17.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Fazenda em região serrana tem projeto de Natália Lemos e valoriza simplicidade do campo (Foto: Denilson Machado)

Casa no Rio inspirada em fazenda mineira

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.05.2023
Para sua própria casa na região serrana fluminense, a arquiteta Natália Lemos evocou sua ligação na infância com fazendas no interior mineiro. Em entrevista exclusiva, ela traz dicas de como decorar com peças antigas e afetivas, numa proposta high low
minutos de leitura

A infância em fazenda do interior de Minas Gerais ficou na lembrança da arquiteta Natália Lemos e alcançou a decoração de sua casa, situada na região serrana no Rio de Janeiro, que abriga peças vintage e é repleta de memórias afetivas. 

Leia também:

Nascida em Belo Horizonte, e com escritório na cidade do Rio de Janeiro, no Horto, Natália começou a sua trajetória profissional a partir da formação em arquitetura na UFMG. Depois, partiu para solos cariocas, para estudar na UFRJ. “Comecei a estagiar aqui e nunca mais fui embora. Acabei ficando, casei, tenho dois filhos, fiz minha vida aqui”, disse. 

Arquiteta Natalia Lemos posa em sua casa no interior do Rio de Janeiro
A arquiteta mineira Natália Lemos comanda escritório no Rio de Janeiro, com projetos de arquitetura e interiores (Foto: Denilson Machado)

Hoje, ela comanda o escritório Natália Lemos Arquitetura, tem uma equipe de sete arquitetos, realiza projetos nas áreas residencial, comercial e corporativa e especifica na Portobello Shop Ipanema

Apesar da mudança de ares na vida, Natália facilmente evoca memórias de Pato de Minas, cidade a 400 km de Belo Horizonte, MG. “Nasci em Belo Horizonte, mas eu cresci no interior. Tenho essa ligação com o campo, meus pais têm fazenda, meus avós também tinham. Minha infância foi toda nessa de ir de uma fazenda para outra, andando a cavalo, no meio de vaca, na lavoura”, conta.

Interior de casa de fazenda com piso de taco, paredes brancas, lustra em palha, sofá branco e armário de madeira
Sala de estar se abre para vegetação abundante no entorno (Foto: Denilson Machado)

Sentir falta do campo serviu como munição para desenvolver um projeto de uma fazenda na região serrana fluminense. Para decorar, buscou itens de memória afetiva, assim como peças garimpadas, de época. 

“Eu tenho um aparador que era uma tábua, que meu avô usava para fazer queijo. Estava jogado na fazenda do meu pai, eu peguei e falei 'isso pode ser um lindo aparador'. Eu resgatei isso e hoje, toda vez que eu olho para ele, eu lembro daquela história quando eu era criança e se fazia queijo naquela tábua”. 

Sofá de couro caramelo e luminária branca ao lado, mesa lateral de madeira e vaso de cerâmica
Casa reúne peças antigas e de design contemporâneo (Foto: Denilson Machado)
sala de estar com prateleiras de madeira, vasos de cerâmica, parede branca, piso de madeira e sofá branco
Detalhes de decoração que é guiada por paleta em tons de madeira, palha, bege e branco (Foto: Denilson Machado)

Outro exemplar, uma das estrelas de sua cozinha, é um fogão vintage, que Natália adquiriu com o dono anterior do imóvel. “Eu revitalizei ele todo, mandei apertar a parte interna para que ele funcionasse e fiquei com ele lá”, disse. “Hoje, aquilo que ele queria se desfazer e eu fiz o restauro é uma peça ícone na minha cozinha. Todo mundo chega, bate o olho. É uma peça principal ali, daquele contexto”. 

cozinha com bancada de alvenaria revestida em porcelanato, com nichos. carrinho branco metálico, banquinho, luminária de palha
Cozinha na fazenda de Natália, toda aberta para o restante da casa (Foto: Denilson Machado)
fogão vintage, parede branca, panelas de metal penduradas
Fogão vintage foi revitalizado. Na parede, revestimento Gouache Nuage, da Portobello (Projeto: Natalia Lemos Arquitetura)

A casa também tem itens novos, de design autoral, que constituem essa ambientação high low. “Tem cadeira do estudiobola, que é bem mais contemporânea, misturada com uma mesa que comprei em Tiradentes. Tem outro item que comprei em Barbacena com uma poltrona nova de balanço”, enumera. 

Leia mais entrevistas com arquitetas:

“Tem que ter o olhar do garimpo, de se identificar com aquilo e saber fazer esse mix de peças. É muito mais legal quando tem o high low. Quando tem uma peça mais cara com uma mais barata, e você valoriza o conjunto todo”, disse. 

quarto em sótão com roupa da cama branca e tapete claro
Um dos quartos da casa é contornado pela forma do telhado da casa (Foto: Denilson Machado)
banheiro com armário de madeira e espelho redondo
Detalhe da marcenaria de um dos banheiros (Foto: Denilson Machado)
mesa escrivaninha e cadeira acolchoada, luminária branca sobre a mesa e piso em cimento queimado
Mesa de trabalho também ocupa área alta da casa (Foto: Denilson Machado)

Por fim, ressalta que, nessa busca por itens de decoração, vale sempre buscar objetos e móveis que tenham a ver com o morador, com a sua história, e que a pessoa se identifique com aquilo. “A casa tem que ter a cara e a alma da pessoa”, disse. 

“Nos meus projetos, buscamos muito a questão da memória afetiva. É o que te leva lá atrás, o que conta a sua história. Não adianta ir numa loja, comprar tudo novo, que não tem história nenhuma. E às vezes pode ser tudo novo, mas que você se identifique com aquilo”, conclui. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa no Rio inspirada em fazenda mineira...

Casa no Rio inspirada em fazenda mineira

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amei adoro esses estilo ainda mais de colocarmos da decoração nossas memórias!!!!!Fica mais aconchegante!!!!! Parabéns!!!!!

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies