A designer, o produto e a ambiência do lugar estão em sinergia absoluta no projeto do novo ateliê de joias de Viviany Amorim, em Florianópolis, Santa Catarina. A delicadeza e suavidade predominam em todas as escolhas, que teve como partido principal de projeto a cor verde água e o design em diferentes escalas. “Mergulhei no universo dela, nas cores, nas joias, no tom verde água que é a cor preferida e a cor da marca presente nas embalagens. Meu partido para o projeto foi a cor”, conta a arquiteta Juliana Pippi, que assina o projeto de interiores. Para além de clientes, as duas se tornaram amigas e lançaram a primeira collab, a Coleção Mineral (leia matéria aqui).
Viviany tinha um sonho de contratar a arquiteta para fazer o projeto do ateliê desde que viu a sala Cor de Rosa e Carvão que Juliana fez para a Casa Cor SC, em 2017. “Percebi que tínhamos muito em comum, contamos histórias com nossas obras, e mais que tudo queremos gerar emoção”, diz a designer catarinense. Quando o ateliê completou sete anos, chegou o momento de mudar a rota e realizar o desejo de contratar a arquiteta para projetar o novo espaço, que mudou de endereço e se reposicionou no mercado.
Design em escalas
O ambiente da mostra retratou a força da mulher contemporânea e apostou em materiais como o carvalho americano, madeira no forro e peças garimpadas de antiquários e de design assinado. Para o ateliê de joias de 50m², alguns materiais se repetiram como o carvalho americano que traz a presença da madeira natural clara, valorizando o toque. Um tapete verde água forra o piso, e a cor se repete também na porta que dá acesso a sala reservada para a designer criar e receber clientes.
Um único painel divide o ambiente e organiza as funções: de um lado, ateliê e atendimento; do outro, sala de criação de Viviany. O destaque são as várias gavetas onde ela guarda as pedras preciosas para futuras joias.
A seleção de peças considerou o olhar das duas para o design e a valorização dos produtos com processos criativos potentes. Por isso, a escolha pela poltrona Leiras, de Domingos Tótora, as cadeiras Tiras da Lattog Design, e pendentes de Ana Neute.