Arcos na decoração: estruturas curvas são tendências em projetos
Os arcos na decoração são elementos tradicionais, usados originalmente pela arquitetura clássica com propósito estrutural.
Com o passar do tempo, a elegância da forma fez com que eles continuassem presentes nas construções, sobretudo por motivos estéticos.
Hoje, não faltam exemplos na arquitetura e no design de interiores que tenham os arcos como referência visual.
Para quem gosta ou tem interesse em explorar essa tendência, vamos contar um pouco da história dos arcos e o que você precisa saber para usá-los em seus projetos.
Vem com a gente!
Qual é a origem da decoração com arcos?
Quando dizemos que os arcos são elementos muito antigos, não é exagero. Isso porque eles são usados desde a Antiguidade para dar suporte à carga das construções.
Mas passaram a ser utilizados em larga escala pelos romanos.
Por meio dos arcos, eles conseguiram erguer edifícios monumentais, com vãos enormes. O arco de volta perfeita sobre pilares se tornou uma das marcas da arquitetura romana.
Conforme os estilos arquitetônicos foram se transformando, essas formas também passaram a ganhar outras tipologias.
Na arquitetura gótica, por exemplo, o arco de volta perfeita foi substituído pelo quebrado. Embora seja mais difícil de projetar, esse formato contribui para a distribuição de forças.
Já na arquitetura islâmica, os arcos sempre tiveram um forte apelo decorativo. O destaque vai para o arco de ferradura, além dos lóbulos rendilhados, que destacam o visual.
Seja qual for o estilo arquitetônico, eles eram usados, principalmente, como vão de passagem, portas e janelas.
Também foram — e ainda são — bastante aplicados em grandes obras, especialmente em pontes, viadutos e aquedutos.
Apesar de hoje existirem outros meios de suporte para as construções, os arcos continuam a ser uma referência visual importante na arquitetura e no design.
Por que usar arcos na decoração?
A maior presença dos arcos na decoração está associada a uma tendência crescente: o uso de formas orgânicas nos projetos contemporâneos.
É uma trend que tem a ver com a busca por conexão com a natureza e por uma estética que proporcione bem-estar.
Assim como a decoração com arcos, as paredes curvas são exemplos de como trazer mais fluidez e acolhimento para os ambientes.
Ao deixar um pouco de lado as linhas retas, o design orgânico permite criar formas diversas, novas composições e visuais inusitados para projetos de diversos estilos.
Os arcos são, portanto, formatos atemporais cada vez mais usados não apenas para embelezar, como também para garantir uma atmosfera aconchegante.
Acima de tudo, a decoração com arcos é uma maneira de fugir do comum e compor ambientes autênticos.
Leia também
- Inteligência artificial e arquitetura: transformações e ferramentas
- Avant-garde: como esse gênero de arte se manifesta na arquitetura?
Como usar os arcos na decoração?
Veja, a seguir, algumas das possibilidades de decoração com arcos que você pode adotá-los nos seus projetos.
Use os arcos de forma estrutural
Umas das maneiras tradicionais de uso dos arcos é como elemento estrutural, demarcando os ambientes e servindo como passagem.
Mas saiba que, como no projeto acima, eles podem ter um ar moderno.
O segredo está em escolher com cuidado as demais formas, além de materiais, cores e objetos decorativos, pensando no efeito que se pretende produzir.
Explore toda a imponência dos arcos
Ao longo da história, os arcos foram usados em grandes dimensões para criar edifícios imponentes. E essa característica pode ser explorada ainda hoje.
Sobretudo em ambientes com o pé-direito alto, como no projeto acima, é possível contar com grandes arcos para deixar o espaço mais sofisticado.
Isso não quer dizer que o restante da composição deva ser tão imponente quanto — a não ser que essa seja a intenção.
A imponência dos arcos na decoração pode ser harmonizada com composições simples para se chegar ao equilíbrio estético.
Aproveite as possibilidades dos detalhes
Além das maneiras convencionais, é possível usar os arcos modernos. Por meio de outros elementos, eles podem aparecer de forma discreta e, ao mesmo tempo, criativa.
Os espelhos são ótimos exemplos da presença dos arcos nos detalhes. É um jeito inovador de sair do comum.
Basicamente, você dá outra cara para os ambientes da casa ao trocar as formas geométricas pelas orgânicas.
A escolha da cabeceira da cama costuma gerar dúvidas nas pessoas. Afinal, hoje não faltam opções de materiais.
Uma que faz bastante sucesso é a cabeceira de porcelanato. Além de ocupar menos espaço, ela facilita a limpeza e tem visual único.
Para deixar tudo mais interessante, por que não fazer uma cabeceira em formato de arco? É uma excelente forma de personalizar a decoração do quarto.
Com a azulejaria da linha Athos Bulcão, da Portobello, os arcos simples e triplos criam formas particularmente inusitadas.
O revestimento, portanto, é mais uma maneira de inserir os arcos na decoração por meio de detalhes que fazem toda a diferença.
Essas ideias mostram que o que não faltam são jeitos criativos de utilizar os arcos para projetar espaços ainda mais bonitos e, o mais importante, cheios de personalidade.
Deseja criar ambientes únicos? Descubra como usar a autenticidade para compor projetos personalizados!