Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Arquiteta Angela Meza mostra como aplicar porcelanatos em todos os ambientes

Criar ou transformar uma casa ou apartamento é inspirador e o objetivo final deve ser o de arrancar suspiros dos convidados. O ponto alto do projeto de um apê de 70m², assinado pela arquiteta peruana, mas com nacionalidade brasileira Angela Meza, é a paleta de cores. Localizado no condomínio AlphaGreen, com uma vista linda para a lagoa de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, a aposta foi na aplicação do mesmo porcelanato em todo o apartamento. Para o decór, a profissional investiu no minimalismo com toques de modernidade.

A definição por revestimentos com tonalidade neutra serviu para proporcionar amplitude e unidade entre os ambientes. Além disso, a praticidade e funcionalidade dos produtos foram fatores que influenciaram na decisão. O maior desafio de Angela foi em relação aos espaços pequenos.

A planta original foi modificada para atender às necessidades da jovem nutricionista que preza pela versatilidade. Uma das suítes foi transformada em escritório. A marcenaria personalizada facilita a organização e customização dos cômodos. Cada centímetro é aproveitado!

O revestimento Brasília, na versão Concreto Cinza (20X180cm), foi utilizado para dar fluidez aos ambientes em todo apartamento, exceto no piso da varanda onde foi usado o modelo Ash Tree 20X120cm (Ecollection), que reproduz as tábuas de madeira e funcionou para integrar com a bela vista da natureza.

Decoração com Linha Ecollection, versão Ash Tree 20X120cm em varanda com vista à lagoa de Jacarepaguá (RJ)
Decoração com Linha Ecollection, versão Ash Tree 20X120cm em varanda com vista à lagoa de Jacarepaguá (RJ). Foto: Juliano Colodeti - MCA Estúdio

Hoje, a tecnologia permite instalar o mesmo modelo de revestimento em todos os ambientes, seja na sala, cozinha, quartos, banheiros ou espaços externos, porém com texturas diferentes. Respeitando as normas de segurança e evitando possíveis acidentes, especialmente nas áreas em contato com a água. Características como uniformidade da coloração, alta resistência ao desgaste físico e químico e baixíssima absorção de água, fazem dos porcelanatos excelentes escolhas.

Na sala: revestimento Brasília, na versão Concreto Cinza (20X180cm)
Na sala: revestimento Brasília, na versão Concreto Cinza (20X180cm). Tijuca (RJ). Foto: Juliano Colodeti - MCA Estúdio

As paredes receberem uma técnica de cimentício e a marcenaria que forra uma das paredes aqueceu o ambiente e servem de base para o mobiliário clean. O tom cinza predomina. Tanto o décor quanto os revestimentos foram pensados para traduzir a jovialidade da proprietária sem perder a modernidade e o aconchego que ela queria.

Sala com vista para a Lagoa Jacarepaguá, Barra da Tijuca (RJ). Foto: Fotos: Juliano Colodeti - MCA Estúdio
Sala com vista para a Lagoa Jacarepaguá, Barra da Tijuca (RJ). Foto: Fotos: Juliano Colodeti - MCA Estúdio

O espelho foi usado como elemento para dar a sensação de mais amplitude. A sala e o corredor ganharam um trilho único com spots direcionáveis dando um toque moderno e evitando rebaixo de teto e por consequência a diminuição da altura do pé direito.

No quarto, mais porcelanato da linha Brasília (Portobello) Foto: Juliano Colodeti - MCA Estúdio
No quarto, mais porcelanato da linha Brasília (Portobello) Foto: Juliano Colodeti - MCA Estúdio
Na cozinha, o porcelanato da Linha Brasília também se destaca e deixa apartamente com unidade visual. Foto: Juliano Colodeti - MCA Estúdio
Na cozinha, o porcelanato da Linha Brasília também se destaca e deixa apartamento com unidade visual. Foto: Juliano Colodeti - MCA Estúdio
Mais porcelanatos da Portobello dão tom minimalista em banheiro.

Viagens como inspiração

Arquiteta Angela Meza. Foto: divulgação
Arquiteta Angela Meza. Foto: divulgação

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e Pós Graduada em Interiores pela Universidade Politécnica de Catalunya, em Barcelona – Espanha, a profissional aprecia o estilo minimalista e contemporâneo. No entanto, ressalta, que em relação aos clientes, segue a linha que melhor agrade, adicionando elementos que aliam funcionalidade, praticidade de manutenção e sustentabilidade.

Emocionada, a profissional conta como despertou seu interesse pela arquitetura. “Meus pais saíram do Peru quando eu tinha apenas três anos de idade e fomos morar em Michigan, nos Estados Unidos. Sempre viajávamos pelo país no verão e a arquitetura das cidades que conhecia, me chamavam a atenção”, lembra.

E as viagens, continuam sendo sua fonte de inspiração.  Para Angela, cada cultura tem seu desafio, seja pela localização ou tendência. “É essencial poder ver, misturar e dar a minha própria interpretação em algum detalhe ou agregar a um conceito de algum projeto que estou realizando”, completa.

Há 15 anos no mercado, Angela Meza é especificadora da PB Shop Barra – CasaShopping. Confira outros projetos da profissional no perfil aqui do Archtrends e inspire-se!

 

Sair da versão mobile