12.11.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquiteta, faixa preta em Taekwondo, alia disciplina do esporte ao trabalho

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.11.2018
A facilidade em cálculos, o prazer pelo desenho e um “empurrãozinho” do pai fizeram Daniele Barros ingressar na faculdade de Arquitetura. Para ela, a profissão pode proporcionar momentos de felicidade e bem-estar às pessoas. O Archtrends traz agora um pouquinho do dia a dia dessa goianiense que teve como seu primeiro desafio a reforma e ampliação da academia de ginástica da mãe.
minutos de leitura

“Uma arquitetura feliz significa dar prazer às pessoas através do espaço. Atender o íntimo por meio dos sentidos”, declara a arquiteta e designer de interiores Daniele Barros Costa. Ligada às atividades artísticas e corporais desde criança, Daniele conta que seus hobbies eram pintar e participar de todas as atividades da academia de ginástica da mãe. Talvez, por isso, um de seus primeiros projetos como arquiteta foi a ampliação e reforma total do espaço.

Por frequentar as aulas na academia desde os oito anos, ela diz que conhecia cada ambiente, o que acabou sendo um diferencial na execução do projeto. Sabia exatamente qual era a demanda dos alunos e da proprietária. A decoração foi pensada para trazer a sensação do conforto de casa para dentro da academia. Na sala de espera, por exemplo, muitas mães trazem seus filhos para brincar ou fazer tarefa. “Foi o primeiro projeto comercial que fiz com meu namorado, engenheiro, e que exigiu cuidar de todos os passos, desde planejamento financeiro, obra, burocracias na Prefeitura, arquitetura, estrutura, interiores e comunicação visual. Uma experiência incrível”, pontua a arquiteta Daniele.

O antes e depois da sala de espera da academia (Foto: arquivo pessoal)
Daniele optou por espaços bem iluminados para proporcionar bem-estar aos alunos (Foto: arquivo pessoal)
Ao lado do namorado, Thiago Ferrari, parceiro também na vida profissional (Foto: arquivo pessoal)

Daniele atua principalmente em Goiânia e entorno, além de cidades no interior de São Paulo. Ela lembra que no período da escola, além de ser muito capaz nas artes e desenho, era do tipo “nerd” e tinha facilidade com matemática. A mãe, sempre parceira, participava e a apoiava em todos trabalhos. Mas, foi a formação acadêmica do pai que influenciou de fato a escolha pela arquitetura. Agrimensor, na faculdade ele foi essencial para ajudar na produção de maquetes e questões burocráticas de legislação. “Ainda hoje esclareço dúvidas sobre aprovação de projetos na Prefeitura com meu pai, que é fiscal de Posturas de Goiânia”, entrega a profissional.

Registro da formatura, ao lado do pai e da mãe, inspirações para a arquiteta (Foto: arquivo pessoal)

A arquiteta destaca outro projeto que está em fase de construção, com porcelanato Portobello na fachada. A casa localizada em um condomínio fechado, em Goiânia, tem 285 metros quadrados. As paredes externas foram revestidas com o pequeno formato da Linha Liverpool - Matt Fendi (7X24). E no piso, a versão Araucária Clara 20X120, da Linha Ecollection trouxe aconchego que os clientes buscavam.

Versão em 3D de seu mais recente trabalho (Imagem: arquivo pessoal)
Destaque para o pé-direito e o porcelanato que reproduz madeira (Imagem: arquivo pessoal)
Jardim e iluminação complementam o belíssimo projeto (Imagem: arquivo pessoal)

Para a arquiteta Daniele, o universo como um todo deve ser inspiração para novos projetos, desde comportamentos que podem ser melhorados ou corrigidos através do ambiente. “Vivemos de sensações e o espaço construído é o meio que trabalhamos e oferecemos às pessoas. Isso me move em cada caso, como o tipo de cliente que estou lidando e onde quero chegar”, reforça.

Conciliar a carreira profissional com a vida pessoal é tarefa fácil para ela, que é especificadora da Portobello Shop Goiânia. Segundo Daniele, ter sucesso é ter sua essência na melhor forma. Perder o prazer é perder a alma. A vida pessoal é, predominantemente, a carreira. Porém, com muita perseverança, espírito indomável, integridade, cortesia e autodomínio. Lições que aprendeu na sua vida de esportista. Adepta ao Taekwondo, a arquiteta é  faixa preta e participa de competições estaduais e nacionais. Além da arte marcial, treina musculação e yoga para auxiliar com a flexibilidade e meditação. “São cerca de duas horas diárias de exercício físico, seis vezes por semana. O esporte me auxilia em como encarar as adversidades diárias da profissão, sempre de cabeça erguida. O que me traz muita disciplina e, especialmente, respeito com as pessoas", finaliza Daniele.

A arquiteta posa seus cachorros, companhias inseparáveis nos momentos de lazer (Foto: arquivo pessoal)

Quer histórias bacanas? Acompanhe diariamente o Archtrends e conheça um pouco mais da vida e da carreira de nossos parceiros!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquiteta, faixa preta em Taekwondo, alia dis...

Arquiteta, faixa preta em Taekwondo, alia disciplina do esporte ao trabalho

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies