25.03.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

17 dos melhores livros de arquitetura que todo artista de projetos deveria conhecer

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.03.2019
Para os profissionais da área, ler os melhores livros de arquitetura, além de um prazer, é uma forma de se manter sempre atualizado e preparado para criar projetos inovadores.
minutos de leitura

Todo arquiteto deve saber conciliar conhecimento prático e teórico. Uma coisa não substitui a outra - apenas soma! Por isso, ler bons livros de arquitetura é muito importante para os profissionais que querem, além de adquirir conhecimento, se manter atualizados em seu campo de trabalho. Mas quais seriam as obras literárias que o arquiteto deveria conhecer?

Na verdade, isso vai depender muito da área profissional na qual atua. Mas, certamente, se decidir se especializar em um setor mais específico e complexo, como projeto e cálculo estrutural, será necessária a aquisição de um número maior de bibliografias.

Projeto de home office feito por Edgar Monteiro

Vale a pena usar a internet?

Tem muitas informações que podem ser mais facilmente coletadas na internet. Pessoas que trabalham com design de interiores e comunicação visual, por exemplo, conseguem boas referências em sites de busca e redes sociais, como Pinterest e Instagram.

Mas, na hora de detalhar o projeto, é confortável ter por perto os melhores livros de arquitetura com todas as informações técnicas e explicações sobre os diferentes sistemas construtivos. E é uma forma de ampliar seus horizontes criativos. É importante estar bem informado sobre tudo que a arquitetura já usou e testou com sucesso para executar projetos mais ricos. Isso amplia o repertório de soluções do profissional.

Foi pensando nisso tudo que criamos uma lista com títulos de alguns dos melhores livros de arquitetura. É fundamental que você tome conhecimento dessas obras. Mesmo que não as tenha, é interessante procurar em uma biblioteca para folhear e entender do que elas tratam. Mas, se houver oportunidade, compre-as! E, se possível, monte em casa uma estante ou outro espaço especial para expô-las!

Antes, leia nosso texto sobre “como arrumar os livros em casa”!

Os melhores livros de arquitetura

Livros sobre história e crítica da arquitetura

Comece sua coleção de livros com as obras que podem dar um panorama geral da arquitetura. Denna Jones em Tudo sobre Arquitetura - como o próprio título já indica -, apresenta o desenvolvimento da construção civil desde o período neolítico até os dias atuais. Seu texto aborda a fase da construção das mastabas, das pirâmides, das catedrais, dos arranha-céus e muito mais – e tudo ilustrado.

Livro 'Tudo sobre Arquitetura' (Foto: reprodução site Madeirol)

Dos melhores livros de arquitetura, há os que não apenas contam a história, como também fazem comparações, análises e críticas da arte. Inclusive, algumas leituras obrigatórias para a realização de pós-graduações. É exemplo História da arquitetura moderna, de Benevolo; História Crítica da Arquitetura Moderna, de Frampton; Arte Moderna, de Argan; e Complexidade e Contradição em Arquitetura, de Venturi.

Capas de alguns livros

Agora, se você quiser conhecer a vida e obra de profissionais que mais se destacaram no último século, existe um livro que é ideal para isso. A obra Arquitetura no Século XX, de Peter Gossel e Leushauser, cita nomes importantes do quadro internacional, como Wright e Gaudí. E Arquitetura Contemporânea no Brasil, de Yvez Bruand, foca nos trabalhos racionais de Niemeyer, Artigas, Warchavchik e muitos outros profissionais brasileiros.

Mais algumas capas

Livros sobre como projetar arquitetura

Certamente, na lista dos melhores livros de arquitetura deve estar o Manual do Arquiteto Descalço, de Johan Van Lengen. Também a Arte de Projetar em Arquitetura, Ernst Neufert, e o Dimensionamento Humano para Espaços Interiores, de Julius Panero e Martin Zelnik.  Essas obras apresentam um rico conjunto de informações sobre normas, padrões métricos e prescrições construtivas.

Título 'Tudo sobre a Casa'

Já se você trabalhar com grandes construções arquitetônicas, poderá preferir ter outros dois livros em sua estante. O primeiro deles é Atlas de Detalhes Construtivos, de Peter Beinhauer, que aborda questões complexas sobre instalações de materiais e o surgimento de patologias. E também Sistemas Estruturais, de Heino Engel, que trata das tipologias estruturais por meio de figuras, cálculos matemáticos e gráficos.

Livros sobre como pensar a cidade

Além do projeto de edifícios, você também poderá ter a oportunidade de pensar as cidades e projetar sua paisagem. E, para tais tarefas, dentre os melhores livros de arquitetura, você poderá adquirir quatro para consulta. Novamente, primeiro entenda a história e o desenvolvimento das cidades. Aprenda isso com a Arquitetura da Cidade, de Aldo Rossi, e A Cidade e o Arquiteto, de Benevolo. 

Agora, a obra Urban Sketching, de Thorspecken e Salvaterra, e Urbanismo ecológico, de Doherty e Gareth, são diferentes. Esses dois são os melhores livros para o arquiteto aprender a desenvolver desenhos detalhados de espaços urbanos. Também pensar a cidade como um organismo vivo e propor soluções de arquitetura e design para que elas sejam mais resilientes, ou seja, mais bem preparadas para prosperar.

Gostou das dicas? Que tal deixar sua casa mais confortável para fazer a leitura dos títulos escolhidos? Separamos algumas imagens que podem ajudar a escolher um bom lugar da casa para deixar à mostra seus melhores livros de arquitetura! Veja a seguir!

À direita, projeto de Daiana Lanza e, à esquerda, de Maria Pierdomenico 
Projeto de Matheus Letiere Vieira de Matos
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

17 dos melhores livros de arquitetura que tod...

17 dos melhores livros de arquitetura que todo artista de projetos deveria conhecer

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies