Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes, já é mais do que famosa em todo o mundo, especialmente por seus luxuosos projetos de construção, como a cidade climatizada que pretende construir no meio do deserto e o edifício mais alto do mundo, o "Burj-Khalifa".
Mas não é só pela construção de prédios que atravessam as nuvens que a cidade chama atenção — o Aeroporto Internacional de Dubai possui uma das arquiteturas mais impressionantes do mundo.
Ficou curioso? Conheça os detalhes desse projeto de construção gigantesco!
Projetos de construção: o Aeroporto Internacional de Dubai
O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) é o 3° mais movimentado do mundo, com mais de 89 milhões de passageiros somente em 2018.
Os saguões do aeroporto se assemelham a um casulo gigante. Os edifícios de aproximadamente 900 m de comprimento, 9 m de largura e até 30 m de altura são notáveis devido à sua forma geométrica incomum, com um telhado curvado em todas as três dimensões.
Além dos saguões, o conceito do Terminal 3, o mais novo do DXB, foi bastante revolucionário. A área disponível, a rede viária de acesso e a infraestrutura aeronáutica associada para a construção do novo terminal eram insuficientes.
Para resolver o problema, a proposta do projeto consistia na construção de um terminal subterrâneo, acessível por uma estrada que passaria por baixo de um grande toldo semicircular.
Os terminais do aeroporto, pistas de taxiamento e torre de controle foram construídos acima dessas instalações para lidar com as restrições de espaço. Por isso, os materiais de construção foram concebidos de forma a absorver facilmente o impacto e a carga de vibração causados pelas aeronaves acima.
Outro edifício que impressiona é o Saguão A do Terminal 3, inaugurado em 2013, construído para acomodar aeronaves de fuselagem larga. Esse terminal, usado pela Emirates, é o maior edifício aeroportuário do mundo, com uma área útil de 1.500.000 m².
Engenharia misturada à arquitetura: funcionalidade no DXB
Os engenheiros da ADPI combinaram tecnologia e arquitetura para projetar e instalar todos os sistemas funcionais e operacionais — desde o acesso ao aeroporto até o acesso à aeronave — de forma única, para otimizar os procedimentos e necessidades do DXB.
As esteiras de bagagem têm mais de 90 km de extensão e são capazes de manusear 12.000 peças de bagagem por hora. Para chegar a esse resultado, a ADPI realizou um estudo de engenharia de valor para tornar o projeto mais eficiente a um custo menor.
A arquitetura complexa dos saguões com telhado curvo exigiu um design inovador. Devido à estrutura incomum do edifício, 120.000 peças de telhas tiveram que ser projetadas e fabricadas na Suíça para instalação em 60.000 posições diferentes.
Cada telha foi aplicada com um revestimento em pó de alto desempenho. Dessa forma, o telhado não é apenas excelente em termos de resistência, mas também possui uma superfície perfeitamente lisa.
Com 252 balcões de check-in, mais de 8.000 m² distribuídos por lojas, instalações de relaxamento e entretenimento, e um estacionamento para 1.870 veículos, o terminal é certamente um dos maiores projetos de construção do mundo.
Outro gigante se aproxima: o Aeroporto Al Maktoum
A apenas 40 km de distância do Aeroporto Internacional de Dubai, estão em andamento os projetos de construção do novo Aeroporto Internacional Dubai World Central: Al Maktoum, que será ainda maior. A expectativa é que ele seja capaz de acomodar 130 milhões de passageiros por ano e movimentar 12 milhões de toneladas de mercadorias.
Além de impressionantes do ponto de vista estético, esses gigantes são verdadeiras engrenagens financeiras para a economia local. Inspirações para projetos de construção bonitos e funcionais, de qualquer porte.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a arquitetura de dois dos maiores projetos de construção de aeroportos do mundo, aproveite para ver detalhes também do projeto do Harpa Concert Hall, um edifício impressionante na Islândia!