Uma das formas de decorar que mais admiro, é quando quebramos padrões, experimentamos novos formatos, novas possibilidades.
E foi isso que encontrei na reforma e decoração do apartamento do Felipe Giacon e Bruno Niz em São Paulo.
Todo o pensamento foi no convívio e na circulação fácil pelo espaço, por isso a escolha de centralizar a mesa de jantar (também muito usada para jogos e carteados) e retirá-la do local tradicionalmente destinado a ela. Assim, a mesa ganha destaque e celebra os amigos que adoram visitar o casal. E, na antiga copa, eles criaram o home office.
Fazer o escritório perto da janela tem os benefícios da luz natural e a presença das plantas sempre iluminadas, tão importantes para a saúde mental no dia a dia.
O ponto alto da decoração foi a enorme estante horizontal que vai de ponta a ponta no apartamento, alongando ainda mais o espaço e criando um lugar perfeito para expor artes, objetos, plantas, livros e ainda dividir visualmente os ambientes sem criar barreiras. Aliás, muitos móveis aqui (inclusive a estante) são de desenho do Bruno Niz, que é designer de móveis. Ambos os moradores são sócios da ESTUDIO NIZ (@estudioniz).
A cozinha também foi aberta de uma forma diferente: pela lateral e não pela frente da sala. As cores usadas nas paredes foram escuras em todo o apartamento, pois os moradores buscavam o aconchego. Segundo eles, todo o caminho da decor seguiu a base das cores preta e verde.
Na área íntima, recebem luz pelos cobogós vazados e o quarto bem iluminado.
O banheiro segue o clima intimista e ganhou revestimentos da Portobello: Broadway Cement e Ampla Design Mini nas paredes e Brasília Grafite no piso. Repare como eles sempre criam um clima com iluminação, velas e cheirinhos por toda a casa. Um verdadeiro quarto de banhos.
As várias pedras que encontramos na décor têm significados importantes. Segundo me contaram com brilhos nos olhos, cada pedra conta um momento vivido pelos dois. Desde o começo do namoro, viagens, jantares românticos, pedido de casamento e claro... o próprio casamento, que tinha pedras para todos os lados, inclusive a lembrança entregue aos convidados. Não é lindo?
O apartamento antigo tem vista para a Praça Roosevelt no centro da capital paulista, com ampla visão para os prédios e grafites da cidade.
A presença de plantas une todo o apartamento. Desde as árvores da praça lá fora, passando pela sacada, entrando pela jaboticabeira da sala, pelos pendentes, nichos, cantos, seguindo a estante horizontal até o outro lado, no home office.
Esse lar, cheio de amor por todos os lados, mostra como podemos viver em uma verdadeira floresta urbana e ser moderno e contemporâneo ao mesmo tempo.