Não era a primeira vez que o Marcelo Barbosa provocava André Scarpa para criar algum veículo em que se pudesse falar de arquitetura para o público geral. Que tal fazer um site? Ou um blog? Mas quem lê blog? Uma newsletter?
E tempo pra isso? Marcelo, sócio fundador do Bacco Arquitetos, divide seu tempo de prática profissional com o ensino de arquitetura no Mackenzie e funções administrativas da Asbea - Associação Brasileira de Empresas de Arquitetura. André, com escritório dedicado a projetos e fotografia de arquitetura, também desenvolvia junto da Superbacana Mais passeios arquitetônicos por São Paulo, além de empreitadas em documentário, design e publicações.
Porém, dessa vez, Marcelo teve uma ideia diferente: um podcast. André, que não ouvia podcasts - até aquele momento - ficou curioso. Entre uma cerveja e outra no saudoso Lira, na rua Marquês de Itu, em São Paulo, nasceu o Betoneira, um podcast com o intuito de misturar um pouco de tudo pra falar sobre pessoas e cidades.
Para o comando das conversas, Marcelo e André se juntariam à amiga e arquiteta Paula Otto, sócia do escritório Arquitetura Nacional, misturando mais uma vez perspectivas de vida e de atuação. Mas com quem eles iriam conversar?
Na mesma noite, o plano que hoje segue sendo a linha mestra dos episódios do Betoneira Podcast foi traçado. Para falar para diferentes públicos, teríamos de conversar com pessoas de diferentes áreas. Dessa forma, entender como arquitetura e urbanismo permeiam a vida de toda gente ganharia vozes diversas, termos de entendimento fáceis para o público geral e sairia da velhas rodas de debate feitas somente entre arquitetos.
Falar de arquitetura para todos os públicos não significa apenas defender a profissão, que vive numa gangorra entre a desvalorização - entendida como serviço desnecessário - e a elitização, sendo vista como um investimento para os mais endinheirados. Significa mostrar a importância e a diferença que ela pode fazer na vida de toda a comunidade.
Muitas vezes, o pensamento inicial das pessoas é o de não ter conhecimento para falar de arquitetura. Esquecem-se que moram em apartamentos, casas, vivem em cidades, se locomovem por vias, gostam de determinado lugar por determinada característica. É com isso que construímos conhecimento sobre o ambiente construído à nossa volta. Falar de arquitetura nos leva a reviver experiências e analisar o espaço onde elas se dão. Dessa análise surge então conhecimento para buscarmos melhorar as cidades em que vivemos.
A dinâmica da conversa se torna muito mais rica quando conta com a experiência de escritores, psicanalistas, jornalistas, designers, chefs de cozinha, estilistas, atores, apresentadores, humoristas, empresários, agitadores culturais, entre tantos outros profissionais.
Arquitetura e urbanismo servem aos episódios como pano de fundo para os mais variados assuntos, o que acaba por mostrar outra importante função da profissão: a troca de conhecimento e experiências com a finalidade de se chegar ao melhor resultado.
Este é o Betoneira, um podcast que mistura um pouco de tudo para falar sobre arquitetura, pessoas e cidades.
Estão todos convidados a trazer mais elementos para o traço dessa massa.