Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Berliner: nova superfície em porcelanato reproduz a diversidade expressa em Berlim

Berliner é uma das novas linhas que integram a coleção Unlimited da Portobello, lançada durante a feira Expo Revestir 2020. A cocriação dessa superfície em porcelanato é resultado de pesquisas e percepções do Coletivo Criativo (grupo de arquitetos de várias regiões do Brasil, parceiros da marca), a partir de uma imersão cultural ocorrida na capital da Alemanha.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

ASSISTA, ABAIXO, AO  DOCUMENTÁRIO DO COLETIVO CRIATIVO EM BERLIM

DOCs UNLTD - Coletivo Criativo

A linha surgiu pulsante, diversa e única, assim como é Berlim. “Uma cidade que ensina como conciliar o passado e o futuro de uma maneira ímpar", como afirma Pedro Andrade, jornalista e apresentador de TV, e também parceiro da Portobello, que acompanhou de perto e pela primeira vez a experiência de mais de 20 de profissionais do Coletivo Criativo.

VEJA A OPINIÃO COMPLETA DE PEDRO ANDRADE SOBRE O COLETIVO CRIATIVO EM BERLIM 

berliner
Pedro Andrade  junto à equipe do Coletivo Criativo Portobello em Berlim

O nome Berliner (berlinense, em português) vem daquele que nasceu na capital da Alemanha, cidade esta que transpira história, respeita as memórias e imprime movimento na direção do novo, da arte, da arquitetura e do design. Desta maneira, essa nova superfície da Portobello reproduz a diversidade expressa em Berlim, cidade que mescla um cenário histórico rígido com o atual espírito cultural cool e hype

CONHEÇA AQUI OS PARTICIPANTES DO COLETIVO CRIATIVO / BERLIM

Da fusão de materiais nasce Berliner

A pedra foi o material mais visto pelos arquitetos do Coletivo Criativo nas fachadas da capital alemã, principalmente nas antigas construções. O concreto, que faz referência à arquitetura funcionalista do lugar, também foi percebido em fachadas de prédios, além de chamar a atenção nos interiores de construções contemporâneas. 

Assim é Berliner, a fusão da pedra natural e do concreto, interpretada em porcelanato.

berliner
Pedras e concretos espalhados pela capital alemã inspiram arquitetos do Coletivo Criativo
berliner
Profissionais registram linhas em concretos aparentes das edificações de Berlim
berliner
Fachadas, monumentos e a diversidade cultural também são observados pelo grupo de arquitetos
berliner
O resultado: fusão de materiais naturais e texturas interpretada no porcelanato Berliner

BERLIM DESPERTA EMOÇÕES NOS PARTICIPANTES DO COLETIVO CRIATIVO

Os revestimentos da linha Berliner apresentam várias texturas, cores que acolhem e assimetrias em mosaicos e superfícies. É indicada para todos os ambientes da casa e para todos os tipos de casas. A proposta de uma cor mais quente na coleção faz referência à arquitetura pós-guerra. Inclusive, segundo arquitetos locais, todas as edificações contemporâneas do lugar tendem para um tom mais quente, contrapondo a atmosfera dos bunkers nazistas da segunda guerra mundial.

berliner
Cores mais quentes de Berliner para ambientes  internos e externos

Formatos, cores e texturas de Berliner

Segundo arquitetos do Coletivo Criativo, andar por Berlim é ver esquadrias metálicas e grandes metros quadrados de vidros contrapondo colunas gregas em uma mesma edificação. Essa arquitetura antagonista justifica-se pela queda do muro que dividia o país entre o oriente comunista e o ocidente capitalista, no final da década de 1980. 

Os imóveis abandonados e a desvalorização imobiliária atraiu vários artistas, criando uma verdadeira vanguarda nas artes. Além disso, Berlim possui uma série de programas para pessoas refugiadas, garantindo o título de cidade cosmopolita. 

BERLIM É FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA O COLETIVO CRIATIVO

Diante disso, os múltiplos olhares do Coletivo Criativo Portobello optaram pelo Conceito Fusion. Propuseram, em seu segundo encontro - dessa vez na fábrica da Portobello, em Tijucas (SC) -, essa fusão de materiais para fazer referência à pluralidade da cidade de Berlim. 

A mistura de texturas de Berliner Mos Garten, por exemplo, remete a essa característica. A peça de concreto traz o ponto de cor verde para projetos contemporâneos, que busca homenagear Berlim e seus espaços amplamente arborizados.

berliner
Parques arborizados em Berlim inspiram criação para cor verde de Berliner Mos Garten
berliner
Ponto de cor nos mosaicos Berliner Mos Garten, versões Sand, Weiss Mix e Zement

A linha inspirou a criação das versões em mosaicos, com cortes ortogonais, que podem ser utilizados tanto em áreas internas como externas, quebrando os padrões das fachadas e sugerindo personalidade, contemporaneidade e sofisticação.

berliner
Na fachada, Berliner na versão mosaico, com cortes ortogonais

Na Officina Portobello, fábrica onde são criados os mobiliários em porcelanatos Portobello, a linha Berliner assinada pelo Coletivo Criativo apresenta uma bancada que traz versatilidade de composição, mix de materiais, sistema exclusivo de fixação e ainda um toalheiro embutido.

berliner
Bancada da pia revestida com Berliner Zement 120x120, produto da Officina Portobello

Para a linha Berliner foram criadas as tonalidades:

Elas estão disponíveis nos grandes formatos 120x120, 60x120, 20x120, para uso interno e externo de ambientes residenciais ou comerciais (conheça todos os formatos e suas características técnicas aqui). Também encontram-se nas texturas em relevo:

berliner
Berliner Sand
berliner
Berliner Weiss
berliner
Berliner Zement
berliner
Berliner na versão lisa e nos relevos Lines e Flames, tamanhos 20x120
berliner
Ambientes com superfícies contínuas: Berliner 120x120 no piso e 60x120 na parede

Como é fascinante conhecer um pouco do processo criativo e coletivo de um produto conceitual, cheio de histórias para contar, não é mesmo? Confira agora toda a pluralidade da nova linha Berliner no site da Portobello e saiba onde encontrá-la na sua região!

E também quer saber como participar do Coletivo Criativo? Cadastre-se no programa de relacionamento Portobello+aquitetura e conheça todas as vantagens de se tornar um parceiro da marca.

Sair da versão mobile