Arquiteto Ricardo Bofill: 7 principais obras do ícone pós-modernista
O arquiteto espanhol Ricardo Bofill dedicou sua vida e carreira para a arquitetura. Foi uma estrela do pós-modernismo nos anos 1970 e 80, ficando conhecido internacionalmente por seus projetos inusitados, muitas vezes com toques de cores vivas.
Mais de cinquenta anos de experiência projetam o trabalho do arquiteto Ricardo Bofill. Ele morreu aos 82 anos no dia 14 de janeiro, deixando um marco na arquitetura.
Leia também o artigo sobre o escritório de Ricardo Bofill.
Deixamos aqui nossa homengem a ele, fazendo uma recapitulação de seus principais projetos:
WALDEN 7
WALDEN 7 é um conjunto habitacional urbano localizado na região metropolitana de Barcelona, construído em 1975. Foram projetadas três estruturas, porém construída somente uma. O edifício cria vazios no meio da sua face vertical revelando um pátio interno do mesmo.
Varandas e janelas em formatos cônicos se destacam da fachada lisa, criando uma textura para o edifício.
LA MURALLA ROJA
La Muralla Roja é um dos projetos mais icônicos e marcantes da carreira do arquiteto Ricardo Bofill. Sua arquitetura inspirou a estética da famosa série do Netflix "Squid Game" (no Brasil chamada de Round 6).
É um edifício residencial na costa da Espanha, marcando uma silhueta vertical implementado no topo de um penhasco rochoso.
Sua arquitetura se destaca pelas formas geométricas formando um labirinto.
THE PIRAMID
Em 1976, o arquiteto Ricardo Bofill foi chamado pela Société des Autouroutes du Sud-Est de la France para projetar um monumento localizado na divisa da Espanha com a França.
O monumento é em formato de pirâmide, com 100 metros de base e 80 metros de altura. Simboliza e materializa a fraternidade e cooperação internacional entre os países.
SHISEIDO GINZA
O edifício da marca Shiseido no distrito de Ginza, em Tokyo, recebeu o prêmio “Tokyo Architecture Award 2002” pela Tokyo Association of Architectural Firms.
A parede do seu exterior foi revestida com estuco vermelho, ao estilo ocidental.
Em 1997 o governo japonês modificou a lei da altura dos edifícios nesta área a fim de promover a revitalização de áreas comerciais. O Edifício Shiseido foi o primeiro empreendimento da cidade a aproveitar esta lei.
HOTEL W e DESIGUAL HEADQUARTERS
Tanto o famoso Hotel W quanto a sede da empresa de moda Desigual localizados lado a lado na Barceloneta, praia da cidade de Barcelona, foram projetadas por Bofill.
Com vista para o mar, ambos edifícios aproveitam de uma ótima localização na cidade e viraram importantes pontos turísticos.
MOHAMMED VI POLYTECHNIC UNIVERSITY
Como resultado de uma competição internacional em 2011, o projeto de design do campus Mohammed VI Polytechnic University foi designado à Ricardo Bofill.
O projeto fica localizado a 50 milhas ao norte da cidade de Marrakesh e possui 55 hectares.
A planta geométrica proposta pelo arquiteto é definida por ruas estreiras, praças e um eixo central. Dessa forma, estimula a circulação de pedestres, enquanto pátios e jardins reúnem alunes e professores, promovendo o intercâmbio intelectual e social e fortalecendo o senso de comunidade.
Ricardo Bofill foi um arquiteto à frente de seu tempo. Seu estilo pós-modernista aplicado na arquitetura voltou a ser redescoberto por uma nova geração que explora cores vivas e cenários esculturais instagramáveis.
Um trabalho que jamais será esquecido na história da arquitetura.
Foto de destaque: Projeto La Muralla Roja inspirou a estética da famosa série da Netflix de Round 6 (Foto: Cortesia de Ricardo Bofill Taller de Arquitectura)