Arquitetura futurista: conheça o novo centro cultural e artístico da China
Se você é do tipo que gosta das tendências da arquitetura futurista e busca sempre inspirações nessas obras para os seus projetos, vai adorar conhecer o novo centro cultural e artístico da China.
Estamos falando do Changsha Meixihu International Culture and Art Centre, localizado em Changsha, capital da província chinesa de Hunanm. Desenvolvida pelo escritório Zaha Hadid, a obra faz parte de uma reestruturação na cidade, que iniciou em 2012, visando torná-la mais relevante para o turismo e a economia local.
A seguir, mostraremos mais detalhes desse centro cultural e artístico, que utiliza elementos inovadores da arquitetura futurista. Acompanhe!
Arquitetura futurista: os principais ambientes do Changsha Meixihu International Culture and Art Centre
Museu de Arte Contemporânea
Localizado nas margens do Lago Meixi, o novo centro cultural e artístico da China abriga um Museu de Arte Contemporânea. Apenas nesse espaço há oito galerias, uma cafeteria, um local para a realização de oficinas e uma loja de presentes.
Os elementos de arquitetura futurista estão presentes em todo o museu, que tem um átrio central interno com três pétalas fluídas em seu redor. Entre as estruturas há varandas com vista para a paisagem externa e também para os espaços da galeria.
Na parte externa do museu há uma praça, que é utilizada para exposições de esculturas e eventos ao ar livre.
Teatro
A arquitetura futurista também pode ser vista no teatro do centro cultural, que tem capacidade para receber 500 pessoas e é todo trabalhado em madeira.
O salão do teatro tem múltiplos propósitos e pode ser utilizado para a realização de peças teatrais, shows de música, banquetes, coquetéis e desfiles de moda, entre outros eventos.
O teatro tem acesso público e contínuo, sendo ligado a lojas e restaurantes, que ficam nas proximidades. Assim, pessoas que frequentam esses estabelecimentos também podem visitar o novo centro cultural e artístico.
Área central
A área central do Changsha Meixihu International Culture and Art Centre é formada por ondulações brancas, em forma de fita. Essa já é uma característica da arquitetura futurista adotada pelo Zaha Hadid em suas edificações.
Nesse projeto, as ondulações representam as antigas rotas comerciais que passavam por Changsha. Além disso, mostram os caminhos contemporâneos e futuros.
Inclusive, essa representatividade encontra eco com o fato de o novo e moderno metrô de Changsha ser conectado ao centro cultural e artístico. Assim, os visitantes podem usar esse meio de transporte para ir até outros pontos da cidade.
Gostou de conhecer mais sobre a arquitetura futurista de Zaha Hadid no Changsha Meixihu International Culture and Art Centre? Certamente você ficou inspirado, não é mesmo?
Continue tendo bons insights lendo o nosso artigo que fala sobre o Obama Presidential Center, a nova atração de Chicago!