20.03.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Architecture for Dogs: ideia para pets já virou exposição no Japão e no Brasil

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.03.2019
Mostra propõe uma reflexão sobre o lugar dos animais em casa. Conheça o projeto!
minutos de leitura

Formas realmente criativas de integrar a casinha dos pets ao projeto de interiores é a proposta do Architecture for Dogs. Criado pelo designer japonês Kenya Hara, o projeto, que conta hoje com sete exibições pelo mundo, chegou ao Brasil em janeiro e ficará exposto até o dia 7 de abril.

LEIA MAIS: Exercícios de design inclusivo

A ideia surgiu com a proposta de mostrar que os pets têm cada dia mais espaço em nossas casas e como eles podem ser inseridos de formas inovadoras nesse contexto. Entenda essa novidade!

A criação do Architecture for Dogs

Casinha para Bulldog Francês (Foto: reprodução site Forbes Brasil)

O Architecture for Dogs não foi planejado para ser uma exibição. Kenya Hara, também diretor de design da Muji, queria mostrar às pessoas que é fácil inovar na hora de incorporar o lugar dos pets na casa. Para isso, o designer recrutou 12 arquitetos de renome para projetar ambientes arquitetônicos que mudariam a forma como os humanos interagem com seus cães em seus lares.

Cada um dos arquitetos foi designado a trabalhar com uma raça específica e com briefing determinado: Kazuyo Sejima com o Bichon Frisé, Shigeru Ban com o Papillon, Atelier Bow-Wow com o Dachshund, Sou Fujimoto com o Boston Terrier e Kengo Kuma com o Pug, entre outras duplas.

Todos os projetos foram disponibilizados no site da Architecture for Dogs. Os usuários podem fazer o download dos blueprints, personalizá-los e, em seguida, fazer o upload das imagens do novo projeto de volta para o site, para compartilhar sua ideia com a comunidade pet lover.

Conceito por trás da ideia

Casinha para Pug (Foto: reprodução site Architecture for Dogs)

Longe de ser um amante de cães, ao decidir lançar o Architecture for Dogs, Hara estava mais interessado nas maneiras pelas quais o pensamento arquitetônico pode alterar nossas vidas cotidianas. No futuro, ele gostaria de expandir o conceito — talvez para “Architecture for Sleeping” ou “Architecture for Swimming”, por exemplo.

Mais do que apenas casinhas de cachorro, o show lança luz sobre pesquisas interessantes de projetos em escala intermediária envolvendo tanto o espaço (arquitetura) quanto o mobiliário (design).

O projeto já fez tanto sucesso que se tornou uma turnê mundial, com exposições em cidades como Miami, Tóquio, Xangai e agora também em São Paulo.

Architecture for Dogs em São Paulo

Casinha para Papillon (Foto: reprodução site Architecture for Dogs)

O projeto Architecture for Dogs está sendo apresentado pela primeira vez no Brasil em uma exposição na Japan House São Paulo, com curadoria de Hara, organizada pelo North American Imprint Venture Lab.

Para a ocasião, o escritório brasileiro FGMF Arquitetos, o primeiro estúdio latino-americano a participar do inusitado projeto, fez uma nova criação, o The Cocoon, casinha de cachorro especificamente para Yorkshire Terriers.

A coleção Architecture for Dogs inclui trabalhos irreverentes, lúdicos e conceituais desenvolvidos pelos arquitetos e designers internacionais convocados por Hara, para diferentes tipos de cães. Uma verdadeira inspiração!

O escritório FGMF Arquitetos também assina o projeto arquitetônico da Japan House em parceria com o arquiteto Kengo Kuma.

LEIA AINDA: A floresta de Kengo Kuma para Valextra

Casinha para Jack Russel Terrier (Foto: reprodução site Forbes Brasil)

Serviço

Japan House São Paulo
Av. Paulista, 52 – Bela Vista – São Paulo

Até 7 de abril de 2019.

Terça a Sábado das 10h às 20h
Domingos e feriados das 10h às 18h

Quer ver mais ideias sobre como incorporar a casinha do seu pet ao seu projeto de interiores? Conheça a Ooboo Pet Haven, uma casinha especial, feita de couro sintético!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Architecture for Dogs: ideia para pets já vi...

Architecture for Dogs: ideia para pets já virou exposição no Japão e no Brasil

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies