18.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Vernazza (Imagem: Pixabay)

Cinque terre, as cinco terras mais charmosas do litoral Italiano

calendar-blank-line
18.08.2021
Em uma viagem pelo verão europeu, levamos você para conhecer a famosa cinque terre, as terras mais charmosas do litoral da Ligúria na Itália.
minutos de leitura

O famoso conjunto de cinco charmosos vilarejos – cinque terre – localizado na costa italiana da Ligúria é conhecido nos quatro cantos do mundo, por sua beleza sem igual e por ser declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. 

Aqui encontramos a boa e típica gastronomia, paisagens naturais de tirar o fôlego e muitas construções históricas.

Cinque terre (Imagem: Luiza Vegini)

A mistura criada entre o mar mediterrâneo e as charmosas casinhas coloridas nas encostas das paisagens montanhosas fez de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, um dos lugares mais visitados por turistas de todo o mundo.

A arquitetura das cinco terras remete a época romana, com alguns pórticos, loggias e portais, os primeiros documentos históricos remontam ao século XI, onde Monterosso e Vernazza foram as primeiras a apresentarem registros – as outras vilas nasceram mais tarde. 

Durante o século XIX, com a construção da linha ferroviária entre Gênova e La Spezia, os cinco vilarejos começaram a ser cada vez mais desbravados e apenas nos anos 60 começou o verdadeiro desenvolvimento turístico.

Cinque terre (Imagem: Luiza Vegini)

Com o tempo, a paisagem das terras sofreu algumas transformações humanas, para aproveitar ao máximo possível essas pequenas cidades. Foram construídos rede de terraços agrícolas, superfícies sustentadas por muros de pedras, hortas, vinhas, escadarias e algumas casas, porém tudo respeitando o terreno rochoso e acidentado da região.

Cinque terre (Imagem: Luiza Vegini)

Levaremos você para um tour em cada uma das famosas cinque terre!

Monterosso al mare:

Aqui é o lugar perfeito para os amantes de praia e mar, conhecida por suas estruturas em frente ao mediterrâneo, Monterosso al mare é ideal para aqueles que buscam um dia de descanso em águas cristalinas. 

É aqui também que está localizado um dos edifícios mais históricos das cinco terras, bastante danificado na enchente de 2011, mas ainda assim possui a estética arquitetônica da época, a igreja de San Giovanni Battista, construída em 1244.

Monterosso al Mare (Imagem: Luiza Vegini)

Vernazza:

Essa é uma das terras mais visitadas pelos turistas, Vernazza possui uma arquitetura que remete a época romana, o Castelo Doria – construção mais antiga de cinque terre é uma das atrações principais.

Vernazza (Imagem: Pixabay)

Corniglia:

Esta é a menor vila da região e o seu difícil acesso faz com que seja uma das menos visitadas, mas nem por isso a menos admirada. Cheia de pequenas ruas, restaurantes, lojinhas de souvenir e gelaterias, Corniglia é perfeita para um passeio em família.

Corniglia (Imagem: Pixabay)

Manarola:

Manarola é conhecida pelos seus vinhos produzidos no local e pela sua gastronomia – o famoso molho pesto é muito consumido por aqui. O ponto alto turístico da cidade é a Basílica di San Lorenzo, construída em 1338, possui uma fachada gótica e um interior barroco.

Manarola (Imagem: Luiza Vegini)

Riomaggiore:

Esta é a vila mais próxima da estação de trem da região das cinco terras. Aqui é onde a vida noturna é mais agitada, cheia de bons restaurantes e bares badalados, Riomaggiore é conhecida pelo pôr do sol maravilhoso, reunindo turistas de todo o mundo para contemplá-lo.

Riomaggiore (Imagem: Luiza Vegini)

É possível se locomover de um vilarejo a outro de trem, barco ou a pé por meio de trilhas. 

Gostaram do post? Compartilhe com a gente se cinque terre entrará no seu próximo roteiro de viagem para a Itália. Arrivederci!

LEIA TAMBÉM: Conheça Trieste, um lugar único no norte da Itália

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cinque terre, as cinco terras mais charmosas ...

Cinque terre, as cinco terras mais charmosas do litoral Italiano

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As cinco cidades são maravilhosa adorei ler sobre a historia das cidades. Estarei nestas cidades em Maio deste ano entre os dias 08 e 09 de 2023 . E gostaria de receber mais informações e saber se um ou dois dias para conhecer. Chego por Pisa no dia 07/05/2023.

  2. Olá, Lucas
    Nossa colunista indica visitar Cinque Terre durante o verão europeu (Junho, julho e agosto), ou primavera e outono: maio/setembro.
    Janeiro é inverno e muitos lugares estão fechados.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies