destaque principal é a escada central. A escada dá acesso ao segundo andar através de formas orgânicas e aberturas arquitetônicas formando um mezanino e pátio interno. Em cada degrau foram esculpidas flores e ornamentos em madeira. A escadaria da livraria foi o principal detalhe que deu asas à imaginação de J.K Rowling, ao criar “Harry Potter e a câmara dos segredos”. A autora chegou a morar na cidade do Porto e até hoje, nos fundos da livraria, há um espaço dedicado somente para suas obras, focado na série Herry Potter.
Para visitar a livraria, é obrigatório pagar uma taxa de entrada, que depois pode ser descontada na compra de livros. Isso se deu ao grande número de turistas visitando-a a cada ano após a sua restauração. A taxa ajuda na manutenção, restauração e conservação, além de incentivar a compra de livros, o que fez triplicar as vendas deles.
Em 2016, contabilizou-se uma média de três mil visitas diárias na Livraria Lello, sendo seu maior público os espanhóis, franceses, portugueses, brasileiros, alemães e norte-americanos.
Se você é um amante de livros e da arquitetura, não poderá deixar de programar essa visita na sua viagem para Portugal. É o mix perfeito entre história, cultura e arquitetura.