Este ano, a Alemanha celebra o centenário da Bauhaus com o lema "Die Welt neu denken": repensando o mundo. Centenas de eventos já estão acontecendo – não só no país, mas por toda a Europa e pelas Américas – para celebrar o design e o estilo de uma escola que revolucionou o ofício.
Em Copenhagen, O Designmuseum Danmark vai hospedar, até 1º de dezembro de 2019, a exposição temporária “Bauhaus #itsalldesign”, desenvolvida pelo Vitra Design Museum e pelo Bundeskunsthalle - Salão de Artes e Exposições da República Federal da Alemanha.
A exibição assume todos os aspectos de atividades da escola, reafirma sua influência e relevância e deixa claro por que seus métodos, que ajudaram a transformar radicalmente a sociedade no início do século 20, ainda são relevantes hoje em dia. Um século depois de sua fundação, a maioria das academias de design trabalha de acordo com seus princípios educacionais e muitos dos temas que ocupam os designers contemporâneos – como “design thinking”, “social thinking” e “open design” – têm raízes na Bauhaus.
Apesar de ter existido por apenas 14 anos, a Bauhaus foi e é um dos colégios de arte e design mais influentes do mundo. Suas ideias tiveram um impacto muito além da própria instituição, de sua localização e de seu tempo. Uma associação excepcional de talentos, combinada a um campo de experimentação nas artes, design, arquitetura e métodos educacionais gratuitos e aplicados, num momento em que era preciso repensar o mundo e dar uma guinada na história.
Fundada pelo arquiteto londrino Walter Gropius em Weimar, em 1919, com o objetivo de superar a divisão entre o artesão e o artista, a Bauhaus passou a ser uma escola de design na emergente cidade de Dessau, em 1925, tornando-se um instituto de ensino privado em Berlim em 1933.
Depois dessa última mudança, a pressão política dos nazistas e uma redução drástica dos fundos forçaram a Bauhaus a acabar e muitos professores fugiram para o exterior para continuar seu trabalho.
A exposição exibirá obras inéditas de artistas designers e arquitetos importantes – como Marianne Brandt, Marcel Breuer, Lyonel Feininger, Walter Gropius e Wassily Kandinsky – assim como trabalhos de estrelas internacionais de design, como Lorde Norman Foster, Konstantin Grcic, Hella Jongerius e Enzo Mari. Além disso, os visitantes poderão experimentar seus métodos de ensino em uma grande oficina, especialmente criada para o evento, com foco em forma, cor e movimento.
Numa extensão da mostra da Bauhaus, o Designmuseum Danmark também produziu a sua própria apresentação: Bauhaus - Danish Design. Essa mostra enfatizará as semelhanças e diferenças quando duas das correntes internacionais e centrais da história do design se encontram.
“O objetivo da Bauhaus não é um estilo, sistema, dogma, cânone, receita ou moda. Ela viverá enquanto não depender da forma, mas continuará buscando, por trás das mudanças, a fluidez da própria vida.” Walter Gropius