Como a imagem pessoal e o marketing digital podem beneficiar sua carreira?
Temas intrínsecos e fundamentais para o crescimento profissional de todo arquiteto e designer de interiores atualmente: cuidar da imagem pessoal, saber projetar-se nas mídias sociais e aplicar Marketing Digital em seus negócios. São temas relevantes, mas que muitos profissionais desconhecem a melhor forma de começar a investir nesses segmentos.
Esses temas foram discutidos esta semana na Portobello Shop Savassi, em Belo Horizonte (MG), para cerca de 50 especificadores da loja. A consultora de imagem e marketing pessoal, Carol Meyer, autora do blog Dicas da Carol, e a publicitária e especialista de Marketing Digital, Ana Paula Coelho, à frente do site Ainda que Tardia, foram as palestrantes convidadas. E ao Archtrends Portobello, deixam dicas importantes sobre esses assuntos. Acompanhe!
Imagem pessoal x profissional
Acredito que construir uma boa imagem pessoal é o resultado de um conjunto de ações, tanto externas quanto internas, e que tem o poder de nos deixar mais seguras e felizes!
Assim define a consultora de moda, Carol Meyer. Para ela, uma boa imagem pessoal significa, basicamente, ter uma harmonia entre o que você é e o que quer mostrar para o outro. “Quando somos reconhecidas como uma pessoa de estilo e identificadas de acordo com a nossa profissão, isso mostra como a nossa imagem está bem articulada”, afirma. E ainda completa com dicas rápidas:
- É necessário que as roupas sigam certas regras no âmbito profissional e sejam mais descontraídas no meio pessoal. Existem pessoas que são tão formais no trabalho que não conseguem relaxar no dia a dia. Tem que separar!;
- Tenha em mente que você pode usar a moda a seu favor;
- Mantenha seu estilo com postura, isso transmite segurança aos seus clientes;
- E não se esqueça: goste de você, respeite e ame seu corpo! A autoestima precisa sempre ser sua grande aliada!
Quando você se sente bem, tudo parece fluir melhor. A autoestima está diretamente ligada à imagem que fazemos de nós e como somos recebidos e percebidos pelo outro. "Tem coisa melhor do que sair de casa e receber um elogio? Se olhar no espelho e ter segurança para encarar a vida? Tudo isso faz com que os relacionamentos, tanto pessoais como profissionais, aconteçam e cresçam. Uma pessoa feliz que cuida da sua imagem é capaz de conquistar o mundo!”, ressalta.
Nas mídias digitais e redes sociais, a imagem pessoal precisa mais do que nunca ser bem planejada. "É muito importante diferenciar o seu perfil pessoal do profissional. Em uma página ou site os seus gostos e preferências não importam, muito pelo contrário. Falar sobre o seu time de futebol ou dar uma opinião política pode afastar possíveis compradores e deixar a sua empresa com uma fama ruim. Imparcialidade é a palavra de ordem", pondera.
Segundo ela, toda ferramenta de divulgação, incluindo o Archtrends Portobello, quando bem utilizada, tem um grande poder de fomentar e melhorar uma imagem. Uma boa foto, informações objetivas, formas claras de interação e todos os contatos fazem toda a diferença! Veja mais Dicas da Carol sobre como usar as mídias sociais a seu favor.
Faça Marketing Digital
Para Ana Paula Coelho, além de saber cuidar da imagem pessoal/profissional, utilizar ferramentas digitais para dar visibilidade aos trabalhos e atrair novos clientes, é imprescindível. “Consumidores acordam do mesmo jeito que nós: olhando para a tela de um celular. Se antes sabíamos o que fazer para chegar aos consumidores, usando as chamadas "mídias tradicionais", hoje estamos descobrindo novas maneiras de nos comunicarmos com eles, especialmente por meio de mídias digitais”, afirma.
A cada dia surge uma nova ferramenta e uma nova tendência de marketing, a exemplo do YouTube, com um bilhão de horas de vídeo assistidos por dia; os chatbots de marcas para redes sociais, com estimativa de 85% das interações dos clientes, a maioria da geração millenials; e a explosão dos stories publicados no Instagram, WhatsApp e Facebook, como estratégia fundamental de marketing social.
Mas para Ana Paula, todas essas enxurradas de possibilidades estão em sua maioria distantes para a realidade dos pequenos negócios. “Tem gente preocupada em conhecer a grande tendência para 2018", mas sequer sabem fazer o básico sobre marketing digital, que é ter um excelente portfólio, com bom SEO e presença marcante em mídias sociais e sites do segmento, como Linkedin, Instagram e Pinterest. E é para esse público que indico importantes passos para gerar anúncios segmentados, criar personas, fazer uso inteligente de palavras-chave e outros métodos para usar a internet e atrair novos clientes".
Percebendo que pequenos empreendedores e profissionais liberais têm dificuldade de se atualizar sobre esses conteúdos, ela indica cinco links , especialmente ao Archtrends Portobello, que os ajudarão a se envolver mais no movimento de marketing digital. Veja a seguir:
- Assinar uma boa newsletter sobre o assunto: Think Google , The Brief, que fala sobre tecnologia em geral e Ainda que Tardia);
- Fazer um curso sobre o assunto para entender o contexto geral;
- Participar de grupos de discussão para ficar sabendo de novidades;
- Curtir a página Facebook para Empresas (lembrando que Instagram e Whatsapp são do Facebook)
- Entrar na comunidade do Google Adwords.
Além desses links, ela afirma que sites do segmento de arquitetura e design que ajudam a ampliar a presença no mundo digital, como o Archtrends Portobello (crie aqui seu perfil), é uma ótima oportunidade para se destacar.
"Quando um consumidor está procurando por produtos ou serviços para comprar quase sempre ele inicia essa busca no Google e profissionais com perfis em destaque nas primeiras páginas da busca ampliam suas chances de sucesso. Um bom trabalho de presença digital é exatamente mapear sites do segmento em que a empresa (ou o profissional) atue e manter sua presença atualizada nestes canais", conclui.