Não é de hoje que os arcos têm uma relação amorosa com a arquitetura de grandes edifícios e interiores. Durante milhares de anos formaram estrutura base de muitas construções, catedrais góticas e pontes medievais.
Os arcos foram uma das maiores contribuições da arquitetura e engenharia romana, sendo uma das formas mais influentes na civilização ocidental. Ele funciona através de um sistema de distribuição de cargas, permitindo aguentar maior peso e consequentemente maior vãos. Também possibilitou outros arranjos estéticos como abóbadas, cilindros e cúpulas.
Com o passar do tempo, novas tecnologias e formas de construções foram inventadas inovando os setores da arquitetura e engenharia no quesito estrutural dos edifícios. Porém sua aparência continua no inconsciente de todos nós e seduzem por sua forma elegante e descomplicada. Atualmente, arquitetos e designers vêm resgatando os arcos para dentro do design de interiores com novos olhares e pitadas de criatividade, principalmente dentro de projetos comerciais.
Selecionamos alguns dos melhores exemplos:
Joalheria Sauer - São Paulo
Projetada pelo Estúdio Tupi, a joalheria Sauer no shopping Iguatemi, em São Paulo, possui uma entrada marcante com pequenas vitrines em formato de arcos. As vitrines dão destaque às joias expostas e também chamam atenção desde longe por suas formas elegantes enquadrando os produtos.
Aleyolé - Barcelona
A loja de joias Aleyolé em Barcelona também usa os arcos como expositor de produtos, organizando as prateleiras dando um toque mais feminino ao espaço.
La Chambre - Paris
Na loja de colchões La Chambre, no bairro Saint Germain, os arcos azuis viram expositores de produtos, organizando o visual merchandising, criando dinamismo para um espaço que é super-horizontal e dando contraste à gama monocromática dos produtos da loja.
Conheça melhores detalhes desse projeto aqui.
Carol Bassi - São Paulo
Para a entrada da loja Carol Bassi, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, os arquitetos da Passarelli Arquitetura também optaram por grandes arcos que enquadram os manequins, expondo as roupas da marca.
Espai Mietis - Barcelona
Já na loja Espai Mietis, localizada em um dos bairros mais "cools" de Barcelona, o Poblenou, o estúdio Evvo Retail, responsável pelo projeto, optou por usar arcos em várias partes da loja: no túnel de entrada, no grande espelho e na cenografia das paredes.
Você pode conferir mais detalhes do projeto no site da loja.
Ryzi - São Paulo
Os arcos também são usados em pequenos detalhes como portas e janelas. Aqui no projeto da marca de bolsas e acessórios Ryzi, projetada pelo estúdio Pistache Ganache, os designers optaram em usa-los nas portas de acesso tanto do provador quanto do estoque.
Desde detalhes como portas ou pequenas vitrines ou até mesmo sendo foco principal do projeto, expondo produtos e organizando o espaço, os arcos voltam a tomar a cena na arquitetura de interiores de espaços comerciais. E você? Também se inspirou nessa tendência? Manda pra gente ver seu projeto que contém arcos na arquitetura também. Exponha seus projetos aqui no Archtrends!