Arquitetura + interiores = casamento perfeito
É possível, claro, desenvolver um projeto de arquitetura de interiores em uma construção pré-existente. Porém, não raro surgem questões: se essa porta fosse alguns centímetros mais para cá, o espaço seria otimizado; se a janela fosse na outra parede, seria melhor para a marcenaria; vamos derrubar essa parede para integrar e ampliar ambientes etc. Por isso, quando há a oportunidade, é muito vantajoso que o projeto de interiores seja realizado ao mesmo tempo que o projeto de arquitetura, para que a estrutura seja perfeita para os ambientes que serão ali implementados.
Assim trabalham os arquitetos Marco Stella e Beatriz Ribeiro, de Araçatuba, interior de São Paulo. Ele gosta de projetar arquitetura e fazer o acompanhamento de obras, já ela é apaixonada por interiores. Há cinco anos, eles perceberam as vantagens de unir os escritórios, oferecendo o projeto completo, da construção aos detalhes da decoração, para seus clientes residenciais.
Essa junção aconteceu simultaneamente à história de amor de Marco e Bia, que se tornaram um casal. Eles contaram sobre a aproximação durante o Portobello Experience, à convite da Portobello Shop. "Sabe a última pessoa na Terra que você pensa que vai acabar junto? Eu acabei junto", brincou Bia. Os dois se conheceram por meio de um primo de Marco, que trabalhava na loja de móveis planejados da família de Bia.
Por indicação do primo, Marco alugou uma sala na loja, onde montou seu escritório de arquitetura. Na época, Bia era estudante e trabalhava ali com móveis planejados. Quando se formou, ela também abriu seu escritório e passou a compartilhar o espaço com Marco. Após dois anos e meio de convivência e escritórios paralelos, eles se aproximaram e decidiram unir os trabalhos - e a vida.
Romance à parte, profissionalmente a junção dos escritórios fez muito sentido para ambos. "Eu não gosto de fazer interiores. Então às vezes eu pegava só projeto arquitetônico e ela só interiores, mas não é o ideal. Hoje, a gente consegue unir isso. Explicamos para o cliente a importância desses dois projetos serem desenvolvidos juntos", conta Marco. Além disso, eles possuem uma construtora, a BM Construções, então também fazem todo acompanhamento da obra, da fundação até os detalhes da decoração.
Bia é a responsável por especificar os revestimentos e gosta muito dos produtos Portobello. Seus preferidos atuais são a linha Matéria_Prima, design de Oskar Metsavaht, da qual ela já usou todas as cores, e Lombarda Viva, evolução do Pietra Lombarda, que ela também sempre foi fã. Assim, quando a Portobello Shop Araçatuba a convidou para participar da campanha Influencers Black Days, em novembro de 2023, ela topou na hora.
Bia criou um Instagram Reels avisando dos descontos em alguns de seus produtos preferidos. Para sua surpresa, rapidamente o vídeo viralizou, tornando a arquiteta uma influenciadora Portobello Shop, convidada a um Portobello Experience muito especial. "Quando eu vi, já tinha 200 e poucos aviõezinhos, as pessoas estavam compartilhando com os amigos. Realmente, Black Days é uma época que os nossos clientes aproveitam muito, eles veem que vale a pena", conta.
O Instagram é uma importante ferramenta para a dupla de arquitetos. "Todo mundo tem acesso, é muito fácil de publicar e atinge um número grande de pessoas. Tem que ter uma preocupação com a qualidade do conteúdo, claro, mas é algo que se torna natural e a gente vai fazendo no dia a dia. E o cliente consegue ver o que a gente produz", conta Marco.
Eles seguem com perfis separados - apesar da junção um um único escritório, entenderam que mais valia produzir conteúdos diferentes, refletindo a especialidade de cada um. Enquanto Marco posta o dia a dia das obras, Bia compartilha, em suas próprias palavras, "a parte mais bonita, que não é tão cinza". Ela inclusive criou uma websérie, com episódios que vão ao ar toda terça-feira, chamada Arquitetura além dos projetos, em que mostra obras executadas, com soluções e dicas técnicas e de acabamentos.
Além dos perfis individuais no Instagram, após muito pensarem, Bia e Marco decidiram não criar um nome para o escritório e seguem assinando os projetos separadamente. "Entendemos que já temos nomes consolidados na cidade, as pessoas já conhecem a gente dessa forma", explica Marco. Assim, cada vez mais Bia Ribeiro é referência para interiores em Araçatuba e região, enquanto Marco Stella para arquitetura. Siga Bia aqui e Marco aqui, e confira seus projetos com Portobello no perfil no Archtrends.