Trazer a natureza para perto é uma tendência de arquitetura e décor chamada de Urban Jungle. E uma das maneiras de fazer isso é cultivar uma árvore dentro de casa.
As diferentes espécies não só contribuem para a decoração do lar, como são capazes de aumentar a sensação de bem-estar.
Essa também pode ser uma ação sustentável. Isso porque, além do plantio, é possível manter árvores já existentes no terreno, preservando a biodiversidade da região.
No entanto, apesar de parecer simples, ter uma árvore dentro de casa requer alguns cuidados especiais para que o vegetal se mantenha saudável e bonito.
Entenda melhor nas linhas a seguir!
Quais são as vantagens de ter uma árvore dentro de casa?
O visual é um dos grandes motivos para ter uma árvore dentro de casa. Entretanto, há diversos outros benefícios.
Ela melhora a qualidade do ar, pois o “limpa” e o torna mais úmido. Dessa forma, contribui para a prevenção de problemas respiratórios, como alergias.
Além disso, aumenta a sensação de relaxamento ao proporcionar contato com a natureza, mesmo em centros urbanos. Sem falar que pode atrair pássaros, que levam vida para dentro de casa.
Como ter uma árvore dentro de casa?
Se você quer ter uma árvore dentro de casa, não pode deixar de conferir as dicas que listamos na sequência.
1. Fale com um profissional
Para ter uma árvore dentro de casa, o ideal é contar com a ajuda de um especialista. Ele vai avaliar as condições da espécie ou indicar as que são ideais para manter em ambiente fechado.
Além disso, pode orientar você sobre a melhor maneira de plantar. Quem opta por sementes, por exemplo, precisa esperar para contar com um vegetal desse tipo.
Já as plantas enxertadas crescem rapidamente, conferindo um visual verde e bonito em pouco tempo.
2. Escolha a árvore ideal para ter dentro de casa
Algumas questões precisam ser avaliadas ao escolher uma árvore para cultivar dentro de casa. Tamanho, profundidade da raiz e necessidade de luz e água estão entre elas.
Também é importante observar se o ambiente comporta uma árvore plantada. Caso não seja possível, uma ideia é manter a espécie em vasos grandes.
Nesse sentido, uma das principais escolhas são as árvores frutíferas. Isso porque, além do charme dos seus frutos, eles são comestíveis, contribuindo para uma alimentação mais saudável.
Abaixo, listamos algumas espécies para ter em casa:
- árvore branca de ave-do-paraíso;
- árvore-da-felicidade;
- laranjinha kinkan;
- fícus argentino;
- jabuticabeira;
- palmeira-real;
- ipê-amarelo;
- pitangueira;
- romãzeira;
- goiabeira;
- laranjeira;
- limoeiro;
- amoeira;
- dracena.
3. Tome alguns cuidados antes de plantar a espécie
Caso a espécie não faça parte do terreno, os cuidados para ter uma árvore dentro de casa começam antes mesmo dela ser plantada.
Por exemplo, na hora de escolher, evite as que estejam florescendo ou floradas.
Além disso, quando for retirar da embalagem, tenha cuidado para preservar a raiz, que fica protegida pelo torrão.
Caso o plantio seja em um vaso, use uma manta no fundo, para conter a terra ao regar. Outros cuidados também podem ser adotados, como uma camada de argila e outra manta, tornando o solo perfeito para receber a muda.
Vale lembrar ainda que você precisa plantar a árvore em um local que tenha espaço compatível com a espécie. Não importa se vai ser no chão ou em um vaso.
Inclusive, o vaso é interessante porque ajuda a delimitar o tamanho do vegetal dentro de casa. Porém, não deve ser muito pequeno.
Também é preciso se atentar à resistência do material. Assim, você garante que vai durar muitos anos, sem necessitar trocar a árvore de local.
Um alerta importante para quem tem animais de estimação em casa: antes de escolher a espécie, pesquise para saber se ela pode ser tóxica para os bichinhos.
4. Fique de olho nos cuidados depois que a árvore estiver dentro de casa
Quando a sua árvore já fizer parte da decoração, você precisa tomar outros cuidados para que ela permaneça bonita. Entre eles:
- adubar a terra para manter a espécie saudável. Geralmente, de três a quatro vezes no ano é suficiente;
- cuidar para que a árvore esteja em um local iluminado, com luz solar pelo menos três horas por dia;
- regar, respeitando a frequência e a quantidade de água ideal para a espécie;
- podar para tirar folhas e galhos secos, mantendo a boa aparência;
- prevenir pragas e doenças.
Como decorar com árvore dentro de casa?
Seguindo os conceitos da arquitetura verde, muitos arquitetos optam por conservar árvores presentes no terreno, projetando a construção no entorno delas.
No entanto, como já mencionamos, também existe a possibilidade de ter um jardim de inverno ou mesmo vasos.
A seguir, confira alguns projetos para se inspirar.
Espaço arejado é ideal para ter árvore dentro de casa
Para cultivar uma árvore em casa, é fundamental garantir boas condições para que a espécie sobreviva e se desenvolva.
Nesse sentido, uma dica é colocá-la em áreas bem iluminadas, como perto de janelas. Varandas e terraços também são locais interessantes.
No projeto em destaque, as aberturas do telhado são estratégicas, pois permitem que a árvore continue a crescer.
Tronco à mostra dá charme à decoração
Outra ideia para manter o contato da árvore com a luz solar é fazer recortes na construção. Nesse caso, o tronco é a parte que fica à mostra no ambiente.
Para incrementar a decoração, é possível incluir outras espécies, formando um pequeno jardim ao redor do vegetal.
Essa é uma ideia que, além de bonita, ainda é sustentável. Afinal, preserva as árvores que já estavam ali antes da construção, ajudando a amenizar o impacto do crescimento urbano na natureza.
Jardim de inverno é opção sofisticada para ter árvore dentro de casa
Em projetos mais elaborados, uma ideia interessante para ter árvores dentro de casa é o jardim de inverno.
O legal é que ele proporciona um visual charmoso e gera o bem-estar do contato com a natureza, mas de certa forma isola a vegetação, o que ajuda a manter a limpeza.
Vasos são opções democráticas
Por fim, para quem não tem espaço suficiente para plantar uma árvore dentro de casa, os vasos são as melhores opções. É possível ter um ou mais recipientes, que formem até mesmo uma espécie de jardim.
Contudo, também dá para manter vasos isolados com as plantas que combinarem com o seu décor e com o clima da sua região.
Além de ter uma árvore dentro de casa, há outras maneiras de tornar os ambientes acolhedores. Confira dicas para uma decoração de sala aconchegante!
Foto de destaque: Árvore dentro de casa leva aconchego ao aproximar moradores da natureza (Projeto: Daniele Franco / Foto: Felipe Araújo)