Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Clube além do mar

sofá azul claro

Crédito: André Bastian, divulgação

“Leveza litorânea com brasilidade contemporânea” é a tradução do projeto pela própria autora, a arquiteta Alyne Pillar Nunes, criadora de ambientes para reunir os moradores de um condomínio no litoral norte gaúcho e gerar experiências positivas praticamente sem sair de casa. A diretora do escritório AND + Arquitetura, Interiores e Design atribui importância aos revestimentos na configuração da proposta de lazer: 

– São determinantes para dar unicidade ao projeto – diz a arquiteta, referindo-se à singularidade e à padronização conferidas pelo uso, nos pisos interno e externo, de Karst Portland Natural 90cmx90cm e Ms. Barcelona Acero Saraceno 30cmx90cm. Em algumas paredes e na base das bancadas dos bares do lounge e dos espaços gourmets foram colocados na vertical para dar textura e proteger.

sala de estar aconchegante azul e madeira
Conforto, beleza e funcionalidade no lounge (Crédito: André Bastian, divulgação)
sala integrada cinza e amadeirada
Os vizinhos têm opções de recantos ao confraternizarem (Crédito: André Bastian, divulgação)

Cores que dialogassem facilmente com a proposta do projeto arquitetônico de Mario Quintana – Escritório de Criação/Arquitetura, que definiu as lajes em concreto aparente, surgem do aconchego da tonalidade da areia. Os tons diferenciados foram reservados aos móveis “para quebrar o padrão”, segundo Alyne, e, ao mesmo tempo, reforçar o conceito proposto. O lounge acolhe 24 pessoas sentadas e os espaços gourmets, 29.

cadeira de vime vermelha
Móveis contrastam com a base neutra (Crédito: André Bastian, divulgação)
Áreas estofadas reforçam o azul celeste
Áreas estofadas reforçam o azul celeste (Crédito: André Bastian, divulgação)

O emprego do mesmo piso no interior e exterior resulta em uma percepção de amplitude e conexão entre as áreas, com as vantagens de um produto com características de “durabilidade, manutenção fácil e apelo estético”. No espaço interno, de 520 metros quadrados, o porcelanato faz bonito com acabamento natural e, no entorno da piscina, o requisito resistência ao escorregamento cobre cerca de 400 metros quadrados. Vestiários, sanitários, cozinha e circulações fazem parte dos ambientes internos com revestimentos Portobello. 

cadeiras cinza no entorno da piscina
Entorno da piscina segue o piso interno (Crédito: André Bastian, divulgação)

As qualidades do porcelanato poderiam ser usadas para descrever o lounge da área de convivência do condomínio. Esse ambiente foi o ponto de partida que passou a conectar toda a proposta de convivência em um espaço amplo, “despojado e múltiplo nas características e usos”, conforme a autora dos interiores. 

sala com sofá azul e móveis planejados em madeira
O lounge conecta todos os espaços (Crédito: André Bastian, divulgação)

– Buscamos inspiração em hotéis boutique e pequenos resorts brasileiros e do mundo – diz Alyne, ao falar sobre as referências do espaço de convivência dos moradores do condomínio.

cozinha americana com bancos de madeira
O charme dos hotéis boutique aplicados à área de convivência do condomínio (Crédito: André Bastian, divulgação)
móveis de madeira e banco estofado em azul água
Detalhes e misturas fazem a diferença (Crédito: André Bastian, divulgação)

Para a arquiteta, transitar por outras cidades, estados e países não é difícil porque o escritório AND tem 22 anos de atuação no mercado o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tanto em projetos arquitetônicos quanto de interiores residenciais, comerciais e condominiais e Alyne, que já trabalhou em Barcelona, com Enrique Steegmann, atualmente tem duas arquitetas na Europa como parceiras terceirizadas, do mesmo modo como as demais que reforçam a equipe presencial, uma forma contemporânea de atuar simultaneamente em mais de um local, sem abrir mão de participar de todas as etapas dos projetos, sustentáveis e autorais, com qualquer nacionalidade. 

arquiteta alyne pillar
A arquiteta Alyne Pillar Nunes transita por várias áreas da arquitetura (Crédito: Marcelo Donadussi, divulgação)

Vale referir que Alyne faz parte de uma arquitetura do bem: integra o projeto coletivo ARQUITETOS Voluntários, reconhecido até na França, que reúne profissionais que melhoram as condições de trabalho dos servidores da área da saúde em atuação nos hospitais, com o expertise de quem tem no currículo Especialização em Arquitetura do Sistema de Saúde. Assim, é movida no sentido de projetar espaços que cumpram sua funcionalidade, acolham e gerem bem-estar aos usuários.

Sair da versão mobile