Conheça Antuérpia, um dos destinos mais cool da Europa
Antuérpia é uma cidade portuária localizada às margens do rio Escalda e a aproximadamente 45 km da capital da Bélgica, Bruxelas. Conhecida hoje como um destino cool e surpreendente (já foi subestimado), é uma ótima dica para turistas que visitam o velho continente.
Além das diversas galerias de arte, lojas e restaurantes descolados, que fazem deste lugar ser um destino procurado por aqueles que buscam informação e atualidade, Antuérpia é conhecida por ser a cidade dos diamantes.
É considerada o maior polo mundial de lapidação desde o século XV. Cerca de 84% dos diamantes brutos de todo o mundo passam por aqui. Não deixe de passear pelo Diamond Quarter, um distrito totalmente dedicado a eles, onde você encontra diversas lojas e fábricas.
Um destaque especial para a obra assinada por Zaha Hadid: uma monumental estrutura colocada sobre uma estação de bombeiros remodelada converteu-se no escritório central do segundo maior porto da Europa, com capacidade para 500 funcionários.
A cidade também exala e transmite muita inspiração de arte e design. São diversos museus, galerias, construções arquitetônicas modernas, clássicas e medievais. Você vai ver muito sobre Peter Paul Rubens, o famoso pintor barroco que passou por aqui.
As melhores galerias de arte moderna da Bélgica encontram-se na Antuérpia, assim como o M HKA Museum of Contemporary Art – o que faz com que o destino seja um destaque pela arte contemporânea.
O museu, que abriga mais 500 mil peças de arte, possui também espaço dedicado para a boa gastronomia, com o ‘t Zilte, um restaurante localizado no seu terraço, premiado com duas estrelas Michelin. É parada obrigatória para quem aprecia a boa mesa.
A moda na Antuérpia
A cidade belga também se destaca em relação à moda. São diversas lojas para todos os gostos e estilos, localizadas na rua principal Meir.
Antuérpia é também conhecida pela atividade de tingimento de roupas, desde o século XV.
Durante a década de 80, a cidade foi berço do The Antwerp Six, um grupo de designers de moda que surgiu no Royal Academy of Fine Arts e revolucionou diversos paradigmas do mundo fashion, lançando uma estética diferenciada nas passarelas de todo o mundo.
Para os amantes da arquitetura neogótica, é imperdível a chegada ou a partida na cidade pela estação central de trem.
Nomeada a quarta mais bela do mundo, o projeto possui tanta elegância que foi apelidada de "catedral dos trens". Com sua grandiosa cúpula e mais de vinte tipos de mármores e colunas em variados estilos, o edifício original foi construído entre os anos de 1895 e 1905.
Em 1998 começaram os trabalhos de reforma em larga escala para convertê-la também numa estação de passagem, e não só estação final, o que permitiu que os trens de alta velocidade Paris/Bruxelas/Amsterdam viajassem pela cidade.
O projeto foi concluído em 2007 e possui outras entradas além da principal, integrando os bairros do seu entorno.
Antuérpia é um destino que traz um mix entre o antigo e o novo, o descolado e o clássico, o cool e o tradicional, tornando o lugar completamente diferenciado.
Para viajar por outros lugares da Europa com a gente, acesse:
Maravilhosa Antuérpia!!!
Que vontade de conhecer...
Desde de jovem tenho a vontade de conhecer Antuérpia a Bélgica. Quero realizar esse sonho meu