Tenha o seu próprio mosaico na parede
Ah, se essas paredes falassem... E quem disse que não falam? Elas contam histórias e podem embelezar nosso ambiente. Muito mais que dividir os cômodos, elas são o cenário ideal para mostrar nossa criatividade, que pode aparecer na forma de um mosaico na parede.
Cores, quadros, iluminação, objetos ou plantas, há uma infinidade de itens que também podem ser explorados para dar vida à parede.
Para isso, leia revistas, jornais, navegue na internet, veja o que é tendência nas passarelas. Isso mesmo. Se pretende iniciar uma obra ou quer dar uma renovada na decoração, pesquise muito e veja o que melhor se adequa ao seu ambiente.
Destacamos algumas dicas para você!
Versatilidade
A Portobello apresenta uma variedade de modelos e materiais diferentes para revestir as paredes. São porcelanatos que reproduzem madeira, mármore, pedra, cimento, além das cerâmicas e pastilhas de resina e vidro.
A durabilidade, a resistência e a manutenção das peças são quesitos que garantem presença garantida nesse espaço. Alguns ganham efeitos volumétricos e despertam novas sensações no design.
Móveis e nichos
As peças podem ser aplicadas em lareiras, churrasqueiras, lavabos, paredes da sala ou até mesmo em escadas e muros. Outra sugestão é vestir os móveis e mobiliários. Os nichos ou bancadas ficam bem interessantes quando recebem esse tipo de revestimento.
Iluminação
Invista em uma iluminação, de preferência na parte superior, para garantir um efeito sombreado na parede, destacar o revestimento e deixar o ambiente ainda mais bonito. E para que a aplicação fique de acordo com o projeto e você não tenha surpresas depois, procure contratar uma mão-de-obra especializada.
Linhas especiais para criar mosaicos nas paredes
Linha Azuleja
Democratizar a azulejaria é o conceito da Linha Azuleja. Diversas interpretações traduzidas em peças no formato 15x15 cm, que foram impressas sob o relevo de placas maiores de 30x60 cm, possibilitam o charme dos azulejos de forma mais prática, tanto na aplicação quanto em seu uso no dia a dia. O Gap combina o tradicional revestimento dos metrôs com cores urbanas em relevos planos.
Royal reproduz sobre o branco, toda a preciosidade dos desenhos em alto relevo de metal, técnica utilizada nas porcelanas europeias. Flora estiliza, em tons modernos, desenhos delicados a partir de padrões de jardins ornamentais.
Linha Algarve
Uma viagem ao sul de Portugal traz as cores originais da azulejaria local para formas contemporâneas e surpreende pela sofisticação despojada da Linha Algarve.
Com formato 20x20 cm e pintura levemente desgastada, que faz lembrar aquele jeans "stoned", o azul e branco dos azulejos pode ser composto em mix de desenhos ou com a repetição de um mesmo padrão. O azulejo branco é coringa para intensificar ou suavizar a proposta em murais elegantes, nos mais diversos ambientes.
Linha Bossa
A azulejaria foi protagonista na arquitetura moderna brasileira por possibilitar a integração da arte aos projetos e também valorizar o uso de materiais locais. A partir da década de 50, essa linguagem defendida por Le Corbusier em visitas ao Brasil e adotada pelos arquitetos da época, como Niemeyer, se tornou parte da identidade brasileira.
Bossa é uma versão contemporânea, com desenhos e cores que resgatam a estética da arquitetura moderna - para fazer arte com personalidade e originalidade em projetos atuais.
Linha Quadrante
Azulejaria em branco e azul que faz das formas geométricas um recurso para composições aleatórias ou intencionais na criação de murais artísticos para ambientes contemporâneos e com memória.
A memória é a arquitetura brasileira, com suas obras de arte dispostas em painéis de azulejo. Contemporâneo é traduzir essas referências em formas simples e essenciais. O resultado é uma proposta versátil que pode decorar ou transgredir. Quadrante é a possibilidade de andar na linha ou sair dela, sempre com elegância.
Linha Color Market
Toda inspiração tem uma cor. E criar um Pantone de inspirações é o conceito de Color Market. Cor com essência, com significado, com história e sob medida para o design de interiores. O clássico english brick é a base da cor. Superfície moldada de forma artesanal, que passou pela ação do tempo ao longo dos séculos, transforma-se com a pintura. A cartela Color Market é resultado de um processo coletivo.
A Pantone, maior especialista em cores do mundo, orientou a criação com as tendências em Home & Interiors em um workshop com profissionais de arquitetura e a equipe de design Portobello. O resultado emociona. Cores que se transformaram ao longo do processo criativo. Brancos que ganharam ares polares, verdes que traduziram paisagens e sabores, amarelos com personalidade e atitude.
Linha Geppetto
Geppetto é uma seleção de mosaicos em madeira natural, que traz aconchego para o ambiente através de texturas e relevos contemporâneos. Aplicação autoadesiva, desempenho acústico e beleza compõem a solução ideal para a decoração de interiores.
Linha Reserva
A Linha Reserva apresenta formatos de 30x120 cm na versão Ardennes Forest. Uma reprodução da madeira que pode ser aplicada nas paredes.
ST Barth
Transformar uma parede simples em um espaço chique e despretensioso. A linha de hexágonos ST Barth é um mix de estampas que revela charme e elegância nos detalhes.
Linha Play One
Falando em personalização, a Linha Play One oferece a liberdade necessária para compor diversos cenários. Ela fica perfeita em qualquer lugar, até mesmo na área comercial. Em formato de ”joias”, que remetem aos diamantes de concreto, a coleção é completa.
Coleção Pastilhas
Formas e Cores. Metal, vidro e esmalte. A proposta da Coleção Pastilhas é oferecer formas, materiais e cores atuais para composições sem limites. Pode brilhar tanto sozinho quanto através de um detalhe charmoso em conjunto com outros materiais.
Quer mais dicas e modelos para criar um mosaico na parede perfeito? Acesse o site da Portobello e inspire-se!
Até a próxima!