19.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

As mais grandiosas obras arquitetônicas mundiais: veja quais são elas!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.02.2020
Criamos uma lista com grandes obras arquitetônicas do mundo, para que você possa se inspirar!
minutos de leitura

Buscar inspiração em grandes obras arquitetônicas é sempre algo muito relevante para os arquitetos. Ao observar projetos que se destacaram pelo mundo, você pode ter insights para o seu trabalho e trazer ideias inovadoras para os seus clientes.

E o que não falta por aí são obras arquitetônicas grandiosas para serem observadas.

Neste artigo, reunimos as principais delas. A ideia é que você possa se inspirar e também se encantar com cada detalhe das edificações que inspirados.

Busan Cinema Center, na Coréia do Sul, impressiona pelo telhado em forma balanço mais longo do mundo (Foto: Evolo)
Busan Cinema Center, na Coréia do Sul, impressiona pelo telhado em forma balanço mais longo do mundo (Foto: Evolo)

5 obras arquitetônicas grandiosas para se inspirar

A seguir, apresentaremos algumas das obras arquitetônicas que consideramos como as mais grandiosas em todo o mundo. Veja quais são elas!

1. Bibliotheca Alexandrina, Egito

A fachada da Bibliotheca de Alexandrina conta com desenhos de caracteres de 120 idiomas (Foto: Moushira)
A fachada da Bibliotheca de Alexandrina conta com desenhos de caracteres de 120 idiomas (Foto: Moushira)

O Egito, por si só, já é referência quando falamos em obras arquitetônicas, tendo em vista que as pirâmides são exemplos de arquitetura e objeto de estudos dos cientistas da área até hoje.

Porém, como se isso não bastasse, a terra da Cleópatra e dos faraós ainda abriga a Bibliotheca de Alexandrina. Inaugurado em 2002, o espaço é inspirado na real Biblioteca de Alexandria, que foi construída no século 3 a.C.

O objetivo da Bibliotheca é cultuar Alexandria como um antigo centro do saber mundial. Isso é representado por uma construção inclinada, que representa o nascer de um segundo Sol. Nas paredes externas do prédio ainda há desenhos de caracteres de 120 idiomas falados no mundo.

A Bibliotheca de Alexandrina tem um salão principal, abrigando mais de 10 mil livros raros e manuscritos antigos. Além disso, há mais quatro bibliotecas integradas, um museu de ciências e um de caligrafia, um planetário, uma sala de exposições e um espaço para realização de congressos e eventos científicos.

2. Lotus Building, China

A flor-de-lótus, que dá formato ao prédio, representa a cultura chinesa (Foto: O Globo)
A flor-de-lótus, que dá formato ao prédio, representa a cultura chinesa (Foto: O Globo)

O distrito de Wujin, na China, é o local onde se localiza o Lotus Building, edifício que tem a sua arquitetura inspirada em uma flor-de-lótus. A planta é um símbolo da cultura chinesa e foi isso que inspirou os seus criadores a desenvolverem um prédio com esse formato.

O Lotus Building fica sobre um lago e é envolto por estruturas metálicas, no formato das pétalas de uma flor-de-lótus. Elas podem ficar abertas e fechadas, de acordo com o momento do dia.

Mosaicos coloridos e azulejos criam um efeito degradê, mesclando o branco com o rosa, dando ainda mais veracidade para o formato da flor. Dentro da edificação há um lustre suspenso, que representa a parte interna da planta.

A representação muito fidedigna a uma flor-de-lótus mostra como a arquitetura pode ser inovadora e ir além do tradicional. Por isso, o Lotus Building é uma das obras arquitetônicas que vale a pena serem observadas.

3 . Instituto Holandês de Imagem e Som, Holanda

O Instituto Holandês de Imagem e Som fica na cidade de Hilversum e abriga arquivos de rádio e TV da Holanda, além de ter um museu com itens relevantes para a cultura pop de todo o mundo.

