O Palazzo Pitti em Florença está sendo palco de uma incrível exposição de moda com curadoria de Patricia Lurati. Em visita ao local conferimos tudo de perto para compartilhar com vocês, vem conferir todos os detalhes desse incrível acervo com mais de 100 peças!
Nos últimos meses os corredores do famoso Palazzo Pitti, que pertenceu à família Medici, estava ainda mais luxuoso e sofisticado. Roupas de alta-costura e diversos acessórios tomaram conta de seus corredores. E o mais incrível de tudo? A exposição não é bloqueada por vidros, os detalhes podem ser todos vistos de perto.
Tive a brilhante oportunidade de ir até o local acompanhada da Júlia Tibério — Jornalista de moda e fundadora do Workshop Firenze Fashion. Poder ver de perto uma das instalações mais surpreendentes da alta-costura atrelada ao olhar crítico e minucioso da Ju, foi com certeza uma experiência incrível e enriquecedora.
‘’Alguns dos vestidos foram as últimas assinaturas de Karl Lagerfeld, e ver peças de couture da Chanel é superexclusivo, algo que não vemos nem nas lojas da grife e isso é incrível! "São criações recentes — todas da última década — de estilo contemporâneo, feitas entre 2000 a 2018 e emprestadas pelas mais famosas casas de moda do mundo.’’ - Nos conta Júlia.
O que mais nos encantou durante a visita foram os detalhes das peças, os vestidos e os acessórios estão posicionados como esculturas, os bordados e a riqueza dos materiais remetem às pinturas e às maravilhas do mundo animal, o que torna uma fonte de inspiração para designers, pois é possível criar combinações inesperadas.
A moda sempre nos surpreende e desencadeia a imaginação em um jogo de sugestões. A exposição oferece um acervo surpreendente do que a Alta-Costura tem de melhor, atrelada à natureza de uma maneira divertida e poética, colocando a arte como produto principal.
Como reforça Júlia: ‘’A exposição Animalia nos inspira nas combinações propostas, uma descoberta de formas, cores e materiais que evocam animais comuns ou raros.’’
Junto às peças de alta-costura, exposições emprestadas do Museu de História Natural La Specola, da associação Italiana de Aracnologia e do Museu de Antropologia e Etnografia, trouxeram ainda mais realidade e emoção para o local.
Acima de tudo, a exposição é um profundo convite a refletir sobre as maravilhas do universo, principalmente sobre a fauna e os problemas ambientais que colocam muitas espécies em perigo.
Gostaram da exposição? Foi um prazer presenciar de perto uma arte tão exclusiva inspirada na natureza, fator que influencia o mundo do design como um todo. Deixe seu comentário, teremos o maior prazer em saber a sua opinião!