Quem tem uma casa na montanha procura por paz, contato com a natureza e muito aconchego. Por isso, algumas dicas de arquitetura e decoração são essenciais. Afinal, elas garantem que o ambiente se torne realmente acolhedor.
E o melhor é que elas valem até para quem quer trazer o clima de casa na montanha para construções em áreas urbanas.
Nas linhas a seguir, entenda como garantir o bem-estar na casa na montanha e confira inspirações.
Espaços amplos são característicos de uma casa na montanha
Uma das características que costuma aparecer em diferentes projetos de casa na montanha é a amplitude dos espaços.
Além de ambientes em tamanho maior, ainda podemos observar muitas casas com pé direito alto, além de ambientes integrados.
Essas são formas de proporcionar conforto e aconchego, e também de integrar as pessoas que estão na casa, aumentando a interação.
Madeira leva aconchego e rusticidade
Um dos materiais preferidos em uma casa na montanha é a madeira. Ela é ótima porque ajuda a levar a natureza para perto, aumentando o aconchego.
Pode aparecer tanto na construção, quanto nos revestimentos e nos móveis. Além disso, o uso em abundância é ótimo para quem busca por uma casa rústica e muito acolhedora.
Nesse caso, uma dica é apostar no porcelanato amadeirado. Ele pode ser encontrado em diferentes tons, texturas e formatos, o que torna o material perfeito para usar em toda a casa. Inclusive em áreas molhadas, como banheiro ou a área da piscina.
Agora, se você prefere um ambiente clean, uma solução é pintar a madeira de branco ou escolher espécies mais claras. Outra dica é escolher outros materiais naturais, como mármore e pedra.
Já para quem quer manter o ar rústico, mas incluir outros materiais na decoração, o cimento queimado é uma ótima opção.
Conforto térmico e acústico são fundamentais
A altitude tende a deixar a casa na montanha mais fria. Por isso, é fundamental pensar em formas de aquecer o ambiente.
Uma delas é apostando em materiais que proporcionem conforto térmico. Ou seja, que ajudem a deixar o calor ou o frio do lado de fora.
É o caso de portas e janelas com esquadrias de PVC. Elas proporcionam não só o isolamento térmico, como também o acústico.
Vegetação amplia contato com a natureza e confere privacidade
Seja em um condomínio ou em um terreno mais isolado, a casa na montanha geralmente é cercada por vegetação nativa, incorporada aos projetos de arquitetura.
Afinal, esse é um elemento essencial para quem quer estar em contato com a natureza e aumentar o bem-estar.
O interessante da abundância da vegetação é que também é capaz de criar um verdadeiro refúgio. Ela confere privacidade aos moradores e seus visitantes. Assim, eles podem desfrutar da casa na montanha sem se preocupar com os vizinhos.
Janelas e portas grandes dão vista para o verde na casa na montanha
E, claro, para que esse contato com a natureza seja ainda maior, uma maneira de levar o verde para dentro da casa na montanha é apostar em janelas ou portas amplas.
Além da vegetação ficar em evidência, essa também é uma boa prática para manter os ambientes cheios de luz natural, o que também aumenta o bem-estar.
O recurso ainda ajuda a clarear a casa construída na montanha, principalmente se ela tiver muita madeira escura.
Como mencionamos, a vegetação abundante também tende a preservar a privacidade. Porém, é possível incluir cortinas para tornar os ambientes ainda mais íntimos.
Nesse caso, o voil é um dos tecidos preferidos, pois permite a entrada de luz e do verde, ao mesmo tempo em que dificulta a visão do interior da casa na montanha.
Área de convívio é um dos destaques da casa na montanha
Geralmente, os projetos de casa na montanha contam com ambientes que não fazem parte da residência oficial dos moradores por falta de espaço.
Entre eles está uma área de lazer ampla e confortável, perfeita para receber hóspedes em um fim de semana, feriadão ou férias, por exemplo.
Esses espaços costumam ser externos, o que é ótimo para observar as estrelas à noite, ou mesmo para um banho de piscina durante o dia.
Há várias maneiras de ter uma área assim em uma casa feita na montanha. Entre as opções, estão:
- Área externa com piscina, deck, sauna ou banheira. Esse é um baita diferencial em uma casa na montanha. Além de proporcionar momentos de relaxamento, também pode garantir a diversão e a interação.
- Varanda ou quintal com móveis aconchegantes como mesas e cadeiras, poltronas e espreguiçadeiras em madeira, para receber com conforto.
- Área gourmet estruturada, com churrasqueira, forno a lenha e espaço para as refeições.
Adega é ideal para os amantes de vinho
Como geralmente é um espaço amplo e destinado ao descanso, a casa na montanha é o ambiente ideal para montar um espaço gourmet caprichado, ou ainda a sua adega particular.
Ela garante não só a conservação correta dos vinhos, como também pode ser um espaço intimista e ideal para receber.
Se não tiver um local adequado para montar uma adega, também dá para investir em eletrodomésticos destinados à conservação de vinho. Ao redor, você pode ter móveis que proporcionem conforto, mas também sejam úteis para guardar taças e abridores, por exemplo.
Já para quem prefere apreciar outras bebidas, dá para ter um bar em casa. Inclusive, ele pode ser facilmente incorporado à área de lazer ou mesmo ficar na sala de estar.
Esfriou? Lareira pode ser indispensável em casa na montanha
Por fim, um item que serve tanto para decorar quanto para aquecer é a lareira. Hoje em dia, há diversos modelos, com tecnologias e materiais diferentes. Dá até para ter uma lareira em porcelanato!
O legal é que ela pode ser fixa, dentro de casa, ou ainda um modelo móvel, que você leva para onde quiser. Inclusive para a área externa.
Agora que você já sabe quais são as principais dicas para um ambiente mais acolhedor, que tal se aprofundar em alguns desses assuntos? Comece conferindo o nosso guia para ter plantas em casa!