A arquitetura de São Paulo ajuda a contar a história da cidade, que em 25 de janeiro de 2020 celebra os seus 466 anos!
Conhecido como a “terra da garoa”, o maior município da América Latina é fonte de inspiração inesgotável para os arquitetos, que podem se fascinar com os diversos estilos encontrados em suas ruas.
Veja grandes inspirações na arquitetura de São Paulo
Todas as movimentações da sociedade paulistana encontram eco na arquitetura de São Paulo. Desde a época colonial até os dias atuais, muita coisa mudou e é possível acompanhar essa evolução.
São Paulo também é uma cidade que recebe muitos imigrantes de outros estados e países. Assim, formando uma miscelânea de culturas, que reflete em sua arquitetura.
Para comemorar o aniversário da cidade, listamos os seus principais pontos, que encantam qualquer fã da arquitetura. Acompanhe!
Parque Ibirapuera
O parque mais famoso de São Paulo tem um conjunto arquitetônico de tirar o fôlego! Projetado por nada mais e nada menos do que Oscar Niemeyer, o complexo abriga o Pavilhão da Bienal, o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Obelisco, o Planetário, entre outras construções.
As linhas curvas, típicas de trabalhos de Niemeyer podem ser vistas em rampas e escadas helicoidais, presentes no local.
Pinacoteca
Projetada por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, a Pinacoteca foi inaugurada em 1905, sendo considerado o complexo cultural mais antigo do Estado de São Paulo.
O estilo do prédio é o neoclássico, baseado no que era tradição no século XIX. Porém, até hoje a Pinacoteca tem uma arquitetura muito significativa. Em 1998, por exemplo, quando uma reforma foi feita no local pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, todos os traços originais foram mantidos.
Catedral da Sé
A Catedral da Sé é uma das figuras mais interessantes da arquitetura de São Paulo, tendo em vista que une dois estilos diferentes. Por fora, ela é neogótico, porém, por dentro, tem cúpulas de origem renascentista.
Ao todo são 54 vitrais e 16 torres para apreciação. Há ainda uma cripta de 7 metros, que fica localizada abaixo do solo.
Edifício Copan
Um dos mais importantes e famosos edifícios de São Paulo é o Copan. Assim como o Ibirapuera, foi projetado por Niemeyer e é considerado o maior prédio residencial da América Latina.
São 35 andares, distribuídos em 115 metros de altura. No térreo, fica localizado o Bar da Dona Onça, um dos mais premiados restaurantes da cidade.
MASP
É impossível falarmos da arquitetura de São Paulo sem citar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o revolucionário projeto de Lina Bo Bardi, que é um dos maiores marcos do século XX.
É impossível falarmos da arquitetura de São Paulo sem citar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o revolucionário projeto de Lina Bo Bardi, que é um dos maiores marcos do século XX.
Inaugurado em 1968, em plena Avenida Paulista, o projeto arquitetônico com base no uso do vidro e colunas de concreto, que deixam o edifício suspenso. Na parte debaixo há um vão livre, utilizado como praça e que serve como palco para muitos artistas de ruas, que realizam ali a sua arte.
A arquitetura de São Paulo é incrível! Além desses citados, muitos outros pontos merecem a sua visita, como a Galeria do Rock, o Theatro Municipal, a Praça das Artes, entre outros.
Que tal já agendar a sua visita para a capital paulista? Leia o nosso artigo com 5 programas para fazer em São Paulo e veja mais opções de lugares para visitar!
--
Foto de destaque: JULIO NERY no Pexels