O Breitenbach Landscape Hotel 48° Nord oferece uma experiência holística e verdadeira de ecoturismo em Breitenbach, um pequeno vilarejo localizado entre Vosges e Alsácia, região histórica no nordeste da França. A arquitetura inspirada nas tradições escandinavas propõe uma atmosfera única, atrelada à culinária e ao bem-estar em meio à natureza.
Breitenbach é um vilarejo único, uma comunidade muito dinâmica e fortemente comprometida politicamente com uma abordagem ecorresponsável e com a sustentabilidade. São diversas as atividades, como uma cervejaria ecológica, colmeias, laticínios e produção de queijo, por exemplo, que trazem esse título a cidade. O próprio prefeito, um vegetariano entusiasta, iniciou a agricultura ecológica na região, incentivando constantemente novos negócios sustentáveis e ecológicos.
O objetivo do projeto não era construir apenas um hotel em si, mas criar um verdadeiro habitat para receber as pessoas e levá-las em uma jornada única e inesquecível, experimentando um novo universo em um ambiente único e natural. Um lugar onde os hóspedes vêm para ter um momento de encontro, seja para compartilhar uma refeição, um fim de semana de descanso ou para caminhar pelas colinas e vales de Vosges.
Breitenbach Landscape Hotel assinado pelo escritório de arquitetura Reiulf Ramstad Architects está perfeitamente inserido em um ambiente de preservação, onde sua conexão com o local permite uma sublime harmonia entre arquitetura, indivíduo e paisagem. O design limpo e as linhas evocam inevitavelmente os países nórdicos, porém, a visão é também disseminar a arte de viver em harmonia com a paisagem.
Apesar da sua simplicidade, o hotel Breitenbach 48° Nord não passa despercebido, entre as árvores, sebes naturais e gramas selvagens, as 14 cabanas pontilham a encosta como pedras, equilibrando privacidade e perspectiva.
Os interiores são minimalistas e rústicos, qualificados pela madeira de cor clara, móveis embutidos confortáveis, vistas emolduradas e contrastes espaciais - incorporando perfeitamente o conceito nórdico de “Hygge”.
VEJA AQUI PORCELANATOS QUE REPRODUZEM MADEIRA CLARA
Ao entrar no local, você encontra o edifício principal dedicado à recepção, alimentação e bem-estar. Seu volume é envolto em telhas de castanha da Alsácia, fabricadas em uma oficina da região. No edifício principal, a atmosfera íntima do restaurante se abre para vistas da paisagem. A experiência culinária cria técnicas ancestrais e sabores relevantes para cada estação do ano - todos provenientes de produtores orgânicos e da própria horta do hotel. Arte e artesanato locais são destacados em espaços de exposição espalhados por toda a estrutura.
No 48° Nord, o luxo é redefinido. Espaço, privacidade, calma, sobriedade, natureza e ar puro são um novo conceito de sofisticação. Sozinhos, de frente para a paisagem, os hóspedes podem encontrar outra essência de beleza e de conforto, nas cores de cada estação, nas luzes e sombras, valorizando a própria essência das qualidades da natureza.
O projeto nasce do encontro de duas culturas (França e Escandinávia), duas paixões (natureza e arquitetura), e uma comunidade local entusiasmada e muito solidária da vila de Breitenbach. Gostaram do hotel? Acreditamos que é uma experiência incrível e inesquecível!
Continue acompanhando histórias sobre hotéis incríveis, leia O design diferenciado do Student House em Florença.