“Uma arquitetura feliz significa dar prazer às pessoas através do espaço. Atender o íntimo por meio dos sentidos”, declara a arquiteta e designer de interiores Daniele Barros Costa. Ligada às atividades artísticas e corporais desde criança, Daniele conta que seus hobbies eram pintar e participar de todas as atividades da academia de ginástica da mãe. Talvez, por isso, um de seus primeiros projetos como arquiteta foi a ampliação e reforma total do espaço.
Por frequentar as aulas na academia desde os oito anos, ela diz que conhecia cada ambiente, o que acabou sendo um diferencial na execução do projeto. Sabia exatamente qual era a demanda dos alunos e da proprietária. A decoração foi pensada para trazer a sensação do conforto de casa para dentro da academia. Na sala de espera, por exemplo, muitas mães trazem seus filhos para brincar ou fazer tarefa. “Foi o primeiro projeto comercial que fiz com meu namorado, engenheiro, e que exigiu cuidar de todos os passos, desde planejamento financeiro, obra, burocracias na Prefeitura, arquitetura, estrutura, interiores e comunicação visual. Uma experiência incrível”, pontua a arquiteta Daniele.
Daniele atua principalmente em Goiânia e entorno, além de cidades no interior de São Paulo. Ela lembra que no período da escola, além de ser muito capaz nas artes e desenho, era do tipo “nerd” e tinha facilidade com matemática. A mãe, sempre parceira, participava e a apoiava em todos trabalhos. Mas, foi a formação acadêmica do pai que influenciou de fato a escolha pela arquitetura. Agrimensor, na faculdade ele foi essencial para ajudar na produção de maquetes e questões burocráticas de legislação. “Ainda hoje esclareço dúvidas sobre aprovação de projetos na Prefeitura com meu pai, que é fiscal de Posturas de Goiânia”, entrega a profissional.
A arquiteta destaca outro projeto que está em fase de construção, com porcelanato Portobello na fachada. A casa localizada em um condomínio fechado, em Goiânia, tem 285 metros quadrados. As paredes externas foram revestidas com o pequeno formato da Linha Liverpool - Matt Fendi (7X24). E no piso, a versão Araucária Clara 20X120, da Linha Ecollection trouxe aconchego que os clientes buscavam.
Para a arquiteta Daniele, o universo como um todo deve ser inspiração para novos projetos, desde comportamentos que podem ser melhorados ou corrigidos através do ambiente. “Vivemos de sensações e o espaço construído é o meio que trabalhamos e oferecemos às pessoas. Isso me move em cada caso, como o tipo de cliente que estou lidando e onde quero chegar”, reforça.
Conciliar a carreira profissional com a vida pessoal é tarefa fácil para ela, que é especificadora da Portobello Shop Goiânia. Segundo Daniele, ter sucesso é ter sua essência na melhor forma. Perder o prazer é perder a alma. A vida pessoal é, predominantemente, a carreira. Porém, com muita perseverança, espírito indomável, integridade, cortesia e autodomínio. Lições que aprendeu na sua vida de esportista. Adepta ao Taekwondo, a arquiteta é faixa preta e participa de competições estaduais e nacionais. Além da arte marcial, treina musculação e yoga para auxiliar com a flexibilidade e meditação. “São cerca de duas horas diárias de exercício físico, seis vezes por semana. O esporte me auxilia em como encarar as adversidades diárias da profissão, sempre de cabeça erguida. O que me traz muita disciplina e, especialmente, respeito com as pessoas", finaliza Daniele.
Quer histórias bacanas? Acompanhe diariamente o Archtrends e conheça um pouco mais da vida e da carreira de nossos parceiros!