Ao trabalhar com lastras e porcelanato em grandes formatos é preciso ter cuidados especiais com o assentamento. Esse foi o tema que tratamos em uma live desenvolvida em nosso canal no IGTV.
A live foi uma conversa entre o Rodrigo Santos, que é técnico comercial em argamassa e executivo de contas da Sika Brasil, e o André Moral, arquiteto e diretor da Lab 88, empresa que é especializada no assentamento de revestimentos.
A seguir, apresentaremos um resumo sobre os principais tópicos que foram debatidos no encontro virtual. Continue a leitura e confira agora mesmo!
Manuseio de grandes formatos
Para manusear peças em grandes formatos é fundamental que se tenha a ferramenta ideal para isso, que é a ventosa. Trata-se de uma borracha que é fixada na peça e permite que seja feito o transporte, com segurança.
A quantidade de ventosas a ser utilizada depende do tamanho da peça que será manuseada e é importante que o transporte seja feito de maneira correta, para não torcer ou danificar o produto.
Além disso, a ferramenta correta ajuda a manter a boa ergonomia do profissional, garantindo a boa saúde e evitando acidentes de trabalho.
A importância da escolha do profissional para realizar o assentamento do revestimento
Ao fazer o assentamento de grandes formatos, é fundamental que se escolham profissionais qualificados para isso. O assentador precisa ter experiência nessa área e buscar sempre se especializar.
O trabalho com grandes formatos é diferenciado e o profissional deve ter especialização nessa área, sabendo como lidar com as ferramentas corretas, como as ventosas.
Benefícios da dupla colagem no assentamento de grandes formatos
A dupla colagem é muito importante no assentamento de grandes formatos e lastras, uma vez que é o que garante o total preenchimento da parte detrás das peças com argamassa.
Assim, se garante uma boa aderência, sem que se formem bolsas de ar, que podem fazer com que o porcelanato quebre no futuro.
Se a peça não for totalmente preenchida, poderá quebrar caso o decorador, posteriormente, for fazer um furo para colocar um quadro na parede ou se as pessoas caminharem em uma peça colocada no chão, por exemplo.
Também se recomenda que a argamassa seja batida no batedor elétrico e descanse por 10 minutos, para se observar as reações químicas que ocorrerão. Isso é relevante, tendo em vista que variações podem ocorrer, de acordo com o clima de cada região.
O desempenho da argamassa em grandes formatos
Quando falamos em desempenho da argamassa, estamos nos referindo a quanto ela tem de aderência e flexibilidade. É fundamental saber que esse preparo não leva apenas areia e cimento, mas sim aditivos químicos, por isso é preciso estar atento às composições.
A argamassa escolhida precisa ser de qualidade e adequada para cada projeto. Caso contrário, se não tiver flexibilidade, as placas correm o risco de trincar ou sofrer danos com o passar do tempo.
Ainda sobre o desempenho da argamassa, depois da aplicação do produto na parte traseira das peças de grandes formatos e lastras, é preciso esperar por cerca de 30 minutos.
Ao escolher a argamassa para grandes formatos, deve-se ser muito criterioso. Lembre-se que colar é algo que todas as marcas fazem, mas é necessário pensar no futuro, por quanto tempo o revestimento permanecerá colado.
As argamassas da Portobello, por exemplo, são pensadas e desenvolvidas com uma tecnologia que garante uma boa aderência em longo prazo. Assim, não se corre o risco de as placas caírem com o tempo, por exemplo.
Algumas de nossas argamassas contam com uma tecnologia que possibilita a adição de mais água. Assim, se garante mais fluidez e facilidade no arraste, algo fundamental para quando se está trabalhando com peças de grandes formatos.
Argamassa com tratamento contra umidade
Atualmente, já existe no mercado a argamassa com tratamento contra umidade. Na linha da Portobello, inclusive, há dois tipos de produtos com essa característica, a Clássica e a Múltipla +.