As imagens coloridas nos vidros representam as informações que recebemos dos meios de comunicação (Foto: Husky)
As imagens coloridas nos vidros representam as informações que recebemos dos meios de comunicação (Foto: Husky)

O prédio tem dez andares, sendo que metade deles fica no subsolo. Ele é todo construído em vidro fundido, utilizando técnicas, como a do murano. Nas peças há estampas em relevo e imagens coloridas, que juntos dão um aspecto incrível à obra.

A ideia é que se forme um efeito de que cada peça de vidro é uma memória, assim com um conjunto de lembranças, se forma o prédio. Tudo faz alusão aos meios de comunicação, como os jornais, a televisão, o cinema e a internet.

A estética exagerada e multicolorida da fachada também é uma crítica social ao excesso de informação que temos acesso hoje em dia. Já na parte interna, o espaço é dividido em diferentes universos, tendo como inspiração a “Divina Comédia”, de Dante.

Sem dúvida, se trata de uma edificação que, se você tiver a oportunidade, vale muito a pena conhecer.

4. Busan Cinema Center, Coréia do Sul

O telhado do Busan Cinema Center é o que mais chama atenção na obra (Foto: Duccio Malagamba)
O telhado do Busan Cinema Center é o que mais chama atenção na obra (Foto: Duccio Malagamba)

O Busan Cinema Center é o local que abriga o Festival Internacional de Cinema de Busan, um dos maiores festivais de cinema da Ásia. Além disso, a edificação também conta com salas de cinema fechadas e ao ar livre, bem como um grande teatro, salas para convenções, restaurantes e escritórios.

A grande sacada é que os espaços interiores e exteriores são mesclados entre si, com a possibilidade de assistir a filmes na parte externa da construção, por exemplo. Porém, a grande beleza da obra está em seu telhado, que recebe o nome de Big Roof.

Ele conta com 85 metros de altura e pesa mais de  6 mil toneladas. Um pilar em forma de cone duplo é o  que dá a sustentação ao telhado, que é superdimensionado, sendo considerado um dos mais longos do mundo.

O telhado ainda tem instalações de luz, que são programadas por designers e artistas gráficos, apresentando projeções animadas, de acordo com a época do ano ou evento que está acontecendo no local.

Se algum dia você for para a Coréia do Sul, vale muito a pena conhecer o Busan Cinema Center, uma das obras arquitetônicas que mais de destacam no mundo.

5. Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil

E, para finalizar essa lista com obras arquitetônicas grandiosas, não podemos deixar de valorizar algo que foi feito aqui, em nosso país. Por isso, citamos o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), projetado pelo grande Oscar Niemeyer.

Niemeyer se inspirou na flor-de-lótus para criar o MAC (Foto: Wikipedia.org)
Niemeyer se inspirou na flor-de-lótus para criar o MAC (Foto: Wikipedia.org)

A edificação “flutua” na baía de Guanabara e para muitos lembra o formato de um cálice ou disco voador. Porém, em entrevistas, Niemeyer afirmou que se inspirou na flor-de-lótus para a composição da obra.

O prédio é redondo e tem muitas curvas, característica das obras de Niemeyer, como podemos ver na Igrejinha da Pampulha e outros de seus projetos. Na entrada do museu há uma grande rampa vermelha, que convida os visitantes a entrarem.

Apesar de ser uma edificação bastante robusta, ao visualizar essa grande obra de Niemeyer, temos uma sensação de leveza. Trata-se de um local que os arquitetos podem visitar e tirar muitas inspirações.

Gostou da nossa lista com algumas das mais grandiosas obras arquitetônicas mundiais? É bem provável que bons insights tenham surgido no decorrer desta leitura, não é mesmo?

Continue vendo grandes obras em nosso artigo que reúne lugares incríveis de São Paulo!

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

As mais grandiosas obras arquitetônicas mund...

As mais grandiosas obras arquitetônicas mundiais: veja quais são elas!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanto encinamento os egipsios nos deixaram, quanto rico e cada parte do planeta para a humanidade e tudo que se foi criado era bom , otima materia

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies