Box de banheiro: como revestir e decorar
Há poucas coisas tão revigorantes quanto entrar no box de banheiro e tomar aquela ducha. Calor, frio, manhã, tarde ou noite; qualquer hora é hora para se higienizar e, de quebra, renovar as energias.
Um aspecto muito importante — mas que, muitas vezes, é renegado — é a beleza do box. Um ambiente bonito e confortável faz com que toda a experiência dentro dele seja muito melhor. Então, por que não levar isso em conta quando se pensa no banheiro?
Neste post, você vai conhecer algumas tendências de box de banheiro, além de quais materiais escolher para fazer uma boa reforma. Confira!
Quais as tendências de box de banheiro?
O box é um dos principais elementos de um banheiro, portanto influencia bastante no visual do ambiente. É fundamental que ele esteja de acordo com a estética local para que o resultado seja harmônico.
Ao mesmo tempo, é preciso preservar a funcionalidade. O objetivo do box de banheiro deve ser o de permitir que a água seja escoada pelo ralo impedindo que se espalhe pelo resto da área.
Mesmo que o projeto siga uma tendência, não se deve abrir mão desse aspecto.
Por fim, o banheiro precisa ter revestimento cerâmico. Ele traz uma série de vantagens, que contemplam tanto a estética quanto a funcionalidade.
Veja algumas sugestões para deixar a área mais interessante independentemente de seu tamanho.
Box até o teto
A principal tendência de box de banheiro dos últimos anos é o piso-teto, ou seja, quando a proteção contempla todo o pé-direito.
Nesse caso, há uma vantagem adicional: além de impedir que a água vá para o resto do ambiente, ele ainda retém o vapor, proporcionando um banho mais relaxante, com jeito de sauna.
Por isso, é mais indicado para locais de clima ameno ou pessoas que sentem muito frio.
É importante que o box de banheiro até o teto seja adotado apenas onde houver uma janela, para que o vapor tenha por onde sair.
Outro detalhe é que o ambiente precisa ser grande para adotar esse modelo, já que, por ser muito fechado, o piso-teto pode causar uma sensação claustrofóbica.
Por fim, o box pode reter o vapor e mofar com mais rapidez. Portanto, use porcelanato para revestir o banheiro, que é impermeável e impede a proliferação de microrganismos.
Box com banheira
Se você quer relaxar em uma banheira, o box deve ficar na lateral para que a água não escoe e molhe o banheiro por completo. Se preferir, pode substituir a parede inteira por uma meia-parede de blocos de vidro.
Banheiro pequeno
Se você tem pouco espaço no banheiro, substituir a tradicional porta de vidro por uma cortina é uma opção válida. Para que a água não escoe, é importante que haja alguma separação no chão entre o box e o restante do ambiente.
Leia também:
- Banheiro com dois chuveiros e duas pias: confira as vantagens e saiba como projetar
- 10 inspirações de banheiro com produtos Portobello
- Banheiro sustentável: confira 4 dicas para você construir o seu
O que colocar na parede do box?
Veja como revestir o box de banheiro com as melhores soluções disponíveis atualmente:
Contraste de revestimentos
Uma tendência de box de banheiro que deixa o visual bem interessante é usar um revestimento que seja diferente do restante daquele utilizado no restante do espaço, como se fosse uma demarcação para colocar as portas.
Deixa o ambiente mais charmoso e facilita até a metragem do espaço reservado para o banho.
Pastilhas
Revestimentos maiores possibilitam que a obra seja feita com mais rapidez. Contudo, os menores permitem misturas e até a criação de desenhos, deixando o box de banheiro mais criativo.
As pastilhas coloridas trazem diversas possibilidades. Em tons de azul, podem emular o desenho do movimento da água.
Janelas grandes
No geral, banheiros contam com janelas pequenas ou no estilo basculante. Elas mantêm a privacidade sem afetar a circulação de ar.
Contudo, quem mora numa residência mais isolada ou em apartamentos altos pode contar com janelas grandes. É uma ótima alternativa para quem reside em um local de vista paradisíaca e costuma tomar banho de banheira.
Box claro
A cor preta é clássica em banheiros. Quando combinada a uma superfície estilo mármore, o toque de requinte fica completo. Contudo, você não precisa se limitar a uma paleta escura para remeter à elegância.
Para ambientes pequenos, a cor clara é a melhor escolha. Ela traz a sensação de amplitude e deixa o banheiro mais iluminado. Para o box, prefira tons como rosê, off-white, terra, cinza e, claro, o branco com detalhes em dourado.
Como escolher o piso para box de banheiro?
O porcelanato é um excelente investimento não apenas para o box de banheiro, mas para o ambiente inteiro. Ele oferece uma série de vantagens:
- Tem diferentes tipos de superfície, o que o torna adequado tanto para ambientes internos quanto externos;
- Impede a proliferação de microrganismos, o que aumenta sua já altíssima durabilidade;
- Consegue reproduzir fielmente diversos materiais, como madeira, mármore e granito;
- É impermeável, portanto não vai acumular água e, consequentemente, formar mofo;
- Fácil de limpar: basta um pano macio, água e detergente neutro;
- Tem resistência química e física.
E, como visto, há três tipos de acabamento de superfície para porcelanto, que são:
- Polido: é o porcelanato que recebe polimento em sua superfície, deixando-a brilhante e com pouco atrito;
- Natural: não recebe nenhum tipo de camada para acabamento ou processo de polimento na sua finalização;
- Externo (EXT): em sua fabricação, é adicionada uma granilha no esmalte que garante resistência ao escorregamento.
Para o piso do box de banheiro — aliás, para o piso do ambiente completo —, o indicado é escolher o porcelanato de acabamento natural. Ele oferece atrito ao mesmo tempo em que conta com uma textura mais agradável ao toque. Além disso, é mais fácil de limpar que o EXT.
Mas o porcelanato polido pode ser aplicado nas paredes do banheiro, incluindo o box. Na Portobello, um mesmo revestimento pode ter as opções de acabamento polido e natural. Assim, as possibilidades de decoração são ilimitadas.
Pronto para renovar o box? Então, veja mais algumas dicas de banheiros modernos!