Esses produtos têm uma tecnologia que auxilia o assentamento em áreas mais úmidas, como banheiros e cozinhas.
Rejunte para grandes formatos
A escolha do rejunte para lastras e grandes formatos varia muito, de acordo com o ambiente em que a peça é aplicada. Todos têm resistência, mas alguns são ainda mais reforçados, como o acrílico e o epóxi.
O epóxi, por exemplo, tem ação bactericida e é mais interessante para ambientes que necessitam ter mais assepsia como hospitais e clínicas médicas. Esse tipo de rejunte também é obrigatório quando estamos falando de piscinas e saunas, já que o cimentício, com o tempo, começa a soltar com a água.
Revestimento de paredes cruas com grandes formatos
Os porcelanatos em grandes formatos e lastras podem ser utilizados para revestir paredes cruas, ou seja, sem tinta, gesso, massa corrida ou nada aplicado.
Dependendo do caso, também é necessário estruturar melhor a parede. Em geral, os grandes formatos podem ser instalados em qualquer local.
Cuidados especiais para escolha de revestimentos em ambientes com maresia
Em praias e regiões litorâneas, onde há maresia, não há restrição sobre a escolha do revestimento. Porém, é recomendado fazer limpezas mais frequentes.
Ao falar com o consultor que está ajudando a escolher os revestimentos, é aconselhável informar que a obra será em região praiana, para evitar problemas. O especificador, portanto, pode ajudar nesse sentido.
Limpeza da base ao tirar os produtos da caixa
Antes de passar a cola em qualquer produto é necessário que a área esteja muito limpa. Por isso, ao tirar as peças de porcelanato da caixa, é preciso sim fazer uma limpeza antes de aplicar a argamassa e fazer o assentamento.
Isso é fundamental para que a poeira e outras sujidades não interfiram na qualidade do assentamento da peça, assim como a aderência na parede.
Cuidados com o arraste
Ao fazer o arraste das peças de grandes formatos e lastras é preciso ter alguns cuidados. Esse sistema é o único que funciona para esse tipo de produto. Vale lembrar que, para isso, não precisa fazer força.
Para romper os cordões é preciso “surfar” na peça, sendo necessário usar as ferramentas adequadas, como as ventosas, que citamos anteriormente.
Instalação artesanal
O assentamento de grandes formatos e lastras é considerado um trabalho artesanal, porém muita tecnologia vem sendo injetada no processo. A argamassa e os revestimentos evoluíram consideravelmente nos últimos anos, por exemplo.
O corte também precisa ser preciso e os recursos utilizados modernos, como as quinas e as ventosas. É uma conciliação entre habilidades e ferramentas.
Preocupações com grandes formatos e lastras Portobello
A Portobello lançou recentemente as lastras, que são peças de porcelanato em grandíssimos formatos. Porém, não foi apenas colocado um novo produto no mercado, há também a preocupação em fornecer aos clientes informações e tecnologias para que o uso seja feito de maneira adequada.
A linha de argamassas exclusiva da Portobello, por exemplo, conta com cinco tipos de produtos, que atendem inúmeras especificações para a instalação de lastras, como assentamento em fachadas, churrasqueiras, piscinas etc.
Instalação e assentamento de lastras
A Lab 88 está lançando um sistema de assentamento de lastras. Assim, o arquiteto terá garantia total da qualidade em suas obras.
A fabricação das lastras no Brasil também será feita, por meio da Portobello. Além disso, será lançada uma argamassa específica para o uso nesse tipo de revestimento.
Esses são alguns dos principais pontos que foram debatidos na live que promovemos sobre assentamento em grandes formatos. Muitas dúvidas foram esclarecidas e esperamos que você tenha aproveitado bem o conteúdo.
Para saber mais, que tal conferir a conversa na íntegra? Para isso, basta acessar o vídeo em nosso IGTV.