A cidade do agreste baiano, Feira de Santana, é a mais influente do interior do Nordeste. Ela foi a primeira da América Latina a ter um plano diretor, foi eleita pela revista Exame a melhor cidade da Bahia para investimentos imobiliários e já foi destacada no jornal Folha de Londrina como uma das cidades que mais crescem no Brasil.
Um lugar tão importante para o país, em constante ascensão, não poderia deixar de ganhar um projeto residencial à altura. O renomado arquiteto Flavio Monteiro, junto à construtora Marinho Empreendimentos, desenvolveram London Ville, um condomínio de casas tipo duplex com ares contemporâneos, que lembram uma charmosa vila inglesa.
Nesse projeto, o arquiteto conta que buscava inspirações antes de esboçar os primeiros traços. "Eu só sabia que a obra teria casas duplex, com o máximo de integração possível. Então a Portobello me apresentou o tijolinho da linha All Bricks, que lembra as vilas inglesas, e comecei a idealizar o lugar. Não é sempre isso que acontece nas minhas criações, por isso fiquei muito feliz! Também foi uma ocasião para eu quebrar paradigmas em criar espaços temáticos", comenta Monteiro.
O revestimento Tudor London criou toda a concepção da fachada e da área externa, além de inspirar o nome do condomínio London Ville. "Com investimento relativamente baixo, ele conseguiria evidenciar os volumes da fachada, que não poderiam ser tão avançados por se tratar de um projeto para o mercado imobiliário. Dele também surgiu o nome do condomínio, sugerido por mim, junto ao conceito da fachada, aprovado de primeira pelo empreendedor", explica o arquiteto.
O estilo contemporâneo, para Flavio Monteiro, é uma liberdade estética dentro de uma proporção equilibrada, que vem sendo objeto de desejo no mercado imobiliário, e se encaixa dentro da expectativa de custos construtivos. "Nesse projeto, queria muito uma temática para nortear essa estética e, ao mesmo tempo, a publicidade. Foi uma tentativa que deu muito certo, me deixando feliz e surpreso. O projeto foi um sucesso de vendas e de repercussão positiva", diz.
A obra localiza-se no bairro Sim, região propícia tanto para construções de centros educacionais quanto para residências. "Tem muitas áreas remanescentes tipo chácaras, muito terreno ainda a ser desbravado, por isso compensa a construção de casas por lá. Além disso, seu acesso é fácil para chegar à avenida principal da cidade. Tudo isso desperta o interesse das pessoas", completa Monteiro.
Segundo ele, a procura por casas em Feira de Santana é muito maior do que por apartamentos porque as distâncias ainda são muito curtas devido ao traçado urbano radial. "O metro quadrado dos apartamentos são mais caros e o plano diretor local favorece a construção de casas. Além disso, as vantagens de viver em uma casa com seu próprio quintal, com o carro parado na porta e as questões relacionadas à privacidade visual e acústica são muito grandes, e quando o preço compensa não tem escolha melhor, apesar de dar um pouco mais de trabalho na manutenção", compara Monteiro.
London Ville foi desenvolvido em 2016 e finalizado em 2019. Possui casas em modelo flexível, com 93m2, e em modelo ampliado, com 108,16m2, incluindo varanda gourmet. Também contempla piscinas adulto e infantil, quadra esportiva, espaço zen e fitness, salão de festas, área externa para caminhadas e muito verde no entorno. "Um bom projeto já nasce com características sustentáveis. Assim fiz London, que preza pela vegetação, ventilação e iluminação natural. Sem falar da circulação interna de pedestres, que proporciona um ambiente de lazer mais democrático possível", conclui.
Desde 2005, Flávio Monteiro e sua equipe desenvolvem projetos residenciais, comerciais e empreendimentos imobiliários. Quer conhecer mais seu trabalho? Veja seu perfil aqui no Archtrends Portobello.