Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

AESOP inova com atmosfera de design exclusivo em lojas ao redor do mundo

Aesop é uma empresa de cosméticos, uma marca para cuidados com a pele, cabelo e corpo. Foi fundada em 1987 em Melbourne, na Austrália, por um ex-cabeleireiro chamado Dennis Paphitis. Ela conta com artigos de beleza com embalagens de design minimalista e preza a qualidade e a simplicidade dos ingredientes, investindo em tecnologia.

Foge completamente do padrão das marcas convencionais, para as quais o branding e a propaganda voltam seus olhares. As embalagens são simples e padronizadas para todos os itens, focando no que é realmente importante: a qualidade dos produtos que são feitos a partir de ingredientes naturais.

O crescimento e o êxito da marca foram tão grandes que, hoje em dia, ela se tornou global e conta com lojas físicas em diversas partes do mundo: Nova York, Londres, Hong Kong, Paris, Tóquio, Estocolmo e, recentemente, também em São Paulo.

Mas o ponto principal da marca é a experiência de varejo que ela proporciona. Cada loja apresenta um “look & feel” diferente, trazendo um storytelling único para os visitantes e criando uma atmosfera exclusiva para o estabelecimento. Isso quebra o conceito de que as marcas devem sempre ter a mesma identidade para se fixarem na mente dos consumidores.

Além do design distinto, cada uma delas é inspirada na cultura, no entorno e na localização de onde estão implantadas. A empresa de cosméticos contrata diferentes arquitetos do mundo inteiro para atingir um design inovador e com fortes características locais.

Confira aqui algumas delas!

Aesop por Snøhetta – Londres

Situada no bairro de Chelsea, em Londres, essa loja com 108m² é uma das mais recentes inauguradas e foi projetada pelo estúdio de arquitetura norueguês Snøhetta. A coluna no meio do ambiente ganha destaque por seus arcos vermelhos que se expandem pelo teto.

aesop_londres
Detalhe da coluna com arcos na loja de Chelsea, em Londres (Foto: reprodução do site Snøhetta)

Aesop por Einszu33 – Munique

Projetada pelo estúdio de arquitetura, design e comunicação Einszu33 com sede em Munique, essa loja tem o conceito brutalista, fazendo um contraste entre o concreto aparente e os painéis de veludo nas paredes. Os produtos são livremente expostos em prateleiras vazadas com estrutura em bronze.

aesop_munique
Vista principal da loja de Munique (Foto: reprodução do site Einszu33)
aesop_munique_detalhe
Detalhe dos painéis de veludo e uma prateleira embutida para exposição de produtos (Foto: reprodução do site Einszu33)

Aesop por March Studio – Paris

Localizada na famosa rua Saint-Honoré, em Paris, e projetada por March Studio, o foco principal dessa loja é o revestimento feito com diferentes níveis de tábuas de madeira. Ele cria uma textura para a parede e, ao mesmo tempo, prateleiras para expor os cosméticos.

aesop_paris
Detalhe da textura da parede que também expõe produtos na loja em Paris (Foto: reprodução do site March Studio)

Aesop por Dimore Studio – Milão

Com apenas 35m², essa loja foi feita em colaboração com o estúdio italiano Dimore. Ela foi toda coberta por materiais azul-turquesa (tinta e porcelanato), revestindo as paredes e fazendo a exposição dos produtos com uma pegada vintage-industrial.

aesop_milão
Vista principal da loja em Milão (Foto: reprodução do site Dimore)
aesop_milão2
Detalhe da parede de exposição dos produtos (Foto: reprodução do site Dimore)

Aesop por Schemata Architects – Tóquio

Já a loja Aesop no distrito de Ginza em Tóquio, no Japão, foi projetada pelo estúdio de arquitetura japonês Schemata. Mantém totalmente o estado "cru" dos materiais do seu interior: tijolo à vista, concreto aparente e vigas de madeira que fazem os nichos de exposição dos produtos.

Empresa de cosméticos
Vista principal da loja em Ginza, Tóquio (Foto: reprodução do site Retail Design Blog)
Empresa de cosméticos
Detalhe das vigas de madeira e tijolo aparente para expor os produtos (Foto: reprodução do site Retail Design Blog)

Aesop por Fernando e Humberto Campana – São Paulo

Finalmente, a Aesop em São Paulo. Localizada nos Jardins, foi projetada pelos irmãos Campana. Usa principalmente a forte influência dos cobogós da arquitetura brasileira, deixando esse elemento aparente, junto com o concreto, para construir os móveis e paredes do espaço.

Empresa de cosméticos
Entrada da loja Aesop em São Paulo (Foto: reprodução do site Super Future)
Empresa de cosméticos
Detalhe das bancadas feitas com base em cobogós e concreto aparente (Foto: reprodução do site Super Future)

Uma marca nada convencional, a Aesop faz o seu marketing por meio de espaços de design únicos, experiências aromáticas e produtos que misturam ingredientes naturais com ciência e tecnologia. Usa da influência de grandes arquitetos locais para gerar informação e propaganda da marca para os consumidores.

E, por mais que cada loja tenha sua identidade, todas elas formam um conjunto interessante, enfatizando o conceito inovador da marca.

E você, já conhecia a Aesop? Teve a oportunidade de visitar alguma dessas lojas? Deixe seu comentário contando tudo para a gente!

Sair da versão mobile