ARCOmadrid é uma das principais feiras de arte contemporânea no circuito internacional que acontece anualmente na capital da Espanha.
Uma minuciosa seleção de galerias de arte nacionais e internacionais foi feita para oferecer aos visitantes os destaques da arte contemporânea atualmente. Neste 2020 aconteceu a 39ª edição no mês de fevereiro, levando o tema de "It's just a matter of time" (É só uma questão de tempo) -, inspirada nas obras de Félix González-Torre.
A feira contou com 209 galerias de 30 diferentes países da Europa, América e Ásia. Entre eles estão: França, Alemanha, Bélgica, Brasil, Chile, Inglaterra, Estados Unidos, Finlândia, Israel, Eslovênia, Cuba, Suíça etc. Com toda a sua importância, a ARCOmadrid foi inaugurada com a presença da família real espanhola e teve 93 mil visitantes, entre eles, 500 eram colecionadores de arte.
Contando com um extenso portfólio de conteúdo artístico, a feira apoiou-se em 1350 artistas, muitos de renome como: Miró, Roy Lichtenstein, Annie Moris, Ai WeiWei, Carlos Cruz Diez.
Alguns desses artistas ganharam destaque pela feira. Um deles foi Carlos Cruz Diez, artista de origem venezuelana, considerado uma das principais figuras na arte cinética. Haviam obras do artistas por várias galerias pela feira. Uma delas em envidência em uma esquina do corredor do galpão, medindo 2 metros de altura.
Ai WeiWei também ganhou um corner especial todo pintado em azul, com 12 obras, cada uma representando um signo do zodíaco chinês feito com peças de lego, chamada Zodiac.
Nesta edição de 2020 da ARCO, buscou-se estabelecer a comunicação com artistas de diferentes idades e galerias de vários países do mundo, visando a um único interesse: a expressão da arte. Essa seleção diversificada mostra a importância da comunicação entre diferentes visões para construir um mundo baseado no respeito e compreensão, apoiando-se e investindo na arte!
A feira também contou com outros espaços diversificados e atividades complementares, oferecendo outros conteúdos, ampliando a visão dos visitantes sobre a arte contemporânea. Espaços para revistas e livros de artistas foram essenciais para divulgar ainda mais esse olhar sobre a arte contemporânea. Zonas gastronômicas e de descanso foram instaladas pela feira com grandes parceiros como Café Illy e Cervezas Alhambra. Os patrocinadores também obtiveram espaços podendo expressar sua marca focado na feira, como a revista Architectural Digest, que criou "capas de revista em escala real" para as pessoas sentarem e tirarem fotos.
Esse foi o quarto ano consecutivo que se celebrou a ArtsLibris dentro da ARCOmadrid. ArtsLibris é uma Feira Internacional de Livro de Artista e Edição Contemporânea, que ajuda a divulgar a arte e os artistas. E a mesma ofereceu apresentações para aprender sobre tendências e o futuro da edicão de arte.
Para quem gosta de arte contemporânea a ARCOmadrid foi um "refresh" para os olhos. Apresentou artistas e galerias renomadas de uma maneira descontraída e construtiva para a arte. Tanto para colecionadores focados em encontrar sua próxima aquisição, quanto para os simples apreciadores da arte que procuram um entretenimento no seu final de semana. Nós, do Archtrends, aprovamos e recomendamos!