Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Cimento queimado: uma alternativa para projetos modernos

Atemporal, cimento queimado é aposta para ambientes de diferentes estilos (Projeto: Aline Borges Arquitetura / Foto: MakCesar)

Cheio de personalidade, o cimento queimado conquistou espaço na decoração e promete não sair de cena tão cedo.

A antiga técnica voltou a ganhar força com o estilo industrial. Assim, se tornou uma aposta para adicionar um ar rústico e, ao mesmo tempo, contemporâneo.

O cimento queimado funciona em pisos, paredes e bancadas. Atualmente, as versões em porcelanato estão entre as principais opções para quem busca praticidade e durabilidade.

Quer saber mais sobre a técnica? Então, continue a leitura e conheça as possibilidades de aplicação do cimento queimado!

O que é o cimento queimado?

Sala de jantar em estilo industrial, com revestimento cimento queimado na parede e no piso. Mesa com pés em metal e cadeiras de couro
Estilo industrial popularizou o cimento queimado nos últimos anos, tornando efeito um dos preferidos dos ambientes modernos (Projeto: RB4 Studio)

Embora o nome sugira uma técnica envolvendo queima, o cimento queimado demanda apenas a mistura de cimento, areia e água.

O processo resulta em uma argamassa versátil, que pode ser espalhada diretamente na superfície desejada, como se fosse um contrapiso.

O efeito "queimado" é obtido depois que a mistura já foi aplicada e nivelada. É quando joga-se pó de cimento na massa ainda úmida, para conquistar o visual manchado que é a marca registrada da técnica.

Em seguida, com uma desempenadeira, alisa-se essa superfície para obter um nivelamento e garantir que o pó se misture.

Para finalizar, é indicado fazer uma impermeabilização, já que o cimento é um material poroso. Esse processo precisa ser refeito periodicamente — a recomendação geral é a cada cinco anos.

Em razão do baixo custo e da aplicação simples, o cimento queimado sempre foi popular e, comumente, era encontrado em pisos de casas, comércios e até fábricas.

No entanto, o seu apelo rústico conquistou adeptos para projetos de diferentes estilos, dos tradicionais aos contemporâneos.

Como aplicar o cimento queimado?

Varanda de apartamento com cimento queimado na parede. Ela também conta com mesa, cadeiras, lustre e vasos
Cimento queimado pode ser usado em diversas superfícies (Projeto: Cinthia Claro Arquitetura / Foto: Érika Waldmann)

A seguir, detalhamos como é o processo para fazer um piso de cimento queimado, segundo a recomendação de especialistas. Mesmo que a técnica pareça simples, a dica é buscar profissionais, para garantir que seja executada da melhor forma.

Tenha certeza de que a superfície escolhida está devidamente nivelada e limpa, sem vestígios de gorduras, sujeiras ou detritos. Então, siga o passo a passo abaixo:

  1. misture uma medida de cimento para cada quatro de areia. Adicione água até que a argamassa adquira uma consistência cremosa;
  2. se desejar, inclua aditivos, para evitar rachaduras;
  3. aplique a argamassa com uma colher de pedreiro, considerando uma espessura de cerca de 3 cm. Use juntas de dilatação, que são como réguas inseridas no piso ou na parede, para evitar trincas a longo prazo;
  4. com a argamassa fresca, jogue o pó de cimento peneirado. Alise com o auxílio de uma desempenadeira;
  5. umedeça a superfície pelo menos uma vez por dia, até que o cimento queimado seque completamente. Isso previne rachaduras e garante que ele cure por igual;
  6. após alguns dias, lave com água e sabão de coco;
  7. por fim, aplique um selador ou impermeabilizante, para evitar que o cimento queimado absorva água, gorduras ou outras substâncias que afetam a sua vida útil.

Quais cuidados ter com o cimento queimado?

Parede com cimento queimado em sala de TV, estar e jantar, toda em tons de cinza
Cimento queimado costuma demandar manutenção simples (Projeto: Okno Arquitetos / Foto: Fabio Jr. Severo)

O cimento queimado é uma opção que oferece durabilidade — não à toa, é utilizado em ambientes de alto tráfego. E, em geral, exige manutenção simples.

Para mantê-lo limpo, é necessário apenas passar um pano com detergente neutro e água morna. Se for preciso, use uma escova de limpeza suave. Finalize com um pano seco.

É interessante usar vassoura ou aspirador de pó antes de lavá-lo. Só não é indicado utilizar produtos abrasivos, que podem causar riscos e danificar a superfície.

E se o piso manchar? A indicação é passar uma lixa fina, apenas na camada superficial e com calma, para evitar que fique desnivelado.

Se você deseja uma finalização brilhante, use cera semanalmente. A longo prazo, a resina é a opção mais indicada, e deve ser reaplicada a cada três anos.

Leia também:

Quais são as melhores alternativas ao cimento queimado?

Se você gosta do efeito do cimento queimado, mas deseja uma opção ainda mais prática e durável para o dia a dia, há diversas alternativas no mercado que reproduzem o visual. Confira as principais a seguir.

