Projetar uma arquitetura efêmera não é apenas desenhar algo temporário. Significa contar uma história, levar adiante um conceito abstrato, criar experiências por meio de aspectos construtivos e comunicação. E os projetos devem ser muito bem-pensados para gerar impacto no pouco de tempo que permanecerão disponíveis.
Alguns exemplos de arquitetura efêmera são: design de stands, vitrines, animações promocionais, pop-up stores, design de exposições ou até mesmo um cenário montado para um desfile de moda. Ou seja, todo e qualquer ambiente projetado para permanecer por um curto período de tempo, independentemente do objetivo: expor obras de um artista, vender um produto de edição limitada ou promover uma marca.
Ainda não está muito claro? Veja nossos exemplos abaixo!
Dior – Spring Summer 2018
Para acompanhar o desfile de primavera/verão 2018, a Dior criou um cenário espetacular. O desfile teve como inspiração os contos de fada, ambientes onde se encontram tesouros, dragões, magos e princesas.
Assim, no meio do jardim do Museu Rodin, em Paris, foi arquitetada uma gruta com o interior coberto por pedaços de espelhos, formando um mosaico de reflexos. Pessoalmente, achei um pouco inspirado em Gaudí (para saber mais sobre ele e suas obras, acesse a matéria Os mistérios da arquitetura de Gaudí em Barcelona).
Leonardiana
Um projeto que combina história, arte e arquitetura antiga com tecnologias multimídia e estruturas simples. Esta é uma exposição localizada no Castelo de Vigevano, na Itália, com parte de seu interior dedicado a Leonardo da Vinci.
A exposição principal, chamada "Leonardiana", foi projetada pelo estúdio italiano Migliore+Servetto Architects, que usou sistemas multimídia e iluminação avançada, criando storytelling por meio de música, reprodução de sketches, pesquisas científicas e sistemas interativos.
Um cenário expõe a mescla entre a arte original e a réplica narrativa em multimídia.
Microsoft Home
Especialista em design de stands, o estúdio Mauk Design projetou para a empresa Microsoft um espaço a fim de demonstrar a variedade de tecnologias que contribuem para a integração eletrônica de uma casa.
O conceito simples, porém muito bem-elaborado, foi literalmente mostrar todo esse sistema dentro de uma casa. E, para o projeto se tornar mais interessante e menos clichê, o designer escolheu códigos de uma casa (como cercado, telhado, porta), expondo-os de uma forma desconstruída e com um toque de humor.
Hermès Souffle
Uma simples vitrine com apenas dois elementos: o produto e um vídeo. Porém, muito mais que uma simples disposição, essa instalação de Tokujin Yoshioka, especialmente criada para esse lançamento da Hermès, foi além do esperado. O vídeo cria uma falsa interação com o lenço, causando movimento dentro da vitrine.
COS pop-up store
Apenas durante o Design Week de Milão, a marca de roupas Sueca COS abriu uma pop-up store projetada pelo estúdio francês Bonsoir Paris. Com o mesmo conceito da marca, o espaço foi desenhado com um “look&feel” simples, funcional e minimalista.
Módulos de encaixes e tubos formavam os expositores no meio de um espaço vazio e sóbrio, dando ênfase apenas às peças de roupas.
Conceitos abstratos, elementos gráficos, instalações multimídia, cenários e decorações geram conteúdo para que a arquitetura efêmera se torne algo que as pessoas possam contemplar e experimentar. São projetos de um nível criativo alto que, por um curto espaço de tempo, têm que causar impacto para que você os guarde sempre em sua memória