Porcelanato

Sala de estar branca com porcelanato cimento queimado no piso. Poltrona cinza, sofá azul-marinho e, ao fundo, uma parede com ripado em madeira. Uma mulher atravessa o ambiente
Porcelanato cimento queimado deixa os ambientes mais estilosos (Projeto: Brenda Amaral Arquitetura e Interiores)

É uma das melhores alternativas para garantir o efeito cimento queimado — e em todos os ambientes da casa, dependendo do acabamento da superfície.

Por exemplo, é possível usar revestimentos cerâmicos do tipo natural em áreas como o banheiro, onde não é indicado aplicar a técnica original, por ser uma área molhada.

O porcelanato cimento queimado consegue reproduzir fielmente uma ampla variedade de texturas e cores. Sem contar que as peças oferecem alta resistência e baixa manutenção.

Ou seja, esse é um jeito versátil de garantir o visual rústico desejado, e com um produto que oferece muito mais praticidade.

Argamassa

Com o efeito cimento queimado entre as principais tendências de decoração, diversas marcas de materiais de construção passaram a comercializar produtos prontos para o uso.

Em vez de misturar areia e cimento, essa opção exige apenas água e espátula para ser utilizada. Sua aplicação é bem mais simples, ou seja, é ideal para quem adora projetos do tipo "faça você mesmo".

Ela também oferece mais possibilidades: há argamassas em uma variada paleta de cores, dos rosados aos esverdeados.

Pintura

Além da argamassa de cimento queimado, o mercado também investiu em tintas que reproduzem esse visual. Aqui, há uma generosa gama de cores para escolher, o que amplia as possibilidades.

No entanto, vale ficar de olho nas instruções de uso dos fabricantes, que não costumam indicar a aplicação em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.

Porém, pode ser uma boa solução para trazer o efeito cimento queimado a quartos e salas. A técnica original costuma deixar o ambiente muito frio, o que desencoraja a utilização nestes espaços.

Papel de parede

Para quem deseja uma transformação ainda mais rápida e limpa, há o papel de parede que recria a aparência do cimento queimado.

São muitas as alternativas de cores e padrões — disponíveis, inclusive, em versões autoadesivas.

Mas vale a dica: escolha um papel de parede de qualidade, para garantir que o efeito cimento queimado não pareça muito artificial.

Como usar o cimento queimado na decoração?

O cimento queimado oferece muitas possibilidades de uso e harmoniza com projetos dos mais variados estilos. A seguir, listamos algumas ideias para você incluir na decoração da sua casa. Escolha a que mais combina com o seu lar!

Pisos

Cozinha com piso cinza, armários de madeira, bancada com revestimento estampado e eletrodomésticos metalizados
Versátil, piso cimento queimado combina com projetos de diferentes estilos, não apenas o industrial (Projeto: Larissa Garbers / Foto. Fabio Jr. Severo)

Como vimos, o piso de cimento queimado é a aplicação mais comum desse visual. E vem desde o tempo em que a técnica era utilizada apenas em fazendas e fábricas.

Essa é a escolha perfeita para trazer um ar contemporâneo a projetos com pegada clássica, por exemplo. Ou para dar modernidade a espaços comerciais, como lojas e clínicas.

Paredes

Lavabo com piso e parede em cimento queimado. Na parede, há um quadro e um painel ripado. Outros detalhes do ambiente são a cuba esculpa, o espelho e o vaso
Na versão em porcelanato, cimento queimado é uma ótima pedida para deixar banheiros e lavabos mais modernos (Projeto: Larissa Garbers / Foto: Eduardo Macarios)

Já para quem realmente gosta de um toque industrial, a parede cimento queimado é uma excelente pedida.

Ela fica ótima para quebrar a monotonia de um ambiente com tonalidades neutras, por exemplo. E também dá um efeito inesperado em espaços com cores mais delicadas.

Bancadas

Cozinha ampla, com piso de madeira, marcenaria branca e bancada em cimento queimado
Cimento queimado dá um ar moderno a cozinhas e quebra o efeito rústico das madeiras (Projeto: Portobello)

Que tal apostar em uma bancada com cimento queimado para inovar? Fica moderno e combina especialmente com projetos para cozinhas, áreas externas, banheiros e lavabos.

Para quem busca por revestimentos que exigem pouca manutenção, a dica é investir no porcelanato. Além de ter um visual similar, ele se adapta melhor às áreas molhadas.

Fachadas e áreas externas

Área externa com revestimento cimento queimado
Área externa ganha personalidade com revestimento cimento queimado (Projeto: Alexandre Horvarth)

Quem disse que cimento queimado não combina com áreas externas? O projeto acima prova que o porcelanato EXT fica super bem ao adotar o visual dessa técnica.

Já no caso das fachadas, o efeito pode aparecer com argamassas especiais ou tintas específicas, como detalhamos anteriormente.

No entanto, também pode ser obtido por revestimentos específicos para essa finalidade, que oferecem maior durabilidade e trazem personalidade à residência.

Viu como o cimento queimado pode ser uma opção moderna e atemporal para adicionar estilo a diferentes ambientes da sua casa?

Se você está reformando ou construindo, não deixe de conferir as tendências apontadas pelo Pinterest para 2024 para se inspirar!

Foto de destaque: Atemporal, cimento queimado é aposta para ambientes de diferentes estilos (Projeto: Aline Borges Arquitetura / Foto: MakCesar)

Sair da versão mobile